
Depois de um período de mais de dois meses de inatividade, a Liga dos Campeões da Europa, ou Champions League, está de volta. Com os confrontos eletrizantes na sua fase de oitavas-de-final, que começam na terça-feira de carnaval e tem complemento na quarta-feira de cinzas, com os jogos de ida. Confira agora uma análise geral dos jogos, um Raio-X de cada confronto do maior campeonato Interclubes do Mundo.
Lyon x Real Madrid (Ida: 16/02 – Volta: 10/03): Para quem espera um passeio dos galáticos do Real Madrid, acho que verá um jogo mais complicado do que o sugestivo para os merengues. O Lyon, que perdeu a hegemonia da França na última temporada, mesmo assim continua forte, e desbancou nada menos que o Liverpool, time com fama de copeiro, na primeira fase. Disputa o título francês, onde se encontra em quarto lugar. Aposta no brasileiro Michel Bastos, que deverá ir para a Copa do Mundo como o lateral-esquerdo de Dunga, mas joga como meia pelo Lyon, e nos atacantes, o argentino Lisandro Lopez e Miralem Pjanic, com 3 gols na competição.
Já o Real Madrid acabou a fase de grupos em primeiro lugar, quatro pontos a frente do Milan, e disputa ponto a ponto o título espanhol com o Barcelona. Com o português Cristiano Ronaldo (artilheiro até aqui com 6 gols) recuperado de lesão e voltando a mostrar seu grande futebol, com Kaká o servindo e com o goleador Benzema, o Real vai pra cima tentando passar de fase para conseguir seu décimo título na competição
Palpite: Mesmo com o Lyon bem, o Real Madrid passa, mas deve encontrar um pouco de dificuldade. Quem tem Ronaldo e Kaká sabe que pode contar com eles para decidir uma partida.
Milan x Manchester United (Ida: 16/02 – Volta: 10/03): As oitavas-de-final já reservam dois clássicos entre italianos e ingleses. O primeiro deles é este. O Milan terminou a primeira fase em segundo lugar, atrás do Real Madrid e dois pontos a frente do Olympique de Marselha. Está irregular no Calccio, onde ocupa a terceira posição. Aposta em dois brasileiros, na boa fase de Ronaldinho Gaúcho, que, assim como o time, oscila em excelentes jogos e apáticas atuações, e Pato, que, aliás, não sabe se poderá atuar, devido a sua inscrição.
O United se classificou aos trancos e barrancos na fase de grupos, mas ainda assim acabou em primeiro. Vem melhorando o futebol com ótimas atuações pelo Campeonato Inglês, onde está a um ponto do líder Chelsea. Muito por conta da excelente fase de Wayne Rooney, que vem fazendo sua melhor temporada nos últimos anos. O jovem português Nani e os laterais brasileiros, os gêmeos Fábio e Rafael.
Palpite: Pela regularidade nos últimos jogos, aposto no Manchester United. Mas será um jogo complicado para os Red Devills. Se o Gaúcho resolver jogar...
Internazionale x Chelsea (Ida: 24/02 – Volta: 16/03): O segundo confronto entre Itália e Inglaterra promete ainda mais emoção. A Internazionale, que parece soberana no italiano, terminou atrás do atual campeão Barcelona na primeira fase. No Calccio, tem tudo para conseguir o pentacampeonato, lidera com folgas. Muito eficiente na Liga dos Campeões, o goleador Eto’o pode fazer a diferença, contando com a boa fase de seu companheiro de ataque Diego Milito, dos meias Stankovic e Sneijder, do zagueiro Lúcio e do goleiro Júlio César. Mourinho escara seu ex-clube. Os interistas já querem expandir fronteiras além da bota.
Já o Chelsea se classificou em primeiro no seu grupo sem sofrer nenhuma derrota. Na Premier League, disputa com o United a hegemonia do país. Encontra-se na liderança. Cobiçado já há muito tempo por Abramovich e pelos torcedores, a Champions virou obsessão nos blues, que deixaram escapar o título em 2008 nos pênaltis para o próprio Manchester, e ano passado caíram nas semifinais diante do Barcelona. Carlo Ancelotti aposta na ótima fase do artilheiro Didier Drogba e de Lampard.
Palpite: Com certeza este é o confronto mais nivelado e sem favoritos das oitavas. É muito difícil apontar uma opinião. Mas não vou ficar em cima do muro. Pelas últimas atuações, acho que a Internazionale segue adiante, mas o Chelsea deve dificultar as coisas, sendo que o jogo da volta é em Stanford Brigde, onde os blues quase não perdem. Aposto que dá Itália.
Sevilla x CSKA (Ida: 24/02– Volta: 16/03): Este confronto já atrai menos holofotes do que os de cima. O Sevilla concluiu a fase de classificação em primeiro no seu grupo, e se classificou com tranquilidade. No Espanhol, briga por uma das vagas no G-4. Aposta na ótima fase do goleador e agora garçom (terminou a primeira fase da Champions com quatro assistências) Luís Fabiano, o “Fabuloso”, de seu companheiro de ataque Kanouté e do meia brasileiro Renato.
O CSKA Moscou conseguiu sua vaga nas oitavas no apagar das luzes, eliminando o atual campeão alemão, o Wolfsburg. Está entre os gigantes do futebol russo, e tem os brasileiros Daniel Carvalho (meia) e Guilherme, atacante ex-Cruzeiro, no elenco. Os destaques são os atacantes Milos Krasic, com 4 gols na Liga, e Alan Dzagoev, com 3 gols.
Palpite: Com fama de copeiro e em boa fase, o Sevilla passa, tendo como vantagem o jogo da volta ser na Espanha.
Porto x Arsenal (Ida: 17/02 – Volta: 09/03): Jogo de duas equipes similares. O Arsenal passou a fase de grupos em primeiro lugar. No Campeonato Inglês, ocupa a terceira colocação, ainda lutando pelo título. Conta com Fábregas, que caiu de rendimento, Arshavin, que costuma aparecer em momentos decisivos, e ainda em Nasri e o brasileiro Denílson, ambos meias.
Já o Porto se classificou em segundo, no grupo do Chelsea, ficando a dois pontos dos blues, desbancando o então favorito para a outra vaga do grupo, o Atlético de Madrid. No português,defendendo o tetracampeonato, também ocupa a terceira posição, nove pontos atrás do líder Benfica. Aposta na boa fase do atacante brasileiro Hulk e no colombiano Falcão Garcia, também atacante.
Palpite: Com maior qualidade individual, o Arsenal deve passar, mas os jogos prometem ser bem disputados, onde a individualidade pode fazer a diferença.
Bayer Muniche x Fiorentina (Ida: 17/02 – Volta: 09/03): Outro jogo que promete ser equilibrado. A Fiorentina surpreendeu a todos ficando em primeiro lugar no grupo E, com 5 vitórias em 6 jogos, deixando de fora o todo poderoso Liverpool. No Italiano, porém, está somente na 11ª colocação, muito atrás do esperado. Sem poder contar com seu principal jogador, o meia romeno Mutu, que foi pego no anti-doping, aposta nos gols do artilheiro Gilardino e no recém-chegado Keirrison, que, emfim, poderá mostrar seu futebol na Europa.
O Bayer Muniche, antes apontado como favorito para o grupo, acabou a fase de classificação em segundo lugar, atrás do Bordeaux, conseguindo sua vaga graças a uma goleada de 4 a 1 sobre a Juventus na Itália, eliminando precocemente os italianos. Na Bundesliga, vem numa crescente espetacular, conseguindo nove vitórias consecutivas, e divide a liderança com o outro Bayer, o Leverkusen, após um início ruim. Em grande fase, os meias Robben e Ribery são as esperanças dos alemães, que também contam com os goleadores da seleção da Alemanha, Klose e Gómez.
Palpite: Pelo momento que as duas equipes passam, o Bayer Muniche é favorito a passar, vindo de várias vitórias consecutivas no alemão. A Viola perde muito sem Mutu, e Gilardino terá que fazer a diferença em prol dos italianos.
Stuttgart x Barcelona (Ida: 23/02– Volta: 17/03): Favoritismo total dos catalães. O Barcelona, atual campeão, desbancou a Internazionale no seu grupo e ficou em primeiro. No espanhol, disputa com o Real Madrid para conseguir o bicampeonato. Do time, nem preciso falar muita coisa. Uma equipe que conta com Xavi, Iniesta, Messi, Henry e Ibrahimovic no elenco pode disputar de igual para igual com qualquer equipe do mundo. Contra o Stuttgart, então, nem se fala...
Os alemães do Stuttgart se classificaram por um ponto, terminando em segundo, um ponto a frente do Unirea. No alemão, o clube ocupa a modesta décima posição, distante dos líderes. Conta com o experiente goleiro Lehmann, o meia Hleb e o atacante brasileiro Cacau.
Palpite: Não precisa nem dizer, não é? É Barcelona na cabeça, deve passar com ampla facilidade, se não pintar nenhum imprevisto nem zebra, o que não deve acontecer.
Olympiacos x Bordeaux (Ida: 23/02– Volta: 17/03): O time francês pinta como favorito. Na primeira fase, desbancou o Liverpool e acabou em primeiro lugar, com 5 vitórias e 1 empate, como o único time sem derrotas, junto com o Chelsea. No Campeonato Francês, lidera, buscando o bicampeonato. Tem como destaques e apostas o meia brasileiro Wendell (ex-Santos e Cruzeiro), outro meia, Gourcuff, destaque da equipe e o atacante Cavenaghi.
Já o Olympiacos terminou na segunda colocação a primeira fase e se classificou com tranquilidade. No campeonato nacional, busca o hexacampeonato. Tem como destaques os brasileiros Dudu Cearense (meia) e Diogo (atacante ex-Portuguesa).
Palpite: Pelo futebol que demonstrou na primeira fase, o Bordeaux deve passar com facilidade pelo Olympiacos, que surge como zebra e não tem concorrentes na Grécia.