terça-feira, 30 de novembro de 2010

Em busca da vaga olímpica

Nesta terça-feira o técnico da seleção brasileira sub-20 Ney Franco divulgou uma pré-lista de convocados para o Sul-Americano da categoria, que terá início em janeiro do ano que vem, e será disputado no Peru. Através do site oficial da CBF, Ney divulgou os nomes.

Entre eles, se destacam dois jogadores em especial. O meia Phillipe Coutinho, ex-Vasco e hoje na Internazionale, que não disputará o Mundial de Cluber pela equipe italiana devido a uma lesão muscular, e o atacante Neymar, do Santos. Além dos dois, outros nomes são bastante conhecidos do torcedor brasilero: Diego Maurício (Flamengo), Oscar (Internacional), Danilo e Alex Sandro (Santos), Lucas (São Paulo), que já atuam nos times profissionais de suas equipes, também integram a pré-lista.

Ney Franco chamou ao todo 25 jogadores, que teram um período de treinamentos na Granja Comary, em Teresópolis. Os jogadores se apresentam no dia 13 de dezembro e embarcam para o Peru um mês depois. Atual campeão sul-americano, o Brasil caiu no Grupo B, juntamente com Paraguai, Colômbia, Bolívia e Equador. A estreia acontece no dia 17 de janeiro, contra os paraguaios. Na outra chafe, encontram-se Argentina, Chile, Peru, Uruguai e Venezuela. Classificam-se os três melhores para a fase final. Os dois primeiros colocados colocados do torneio garantem vaga para as Olimpíadas de Londres, em 2012, e os quatro melhores se qualificam para o Mundial da categoria, que será realizado ainda em 2011, na Colômbia. Vamos a pré-lista completa dos 25 jogadores convocados pelo técnico Ney Franco:

Goleiros
Aleksander (Avaí)
Gabriel (Cruzeiro)
Milton (Botafogo)

Zagueiros
Alan (Vitória)
Bruno Uvini (São Paulo)
Juan (Internacional)
Romário (Internacional)
Saimon (Grêmio)

Laterais
Danilo (Santos)
Rafael Galhardo (Flamengo)
Alex Sandro (Santos)
Gabriel Silva (Palmeiras)

Meias
Alan Patrick (Santos)
Lucas (São Paulo)
Oscar (Internacional)
Philippe Coutinho (Inter de Milão)
Casemiro (São Paulo)
Fernando (Grêmio)
João Pedro (Palermo)
Zé Eduardo (Parma)

Atacantes
Diego Maurício (Flamengo)
Henrique (Vitória)
Lucas Gaúcho (São Paulo)
Neymar (Santos)
William José (Grêmio Prudente)

Em relação aos convocados, a maioria atua no futebol brasilero, tendo uma mescla interessante de equipes. Atletas que se destacaram no Brasileirão também tiveram espaço. Somente três jogadores da lista atuam fora do país, ambos na Itália. Além de Phillipe Coutinho, os também meias João Pedro e Zé Eduardo jogam no futebol italiano. A equipe é qualificada, principalmente no meio-de-campo. Esperamos que estes meninos consigam a vaga para as Olimpíadas, e que em 2012 venha a sonhada medalha de ouro olímpica, título que vem batendo na trave, e coisa que a nossa seleção ainda não tem.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Barcelona faz 5 no Real e assume ponta do Campeonato Espanhol

Nesta segunda-feira tivemos a realização de um dos maiores clássicos do futebol mundial. Barcelona e Real Madrid se enfrentaram no Camp Nou, pela 13ª do Campeonato Espanhol. A grande fase das duas equipes era promessa de um jogo bastante disputado e bem interessante.

Ficamos apenas com a segunda opção. A partida foi interessantíssima, é claro, mas foi de um time só. O Barça, no dia do seu aniversário de 111 anos, humilhou o rival, aplicando um 5 a 0 bem convincente dentro de seus domínios. Além do confrontos entre as duas equipes, tinhamos também um duelo a parte, entre o argentino Lionel Messi e o português Cristiano Ronaldo. Em campo, somente o atual melhor do mundo justificou. Logo aos cinco minutos de jogo, o argentino já havia colocado uma bola na trave. Quatro minutos depois, Iniesta deu lindo passe para Xavi tocar na saída de Cassilas, abrindo o placar para os catalães. O Barça era melhor, tocava mais a bola, enquanto o Real chegava em lances isolados. Aos 17 minutos, veio o segundo dos donos da casa. Villa cruzou para Pedro colocar nas redes. O jogo caiu um pouco de produção, e Ronaldo apareceu. Mas não com firulas ou jogadas de efeito. Apareceu por empurrar o treinador do Barça, Pep Guardiola, na lateral de campo. Amarelo para o português. Finalmente, Cristiano apareceu, numa cobrança de falta que passou rente a trave de Valdéz. Ainda deu tempo para Messi levar um amarelo por simulação.

Segunda etapa, a situação continuou a mesma, mas com um atrativo a mais. E que atrativo. Messi decidiu mostrar seu repertótio de jogadas, enlouquecendo os merengues e acabando com o jogo. Aos nove minutos, ele arrancou desde o meio-de-campo e deu excelente passe em profundidade para Villa, que bateu na saída de Cassilas. 3 a 0 e gritos de "olé" no Camp Nou. Não satisfeito, Messi repetiu a dose. Desta vez, passou por três marcadores e deixou Villa, mais uma vez, na cara do gol. O artilheiro espanhol marcou o quarto, e a festa dos catalães não parava. Então, Barça cadenciou a partida, e Guardiola começou a sacar as estrelas do time. O Real, sem esboçar nenhuma reação, só via tudo. Para fechar o caixão, o suplente Jeffren, no finalzinho, marcou o quinto e último gol do massacre catalão. Depois do gol, mais confusão. Sérgio Ramos deu um pontapé em Messi e foi expulso. O lateral ainda se envolveu com Xavi e Puyol. Mas, no final das contas, nada disso adiantou. Show do Barcelona, novo líder do Campeonato Espanhol.

Além de assumir a ponta do Espanhol, com 34 pontos, deixando o próprio Real na segunda colocação, o Barça ainda acaba com uma invencibilidade de 26 jogos do rival, que não perdia desde a chegada de José Mourinho, e continua com o tabu de três anos sem perder o clássico. E, é claro, deu um belo presente a torcida, no dia de seu aniversário. Foi a sexta vitória do time catalão por mais de três gols de diferença na temporada. Com todos estes números, com a excepcional fase de Lionel Messi e de todo o time, o Barcelona desbanca, humilha o rival e vira o centro das atenções. Será que vem mais uma tríplice coroa? Vamos acompanhar.

domingo, 28 de novembro de 2010

Definições ficam para a última rodada

Neste domingo tivemos todos os jogos da 37ª e penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Todos as partidas tinham alguma importância para a competição. Começaremos então com os jogos que envolviam a disputa pelo título brasileiro.

Inciamos com o líder do campeonato, o Fluminense, que foi até a Arena Barueri e venceu o Palmeiras. O verdão, que colocou seus titulares em campo, não tomou conhecimento do rival Corinthians e marcou aos quatro minutos, com um golaço de Dinei. A reação da torcida alviverde foi diferente, ainda machucada com a eliminação da Sul-Americana, xingou o atacante e também Felipão. Depois disso, o Palmeiras parou em campo e viu o Fluminense empatar, com Carlinhos, e perder inúmeras chances de gol. Somente no segundo tempo a aflição tricolor teve fim, com o gol salvador de Tartá, que deixou os cariocas ainda na liderança. Simultaneamente, o Corinthians, segundo colocado, não precisou fazer muita força para bater o desmotivado Vasco por 2 a 0. Bruno César e Danilo marcaram os gols, que deixaram o timão ainda brigando pelo título, mas dependendo de tropeço do Flu na última rodada. Ainda na briga pela taça, o Cruzeiro venceu o Flamengo de virada em Volta Redonda. Depois de sofrer o gol de Diego Maurício no ínico de jogo, a raposa fez com Roger, de falta, e, na segunda etapa, com Thiago Ribeiro. Os mineiros permanecem na terceira colocação, a dois pontos do Fluminense e a um do Corinthians. Estas três equipes ainda duelam pelo título.

Agora vamos as contas. Na última rodada, o Fluminense, para não depender de nenhum resultado, precisa vencer o Guarani, já rebaixado, no Engenhão. O Corinthians precisa bater o Goiás, fora de casa, e torcer para que o Flu não vença. Por fim, o Cruzeiro necessita vencer o Palmeiras, na Arena do Jacaré, e torcer para que nem Corinthians nem Fluminense vençam seus jogos. O campeonato aidna continua aberto, e como já esperado, a definição da taça ficará mesmo para a última rodada. Mas, convenhamos, o Fluminense está bastante perto do título brasileiro, por depender somente de si e por enfrentar um adversário que já está rebaixado em casa.

Vamos falar também da disputa pela última vaga para a Libertadores. Três partidas envolveram a briga pelo G-4. Em Campinas, o Grêmio conseguiu nova vitória, agora sobre o Guarani. André Lima, Jonas e Diego marcaram nos 3 a 0 do tricolor gaúcho, que segue numa incrível crescente e permanece na quarta colocação. Um ponto na frente do Botafogo, que venceu o Grêmio Prudente por 3 a 1 no Engenhão. Antônio Carlos, Edno e Marcelo Cordeiro marcaram para o Bota, enquanto William José diminuiu para o Prudente. Tanto Grêmio como Botafogo venceram seus jogos sem muitas dificuldades e se imporam na disputa pelo quarto lugar do Brasileirão. Briga que o Atlético-PR saiu. Jogando no Castelão, o furacão acabou cedendo o empate ao Ceará e viu o sonho da Libertadores acabar. Depois do gol de Rafael Santos, o outro zagueiro alvinegro, Manuel, acabou marcando, só que contra, e eliminou de vez as chances de os paranaenses chegarem no G-4. O Ceará, por sua vez, se garantiu na Copa Sul-Americana do ano que vem.

Com os paranaenses fora, a briga fica exclusivamente entre Grêmio e Botafogo, que se enfrentam na última rodada, no Olímpico. Para ficar com a vaga, o tricolor gaúcho necessita de apenas um empate na última partida, contra os próprios cariocas, que por sua vez, precisam da vitória para ganharem a vaga. Vale lembrar que, mesmo com a definição do quarto lugar, a equipe que obter a vaga terá que esperar o término da Copa Sul-Americana para garantir em definitivo a presença na Libertadores de 2011. Assim, tanto gremistas como botafoguenses torcem para que o Goiás não vença a competição.

Por fim, a disputa para escapar da segunda divisão. Começaremos com as equipes que conseguiram escapar do Z-4. O Atlético-MG, empurrado pela "massa", venceu o Goiás por 3 a 1. Diego Souza marcou o primeiro, mas Everton Santos empatou para os goianos. Mas Renan Oliveira e Diego Tardelli acabaram com o sofrimento da torcida atleticana e afastaram de vez o fantasma do rebaixamento. Uma bela arrancada do galo desde a chegada de Dorival Júnior, que garantiu a permanência na elite. Como já foi citado, o Flamengo perdeu para o Cruzeiro por 2 a 1 no estádio Raulino de Oliveira. Mesmo com a derrota, o rubro-negro carioca se livrou da segundona, sendo beneficiado com os tropeços dos rivais diretos. Mesmo passando sufoco, o mengão se livrou, mas a bronca da torcida continua. E, num dos jogos mais emocionantes da rodada, o Avaí conseguiu uma virada espetacular na Ressacada e garantiu sua permanência. Contra o Santos, os catarinense tomaram dois gols, com Keirrisson e Neymar, mas obtiveram o empate ainda na primeira etapa, com dois gols de Caio. Mas a virada e o alívio da torcida do Leão só veio no final da partida, com outro gol do meia e herói Caio. Êxtase da torcida avaina, assegurada na primeira divisão do ano que vem.

Tivemos também mais uma equipe rebaixada. Com a derrota para o Grêmio por 3 a 0, o Guarani matematicamente já está na Série B de 2011. Mas a disputa segue para duas equipes. Vitória e Atlético-GO decidiram na última rodada quem cai e quem fica. Os baianos foram até o Beira-Rio e empataram por 1 a 1 com o Internacional, gols de Adaílton e Rafael Sóbis. Mesmo placar para Atlético-GO e São Paulo, com gols de Rogério Ceni e Elias. A situação é a seguinte: bainos e goianos se enfrentam num jogo de vida ou morte, semana que vem, no Barradão. O Atlético-GO joga pelo empate para permanecer na Série A, enquanto o Vitória precisa vencer para evitar o rebaixamento.

As definições ficam para a última rodada. Tanto títlo como as últimas vagas para a Libertadores e para o rebaixamento ainda faltam serem definidas. Então, ficamos a esperar a última rodada do Campeonato Brasileiro, que promete ser de opostos e grandes emoções para jogadores e torcedores.

Palpitando - 37ª rodada

Reta final de Campeonato Brasileiro, e continuamos aqui com os palpites, agora mais decisivos do que nunca. Na última rodada, tive um aproveitamento de 50% de acerto nos resultados, onde cravei quatro partidas (Grêmio 3x1 Atlético-PR, Flamengo 2x1 Guarani, Grêmio Prudente 1x1 Ceará e Cruzeiro 3x1 Vasco). Continuo mantendo uma média até certo ponto aceitável.

37ª e penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Definições a vista, podemos ter o campeão ainda nesta rodada. Jogos importantes, com clássicos decisivos. Corinthians x Vasco, Palmeiras x Fluminense, Flamengo x Cruzeiro. Rivalidades do nosso futebol decidindo o título brasileiro desta temporada. O Flu (no meio de todas as especulações de entregas e malas brancas) tenta manter a ponta para a última rodada, enquanto Timão e Raposa não querem deixar os cariocas escaparem. Como a briga pela taça, a disputa contra a temida zona do rebaixamento promete ser acirrada a emocionante, bem como a briga pela vaga no G-4 da Libertadores. Nesta rodada, teremos todos os jogos no mesmo dia (domingo) e no mesmo horário (17h), assim tendo uma igualdade. E todas as partidas valem alguma coisa, tendo pelo menos uma equipe brigando por alguma coisa, sendo título, Libertadores ou contra o rebaixamento. Então, podemos esperar uma rodada bastante movimentada e com grandes emoções para os torcedores.

Vamos aos pitacos para a 37ª rodada do Campeonato Brasileiro:

Domingo, 17h, Serra Dourada - Atlético-GO 2X1 São Paulo
Domingo, 17h, Pacaembu - Corinthians 2x1 Vasco
Domingo, 17h, Beira-Rio - Internacional 3x0 Vitória
Domingo, 17h, Ressacada - Avaí 2x2 Santos
Domingo, 17h, Raulino de Oliveira - Flamengo 0x1 Cruzeiro
Domingo, 17h, Arena Barueri - Palmeiras 1x2 Fluminense
Domingo, 17h, Arena do Jacaré - Atlético-MG 3X1 Goiás
Domingo, 17h, Engenhão - Botafogo 4x1 Grêmio Prudente
Domingo, 17h, Brinco de Ouro - Guarani 1x2 Grêmio
Domingo, 17h, Castelão - Ceará 1x1 Atlético-PR

Pitaque nos comentários!

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Os melhores do Brasileirão

Nesta sexta-feira a CBF divulgou os indicados para o Prêmio Craque Brasileirão 2010, premiação já tradicional. Os nomes foram divulgados pelo técnico da seleção principal, Mano Menezes, e pelo novo treinador as seleção sub-20 do Brasil, Ney Franco campeão da Série B pelo Coritiba este ano, e que no mês de janeiro comandará a nossa seleção no Sul-Americano, tentando vaga para as Olimpíadas de 2012, em Londres.

Corinthians e Cruzeiro foram os recordistas de indicações, com sete jogadores cada na lista. O Fluminense, líder do campeonato, aparece com cinco indicados. Os outros principais clubes do país, Atlético-MG, Botafogo, Flamengo, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco, além do Atlético-PR, também tiveram seus jogadores divulgados. Além dos melhores em cada posição, teremos também a premiação para melhor treinador, melhor jogador, a revelação, melhor árbitro e o “craque da galera”.

Confira abaixo a lista dos indicados ao Prêmio Craque Brasileirão 2010:

Melhor goleiro:
Fábio (Cruzeiro)
Jefferson (Botafogo)
Victor (Grêmio)

Melhor lateral-direito:
Jonathan (Cruzeiro)
Léo Moura (Flamengo)
Mariano (Fluminense).

Melhor zagueiro pela direita:
Alex Silva (São Paulo)
Chicão (Corinthians)
Dedé (Vasco)

Melhor zagueiro pela esquerda:

Leandro Euzébio (Fluminense)
Miranda (São Paulo)
Réver (Atlético-MG)

Melhor lateral-esquerdo:

Kleber (Internacional)
Diego Renan (Cruzeiro)
Roberto Carlos (Corinthians)

Melhor volante pela direita:
Fabrício (Cruzeiro)
Jucilei (Corinthians)
Willians (Flamengo)

Melhor volante pela esquerda:
Arouca (Santos)
Elias (Corinthians)
Marcos Assunção (Palmeiras)

Melhor meia pela direita:
D'Alessandro (Internacional)
Montillo (Cruzeiro)
Paulo Baier (Atlético-PR)

Melhor meia pela esquerda:

Bruno César (Corinthians)
Conca (Fluminense)
Douglas (Grêmio)

Atacante 1:
Eder Luis (Vasco)
Jonas (Grêmio)
Thiago Ribeiro (Cruzeiro)

Atacante 2:
Kleber (Palmeiras)
Loco Abreu (Botafogo)
Neymar (Santos)

Melhor técnico:

Cuca (Cruzeiro)
Muricy Ramalho (Fluminense)
Renato Gaúcho (Grêmio)

Reveleção:
Bruno César (Corinthians)
Dedé (Vasco)
Neto (Atlético-PR)

Melhor árbitro:
Carlos Eugênio Simon (RS)
Paulo Cesar Oliveira (SP)
Sandro Meira Ricci (DF)

Craque da Galera:
Bruno César (Corinthians)
Conca (Fluminense)
Dedé (Vasco)

Em geral, as indicações foram todas justas. Os principais times do país tiveram indicados, juntamente com as equipes que estão bem no atual Brasileirão. Então, vou dar meu pitaco. Acho que o melhor jogador sem nenhuma dúvida é o Conca, pela regularidade, por estar aparecendo nos principais jogos e por ter jogado todas as partidas do Brasileirão. A revelação, na minha opinião, vai para o Dedé, zagueiraço do Vasco, desconhecido por todos, ganhou seu espaço aos poucos e se tornou conhecido, sendo até cobiçado por times da Europa. Tem um grande futuro. Melhor árbitro não vou indicar. Depois de mais uma pífia temporada da nossa arbitragem, prefiro nem comentar este assunto. Por fim, indico a minha seleção do campeonato: Victor, Mariano, Dedé, Leandro Eusébio e Roberto Carlos; Willians, Elias, Montillo e Conca; Jonas e Neymar. Técnico: Muricy Ramalho. E qual é a sua opinião? Quem são os melhores do Brasileirão 2010?

terça-feira, 23 de novembro de 2010

A história continua...

Depois de mais uma rodada do Campeonato Brasileiro, a história continua. Faltando apenas duas rodadas para o término da competição, os boatos de entrega de jogos e das inúmeras malas brancas não param de "zanzar" em cada notícia, sites, programas e na conversa de bar sobre o Brasileirão.

A rodada passada mostrou que os times estão sendo profissionais. Exemplo: O Internacional, que não tinha obrigação nenhuma, já que está totalmente focado no Mundial do mês que vem, não entrou nesta historinha. Foi até o Engenhão e venceu o Botafogo, e de uma certa forma ajudou o Grêmio a entrar no G-4. O colorado definitivamente mostrou que nõa está nem aí para o seu arqui-rival, e não caiu nesta história de entregas, coisa que fica cada vez mais evidente que não se passa de um mito, pelo menos neste Brasileirão.

Sobre o jogo entre São Paulo x Fluminense, tenho minha opinião. O Flu mostrou muita vontade e determinação, pois está brigando pelo título. Jogou bem, envolveu o adversário, goleou e está de volta a liderança, com todos os méritos, com a melhor defesa do campeonato, o segundo melhor ataque, o melhor jogador, um dos melhores treinadores do país e um belo elenco. Nada de entrega, conquista da equipe das Laranjeiras. "Mas o Fluminense foi muito ajudado pelas expulsões". Como em qualquer partida de futebol, o time que tem mais jogadores em campo fica em evidente vantagem. Xandão foi justamente expulso, assim como Richarlyson, que anda com um número elevado de cartões vermelhos. Além do mais, Rogério Ceni fez diversas defesas. Não existe entrega.

E o Palmeiras? Criticado por escalar os reservas contra o Fluminense na próxima rodada. A equipe de Felipão não pode priorizar a Copa Sul-Americana? Pode e deve priorizar, está no Brasileirão apenas para cumprir tabela. Ponto final.

Mesmo com todas as evidências, a história de entregas continua. Esta é uma desvantagem do campeonato por pontos corridos. Assimo como a competição prega pela regularidada, as consequências são estas, boatos vindos de todos os lados, denúncias e "malas". Uma boa solução seria colocar os clássicos para as última rodadas. Mas isto já não é possível. Vamos seguir nosso caminho e desfrutar deste Brasileirão disputado e aberto, que ainda guarda muitas emoções. Faltam duas rodadas, três times brigando pelo título, mais três brigando por Libertadores e a imensa saga contra o rebaixamento. Vamos focalizar dentro de campo, no que realmente interessa, e esquecer esta onda de falsas especulações. Um campeonato destes não pode ficar manchado por está história, que infelizmente continua interferindo no rumo das equipes. Como diz um ditado, "O jogo é jogado e o Lambarí é pescado". Então, que as decisões aconteçam dentro de campo, com a luta dos jogadores e a festa dos torcedores.

domingo, 21 de novembro de 2010

Grêmio vence e ingressa ao G-4, enquanto Flamengo respira aliviado

Três jogos abriram a 36ª rodada do Campeonato Brasileiro no sábado. No Estádio Olímpico, o Grêmio venceu o Atlético-PR e ingressou pela primeira vez no G-4. Confronto direto pela vaga na Libertadores. Os donos da casa exerceram pressão e abiraram o placar logo aos 13 minutos, com um belo gol de Neuton. Porém, cinco minutos mais tarde, o mesmo Neuton cometeu pênalti em Guerrón. Paulo Baier converteu a cobrança e empatou para os visitantes. No segunda tempo, o maestro gremistas apareceu. Douglas, que foi tão criticado por proporcionar o gol da Argentina contra o Brasil no meio de semana, cobrou a penalidade máxima, sofrida por Edilson. Acertou a cobrança e pôs o Grêmio pela primeira vez entre os quatro primeiros do Brasileirão. O tricolor agora tem 57 pontos, um a mais que o furacão, que agora é quinto colocado. Provisoriamente, os gaúchos podem dizer que descobriram pelo menos uma parte da América.

No Engenhão, outro confronto direto, mas para se livrar do fantasma do rebaixamento. Flamengo e Guarani se enfrentavam para o jogo do tudo ou nada para ambas as equipes. Empurrado pela torcida, o rubro-negro começou com tudo a partida, abrindo o placar logo aos dois minutos, num belo chute de Renato Abreu. Porém, o Guarani começou a pressionar e o empate não demorou. Aos 13 minutos, Baiano deixou tudo igual, depois de bola alçada na área, que Marcelo Lomba aceitou. Pressionado e nervoso, o time carioca tropeçava nas próprias pernas e não conseguia jogar. Até que Luxemburgo colocou o jovem Diego Maurício na partida, no lugar de Deivid, machucado. O jogo ganhou outra cara, o Flamengo se reencontrou e marcou. Aos 33, o próprio Diego Maurício soltou a bomba e recolocou o rubro-negro em vantagem. Na segunda etapa, o Flamengo recuou e o bugre tentava atacar, mas errava. O jogo continuava bastante nervoso, mas com poucas chances de gol. Assim, a partida acabou mesmo no 2 a 1 em favor dos cariocas, que agoram respiram aliviados, com 43 pontos, na 13ª e mais longe do Z-4. Já o Guarani, com a derrota, fica cada vez mais perto do rebaixamento, com 37 pontos na 18ª posição. Situação crítica para o time de Campinas.

E no jogo que não valia muita coisa, Grêmio Prudente e Ceará ficaram no empate. Rhayner e Geraldo marcaram os gols. O Prudente, já rebaixado, continua na lanterna. E o Ceará ainda briga pela Sul-Americana. Mais emoção neste domingão do Brasileirão.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Palpitando - 36ª rodada

Mais uma rodada de palpites para os jogos do Campeonato Brasileiro, que está na reta de chegada. Na rodada anterior, tive um aproveitamento de 50% de acerto nos palpites. Se tratando de um campeonato tão disputado e cheio de surpresas, e ainda no seu final, foi um aproveitamento regular.

36ª rodada, um clima de decisão que paira os ares de todo o Brasil. Jogadores concentrados e torcedores com os nervos a flor da pele. Clima gostoso e contagiante, neste Brasileirão que está sendo um dos mais disputados dos últimos anos. Mesmo faltando apenas três todadas para o término da competição, as definições deveram acontecer apenas pela última rodada. Mas, com certeza, esta e a próxima rodada tem um peso essencial para a decisão do campeonato. Jogos importantes, clássicos (como Botafogo x Internacional, Palmeiras x Atlético-MG, São Paulo x Fluminense e Cruzeiro x Vasco, dentre as outras partidas decisivas), boatos de "Malas Brancas" surgindo a todo tempo, a história dos "Fiéis da Balança", e é claro, a arbitragem. Esperamos que os homens do apito não cometam equívocos e apitem corretamente os jogos, que prometem ser de arrepiar.

Pois bem, lá vamos nós novamente. Aos palpites para a 36ª rodada do Campeonato Brasileiro:

Sábado, 19h30, Engenhão - Flamengo 2x1 Guarani
Sábado, 19h30, Olímpico - Grêmio 3x1 Atlético-PR
Sábado, 19h30, Prudentão - Grêmio Prudente 1x1 Ceará

Domingo, 17h, Engenhão - Botafogo 2x0 Internacional
Domingo, 17h, Barradão - Vitória 1x2 Corinthians
Domingo, 17h, Arena Barueri - São Paulo 1x1 Fluminense
Domingo, 17h, Fonte Luminosa - Palmeiras 1x2 Atlético-MG
Domingo, 19h30, Ressacada - Avaí 2x2 Atlético-GO
Domingo, 19h30, Arena do Jacaré - Cruzeiro 3x1 Vasco
Domingo, 19h30, Serra Dourada - Goiás 3x2 Santos

Para terminar, uma curiosidade: O Campeonato Brasileiro deste ano é a competição com mais pênaltis marcados do mundo. Em comparação com os campeonatos Alemão, Argentino, Espanhol, Inglês e Italiano, o Brasileirão aparece em primeiro lugar no quesito dos pênaltis marcados por partida, com média de 0,34 penalidades máximas assinaladas por jogo. O Brasileiro também lidera o ranking de faltas cometidas por partida, média de 35,6 por jogo. Então, os números mostram que nesta reta final de Brasileirão principalmente os pênaltis pode ser decisivos para a definição final da competição.

Só para manter o costume: Palpite nos comentários!

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Cadê o respeito?

Nesta quarta-feira, depois da vitória do Palmeiras por 1 a 0 sobre o Goiás, no Estádio Serra Dourada, pelas semifinais da Sul-Americana, aconteceu um fato que demostra quanto o torcedor brasileiro vem perdendo o respetio com seus ídolos. Enquanto o treinador do Palmeiras, Luiz Felipe Scolari, concedia entrevista na escada dos vestiários do estádio, um radinho de pilha foi jogado contra a cabeça do técnico e o atingiu. Um verdadeiro ato de vandalismo.

O treinador ficou revoltado, com toda razão. Felizmente, Felipão não sofreu ferimentos e passa bem. Ele até afirmou que seria preciso mais do que um radinho para derrubá-lo. Ele, que venceu a Copa do Mundo de 2002 para o Brasil, que já trabalhou fora do país e conquistou diversas glórias com os clubes brasileiros, merecia o míniomo de respeito por parte de nossos torcedores. Um ato de vergonha para todos nós que torcemos. Esperamos que este acontecimento não mais se repita e que este ato tenha sido apenas um caso isolado, por parte de um vândalo que não noção de suas ações. Por favor, tenhamos mais respeito com os profissionais que fazem o futebol brasileiro, principalmente com os que já tem uma história vitoriosa e já nos deu muitas glórias, como é o caso de Felipão.

Veja o momento que Scolari é atingido:

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Messi decide, Argentina vence Brasil e quebra tabu de cinco anos

Olha a fera aí. Ele decidiu mais uma vez. Lionel Messi marcou o único gol da vitória da Argentina sobre o Brasil, em amistoso realizado nesta quarta-feira, em Doha, no Catar. Com o resultado, os argentinos quebraram um tabu de cinco anos sem vencer a seleção brasileira.

Mano Menezes começou a partida com novidades na equipe brasileira. Além da volta de Neymar ao time, o retorno de Ronaldinho a seleção canarinho era um dos atrativos do jogo. Junto com o Gaúcho, todos os holofotes se voltavam para Messi. Os dois camisas 10. E fora eles que ditaram o ritmo da partida no primeiro tempo. Diferentemente de como atua no Milan, Ronaldinho se movimentou bastante e participava de todas as jogadas de ataque da nossa seleção, sempre tentando encontrar Robinho e Neymar para as finalizações. Mas foi Daniel Alves quem quase marcou para o Brasil, com uma bomba que explodiu no travessão. Três minutos depois, foi o Gaúcho que teve a chance. Depois do bate-rebate na área, ele tentou de calcanhar, para a boa defesa de Romero. A Argentina também assustou. Higuaín cabeceou e Victor fez excelente defesa. Ronaldinho continuava tentando marcar na sua volta. De falta, teve mais uma oportunidade, mas Romero novamente interferiu. Mas e Messi? Ele apareceu no finalzinho, com um chutaço de fora da área que tricou a trave de Victor. Primeiro tempo movimentado e equilibrado.

A segunda etapa começou como a primeira, com as duas seleções tentando chegar ao gol. Porém, com entradas mais duras, a partida esquentou. David Luiz chegava mais duro em Messi, e Ramires se entranhou com Banega após uma dividida. Ronaldinho continuava tentando em cobranças de falta, mas o goleiro argentino Romero conseguia praticas as defesas. Na metade do segundo tempo, a Argentina começou a ter mais posse de bola e a dominar o meio-de-campo. E as substituições de Mano surgiram. Ronaldinho saiu, aplaudido, para a entrada de Douglas, e Neymar deu lugar a André. Mas nada mudou. Sem a bola no pé, a seleção não oferecia perigo, assim como os hermanos, que mesmo com mais volume de jogo não assustavam o gol do goleiro Victor. Quando parecia que a partida se encaminhava mesmo para o 0 a 0, numa das únicas bobeiras que a defesa do Brasil cometeu em todo o jogo, veio o gol dos argentinos. E logo com quem? Claro, sempre ele, Lionel Messi. Doulgas saiu tocando errado e Messi recuperou. Ele tabelou com Lavezzi e recebeu de volta. Deixou para trás David Luiz e Lucas, com toda sua velocidade, tirou de Victor com um leve toque, no cantinho. 1 a 0 e final de jogo. No apagar das luzes, a Argentina vence e acaba com a invencibilidade brasileira.

Invencibilidade que já durava cinco anos com os argentinos. Mano Menezes conhece sua primeira derrota frente a nossa seleção, mas nada de pânico. O Brasil já mostrou uma certa evolução. No primeiro teste de fogo que teve, contra seu maior rival, num clássico contra uma excelente equipe, foi muito bem. Victor vem se consolidando no gol. Daniel Alves e André Santos apareceram bem nas jogadas de ataque, só precisam ficar mais ligados na marcação, principalmente no caso de André. Na zaga, Thiago Silva e David Luiz, muito bem na marcação. David não deu folga para Messi, e na única falha, surgiu o gol. Lucas, Ramires e Elias marcaram bem e apareceram para o jogo. A volta de Ronaldinho foi bastante positiva. O dentuço se movimentou muito bem e deu um novo toque ao meio-de-campo da seleção, cobrando faltas e servindo seus companheiros. Neymar também se movimentou bem. E Robinho não apareceu muito na partida. Está jogando com o homem. Precisa melhorar. Mano já pode cogitar a entrada de um homem de referência no ataque brasileiro, coisa que talvez faltou para ganharmos o jogo de hoje, assim como aquele último toque, função que Ganso, Kaká ou até o próprio Ronaldinho podem assumir.

Nada de desespero. Perdemos num lance de distração, mas jogamos bem. O futuro da nossa seleção promete bastante, ainda mais com as voltas de alguns importantes jogadores. No final das contas, o saldo foi positivo, por todas as qualidades que o time de Mano Menezes mostrou. Agora, seleção em campo só no ano que vem. Então, um feliz 2011 para o Brasil.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Kaká perto de voltar aos gramados

O meia brasileiro Kaká, pelo que tudo indica, está bem perto de retornar aos gramados. Segundo o jornal espanhol "Marca", numa reunião realizada nesta terça-feira, no local de treinos do Real Madrid, onde se encontraram os médicos do time merengue, o belga Marc Martens (cirurgião que operou o brasileiro) e Turibio Leite (médico de confiança de Kaká), as informações sobre a saúde do craque são todas positivas. Segundo Martens, que acompanhou todo o processo de recuperação do meia, a cartilagem do joelho de Kaká está totalmente recuperada.

Kaká foi submetido a uma artroscopia no joelho esquerdo a mais ou menos três meses, e desde então vem trabalhado forte para se recuperar e voltar aos gramados. O jogador, que não atua desde a Copa do Mundo da África do Sul, onde também sofreu com problemas de lesão e não conseguiu jogar num bom nível técnico, deve voltar aos treinamentos físicos em breve, e retornar definitivamente aos gramados no início do ano que vem.

De acordo com Turibio Leite, fisiologista e médico de confiança do brasileiro, Kaká agora busca voltar a boa forma física e muscular de 2007, onde foi eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa. Leite confia que Kaká voltará a ser o melhor do planeta daqui a pouco tempo. Assim como ele, todos nós esperamos a mesma coisa. Sabemos do grande potencial do nosso craque. Boa sorte para Kaká, que ele volte no mesmo nível e que mostre todo seu futebol que sabe (e muito) jogar.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Inversão de papéis...

O clássico de domingo entre Internazionale x Milan pela 12ª rodada do Campeonato Italiano foi bastante quente. Além da já tradicional rivalidade entre as duas equipes, os jogadores resolveram incorporar de vez o espírito lutador. Literalmente. Lances ríspidos aconteceram aos montes. E um deles mereceu grande destaque. O zagueiro italiano Marco Materazzi, aquele mesmo que tomou a cabeçada de Zidane na final da Copa do Mundo de 2006, sempre se destacou por sua grande vontade dentro de campo, e algumas vezes de forma exagerada. Ele já mandou vários jogadores rivais para o estaleiro, e se caracteriza pela forma dura de jogar. Mas nesta partida ele provou do próprio veneno. Numa disputa de bola com o atacante sueco Zlatan Ibrahimovic, autor do único gol do jogo, o zagueirão acabou levando a pior, e foi do San Siro direto para o hospital, onde passou a noite sob cuidado dos médicos e já foi liberado.

Veja abaixo o vídeo com o lance. As vezes os papéis se invertem...

O domingão do Brasileirão

Neste domingo tivemos o complemento da rodada do Campeonato Brasileiro com seis partidas. No Beira-Rio, o Avaí conseguiu uma importante vitória para cima do Internacional e segue vivo na disputa contra o rebaixamento. Patric, logo aos 15 segundos de jogo, e Batista anotaram 2 a 0 a favor dos catarinenses ainda no primeiroa tempo. Mas o colorado reagiu na segunda etapa e empatou, com Leandro Damião e Rafael Sóbis. Porém, Robinho recolocou o leão da ilha em vantagem e garantiu a vitória. O Avaí agora fica na porta de saída da degola, com 37 pontos. Dois a menos do primeiro fora do Z-4, o Vitória, que foi até o Brinco de Ouro e apenas empatou com outra equipe ameaçadíssima, o Guarani. Os gols saíram todos no segundo tempo. Adaílton marcou para os baianos e Geovane, com um gol olímpico, igualou para o bugre, que permanece na zona, com os mesmo 37 pontos do Avaí, e ainda luta contra o descenso.

No Serra Dourada, outro ameaçado pelo Z-4, o Atlético-GO, conseguiu mais uma vitória e vai se afastando. Os goianos venceram com facilidade os reservas do Palmeiras por 3 a 0. Gilson, no primeiro tempo, e Robston, com dois gols na segunda etapa, decretaram o triunfo, que deixa o dragão na 13ª colocação, com 40 pontos, mas ainda não salvo da degola. E, no Engenhão, o Fluminense entrou em campo para recuperar a liderança, perdida no sábado para o Corinthians. Mas tinha pela frente outro time que luta contra o rebaixamento, o Goiás. E a vida do Flu não foi fácil. No primeiro tempo, além de esbarrar no excelente esquema defensivo dos goianos, que anularam todas as jogadas cariocas, o tricolor ainda sofreu com as investidas ofensivas. E, num delas, tomou o gol. Rafael Moura anotou de cabeça, para desespero da torcida, que lotou as dependências do Engenhão. Na segunda etapa, o Fluminense era todo ataque, mas sofria com a marcação e com o próprio nervosismo. Muricy liberou o time inteiro para atacar, fez substituições, e o gol finalmente veio. De pênalti, com Conca, já no final do jogo. Não deu tempo para buscar a vitória. O empate tira o tricolor carioca da primeira posição na tabela, ficando agora a um ponto do timão. Pontos perdidos não computados na contra carioca. Os goianos ficam em situação muito complicada, mas ainda sonham. A disputa pelo título continua, assim como a saga contra a degola.

Em São Januário, Vasco e São Paulo também ficaram no empate. Depois de um primeiro tampo com várias chances de gol para ambos os lados, na segunda etapa os gols vieram. Éder Luiz acertou um lindo chute de fora da área, no ângulo de Rogério Ceni, e abriu o placar para os cariocas, aos 15 minutos. Dez minutos mais tarde, mais um bonito gol, desta vez dos paulistas, que igualaram o marcador com um gol de letra de Lucas Gaúcho. O resultado deixou o Vasco ainda na 11ª posição, e o cruzmaltino não almeja mais muita coisa. Já o São Paulo permanece na nona colocação, a cinco pontos do G-4, vendo agora a situação de chegar a Libertadores ficar bem mais difícil. Quem ficou muito bem na parada em relação ao G-4 foi o Atlético-PR, que de forma dramática bateu o Grêmio Prudente na Arena da Baixada e assumiu a quarta colocação, empatado com o Botafogo. Paulo Baier abriu o placar no primeiro tampo. Mas, na segunda etapa, Willian José empatou para os paulistas. Até que aos 47 minutos, novamente Paulo Baier fez o gol da vitória rubro-negra, que vê a chance de voltar a Libertadores ainda vivo. A derrota deixa o Grêmio Prudente como o primeiro time matematicamente rebaixado para a Série B de 2011.

Briga pelo título, pela Libertadores e contra o descenso. As emoções do Campeonato Brasileiro continuam, e devem durar até a última rodada, para a alegria (e aflição) de todos os torcedores do Brasil. E que assim seja.

sábado, 13 de novembro de 2010

Empate, goleada, polêmica e novo líder

Neste sábado tivemos a abertura da 35ª rodada do Campeonato Brasileiro com três partidas. Na Vila Belmiro, o Santos recebeu o Grêmio. Mesmo com o time santista não almejando muita coisa da competição, a equipe pressionou os gaúchos na maior parte do primeiro tempo e perdeu gols. Com a expulsão do artilheiro do Brasileirão, Jonas, as coisas facilitaram ainda mais para o peixe, que continuou em cima. Na segunda etapa, Zé Eduardo desperdiçou pênalti, defendido pelo goleiro Victor, e o empate persistiu até o fim. O resultado deixou o Santos na sétima colocação, com 52 pontos. Já o Grêmio perde a chance de entrar no G-4, agora tendo 54 pontos, ficando na quinta posição. Agora, a Libertadores ficou mais difícil para o tricolor dos pampas, mas os gremistas ainda tem chances.

Na Arena do Jacaré, confronto direto para se distanciar da zona da degola. O Atlético-MG recebeu o Flamengo, e a torcida do galo não dispensou todos os xingamentos possíveis para Vanderlei Luxemburgo, que reencontrou seu ex-clube depois de sua saída. E sentiu na pele a força dos mineiros. Ainda no primeiro tempo, o galo partiu para cima dos cariocas e conseguiu fazer dois gols. O primeiro justamente com o ex-flamenguista Obina, ídolo da torcida rubro-negra. Depois de boa jogada de Leandro pela esquerda, Renan Oliveira chutou de fora da área fraco, e o arquiero Marcelo Lomba espalmou a bola nos pés de Obina, que encheu o pé para abrir o placar. O atacante preferiu não comemorar contra seu ex-clube. A noite não era mesmo das melhores para Lomba. Oito minutos depois, Obina lançou Renan Oliveira, que fintou a saída errada do goleiro flamenguista e empurrou para as redes. No segundo tempo, o galo continuou com apetite. Diego Tardelli fez ótiam jogada e fez o terceiro. Em seguida, mais uma vez Renan Oliveira estufou as redes rubro-negras, marcando o quarto no placar. Ainda deu tempo para Marquinhos diminuiu para os cariocas, mas já era tarde. O galo agora respira e se afasta do Z-4, e ocupa a 13ª posição com 39 pontos. Uma posição e um ponto a frente está o Flamengo, que agora acende a luz amarela em relação a degola.

E, no Pacaembu, num dos jogos mais importantes desta rodada, o Corinthians recebeu o Cruzeiro. Com ambos os times precisando vencer para continuar na disputa pelo título, foram os visitantes que começaram atacando. No primeiro tempo, a raposa conseguiu anualar as jogadas dos donos da casa, e construía chances de gol. O Corinthians também tentava, mais timidamente, mas ambas as equipes não conseguiram marcar. Na segunda etapa, o timão voltou mais operante no setor ofensivo, mas o Cruzeiro também atacava. E foi da raposa as melhores chances. Thiago Ribeiro e Wellington Paulista pararam no goleiro Júlio César, que estava em noite inspirada. Tite percebeu os problemas, sacando Bruno César, muito mal no jogo, e colocando Jorge Henrique, que voltava de contusão. E deu certo. As ações de ataque dos paulistas aumentaram. E foi do próprio Jorge Henrique que surgiu a jogada do gol alvinegro. E também da grande polêmica da partida. Aos 41 minutos, ele cruzou para a área. O zagueiro Gil dividiu com Ronaldo pelo alto. E o árbitro Sandro Meira Ricci marcou a penalidade máxima a favor do alvinegro, equivocadamente, para desespero total dos cruzeirenses, que partiram para cima do juíz. No total, Gil e o técnico Cuca foram expulsos, mas não adiantou. Pênalti que Ronaldo converteu e colocou o Corinthians como líder provisório do Brasileirão, com 63 pontos, agora aguardando o jogo do Fluminense, contra o Goiás. O Cruzeiro, que jogou melhor, vê a taça mais distante.

Com polêmicas e mais polêmicas, no final deu timão na liderança. Resta agora esperar o complemento da rodada no domingo, que promete ser bastante decisivo. Esta é a reta final do Brasileirão 2010.

Palpitando - 35ª rodada

Vamos a mais uma rodada já tradicional de palpites. Na última rodada, consegui um aproveitamento de 40% de acerto nos resultados. Continuamos na luta para obter um melhor desempenho nos palpites. Está difícil, mas eu não desisto!

35ª rodada, reta final de Campeonato Brasileiro. Só para lembrar, já tivemos a abertura da rodada na quarta-feira, com o empate por 1 a 1 entre Ceará e Botafogo, no Castelão. Teremos o complemento com os jogos de sábado e domingo. Jogos decisivos, com confrontos entre equipes tradicionais. Santos x Grêmio, Vasco x São Paulo, Atlético-MG x Flamengo, Corinthians x Cruzeiro, entre outras partidas, que ainda valem bastante. Com o "zum-zum-zum" que bem rolando nos últimos dias, com a ameaça de malas-brancas e entrega de jogos, esperamos que a rodada flua bem, com todas as equipes jogando com dignidade e representando bem sua camisa. Isto é respeito ao torcedor e ao nosso futebol.

Botando a cara para bater. Meus palpites para a 35ª rodada do Brasileirão:

Sábado, 19h30, Vila Belmiro - Santos 1x1 Grêmio
Sábado, 19h30, Arena do Jacaré - Atlético-MG 1x0 Flamengo
Sábado, 19h30, Pacaembu - Corinthians 2x1 Cruzeiro

Domingo, 17h, Serra Dourada - Atlético-GO 3x2 Palmeiras
Domingo, 17h, Engenhão - Fluminense 2x1 Goiás
Domingo, 17h, Brinco de Ouro - Guarani 2x1 Vitória
Domingo, 17h, Beira-Rio - Internacional 2x0 Avaí
Domingo, 19h30, São Januário - Vasco 1x0 São Paulo
Domingo, 19h30, Arena da Baixada - Atlético-PR 3x1 Grêmio Prudente

Sem medo de errar! Palpite nos comentários!

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Os "Fiéis da Balança" do Brasileirão

Campeonato Brasileiro nas suas últimas rodadas. Clubes ponto a ponto disputando o título, vagas para a Libertadores e para escapar do descenso. Como todo ano acontece, há também aquelas equipes que não buscam mais nada na competição, não almejam muita coisa ou estão priorizando outras competições. Estamos falando dos "fiéis da balança".

Os clubes chamados desta maneira que, de uma forma ou outra, podem acabar ajudando (ou atrapalhando) na decisão de um campeonato. E, num Brasileirão tão disputado, as rivalidade surgem a todo momento, e já não é surpresa nesta reta final surgirem boatos de malas brancas e favorecimento para determinadas equipes. O "corpo mole", o apelo da torcida, a "entrega" de uma partida.

Por mais que muita gente negue, esta história pode existir. Campeonatos passados já mostraram que esta prática pode acontecer. E exemplos este ano não faltam, principalmente na disputa pelo título. O Fluminense, líder, encara São Paulo e Palmeiras, faltando três rodadas para o encerramento do Brasileiro. O tricolor paulista, depois de maus resultados, viu a chance de Libertadores quase sumir. E o verdão, no meio da tabela, prioriza a Copa Sul-Americana. O Corinthians está ponto a ponto brigando com o Fluminense, assim como o Cruzeiro. As evidências estão aí. Haveria um favorecimento por parte dos rivais paulistas contra o timão? Apelos dos torcedores é o que não falta.

Malas brances também podem surgir nestas últimas rodadas. Gente que ainda está brigando no Brasileirão podem enfrentar equipes que já pensam na próxima temporada, que não dão muito valor a esta reta decisiva da competição, pois não fará diferença. Para eles, pois estes clubes podem decidirem o futuro do campeonato, mesmo que indiretamente falando.

Pois é, eis a importância dos "Fiéis da Balança" no final do Campeonato Brasileiro. Mesmo com todas as especulações existentes, esperamos que todas as equipes atuem de forma cordeal e principalmente profissional, porque ninguém quer entrar para perder. Que sempre haja um bom senso por parte de todos, e que o lado digno do futebol prevaleça. Que assim seja nesta grande reta final de Brasileirão.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Pensando num futuro próximo

O Santos já tem um novo técnico para o ano que vem. Foi anunciada nesta segunda-feira o acerto do clube com Adílson Batista, ex-treinador do Corinthians. Porém, o técnico começará os trabalhos somente depois do término do Campeonato Brasileiro. O alvinegro praiano continuará até o final do Brasileirão sendo comandada pelo interino Marcelo Martelotte.

Adílson se reuniu com dirigentes santistas em São Paulo e assinou contrato até o final de 2011. O treinador voltou a Curitiba depois da reunião, onde ficará descansando até a data de sua apresentação ao peixe, que está marcada para o dia 6 de dezembro. Com Adílson, chegam também seu auxiliar técnico, Ivair, e o preparador físico José Mário Campeiz. Há ainda a possibilidade da chegada de um preparador de goleiros. O nome preferido é Oscar Rodriguez, que está atualmente no Atlético-MG.

Adílson é um treinador da nova geração, e teve passagem destacada pelo Cruzeiro, onde chegou em 2008 e permaneceu até junho deste ano. Pela raposa, faturou dois campeonatos mineiros e levou o time a final da Copa Libertadores de 2009, sendo derrotado na final pelo Estudiantes. Mais adiante, foi contratado pelo Corinthians para dar continuidade ao trabalho de Mano Menezes, mas não conseguir um bom rendimento no clube paulista. Saiu depois da derrota contra o Atlético-GO e deixou uma má impressão no Parque São Jorge.

Mas agora os ares são completamente diferentes. Adílson terá bastante tempo para trabalhar com o grupo santista, que é bastante jovem e tem muita qualidade, como já foi mostrado este ano. Sem mais chances de conquistar o título do Brasileirão, a diretoria alvinegra acerta em cheio na contratação, com um treinador que, apesar de ser ainda jovem, já é rodado e conhece bastante o futebol, como a Libertadores da América, grande objetivo do Santos no ano que vem. Sem dúvida é um excelente nome. Destacando-se por suas táticas, Adílson Batista tem tudo para dar certo no peixe, que já se planeja e pensa num futuro próximo, que pode ser muito promissor.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Palpitando – 34ª rodada

Mais uma rodada do Campeonato Brasileiro, e mais uma rodada de palpites aqui no Blog. Na última roda de apostas, na 33ª rodada, tive um aproveitamento de 60% de acertos nos resultados. Aproveitamento razoável, um dos melhores que consegui até agora.

Faltando somente quatro rodadas para o término do Brasileirão, cada rodada pega fogo. Ainda mais esta que está cheia de jogos importantes. Clássicos em SP, com São Paulo x Corinthians, e no Rio de Janeiro, com Fluminense x Vasco, e outras partidas decisivas. Mesmo quem não tem muitas pretensões na competição pode ter um papel bastante importante nesta reta de chegada, pois serve de balança para várias outras equipes que ainda almejam alguma coisa. Então, não tem jogo que não vale nada. Cada partida tem sua respectiva importância nesta altura do campeonato.

Vamos então para mais uma rodada de apostas. Meus palpites para a 34ª rodada do Campeonato Brasileiro:

Sábado, 19h30, Serra Dourada – Atlético-GO 1x2 Internacional
Sábado, 19h30, Arena do Jacaré – Atlético-MG 3x2 Santos
Sábado, 19h30, Olímpico – Grêmio 2x0 Ceará

Domingo, 17h, Ressacada – Avaí 2x2 Botafogo
Domingo, 17h, Prudentão – Grêmio Prudente 1x2 Goiás
Domingo, 17h, Morumbi – São Paulo 1x1 Corinthians
Domingo, 17h, Barradão – Vitória 3x2 Cruzeiro
Domingo, 19h30, Engenhão – Fluminense 2x1 Vasco
Domingo, 19h30, Raulino de Oliveira – Flamengo 1x0 Atlético-PR
Domingo, 19h30, Arena Barueri – Palmeiras 3x1 Guarani

Palpitem nos comentários!

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Vasco joga pro gasto e vence Prudente; Furacão vence Verdão e encosta no G-4

No complemento da 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, tivemos dois jogos nesta quinta-feira. Em São Januário, o Vasco, mesmo não jogando bem, fez as pazes com a vitória, batendo o Grêmio Prudente por 2 a 1. No primeiro tempo, os donos da casa tomaram um susto logo de cara, quando Adriano Pimenta colocou os visitantes em vantagem no marcador, ainda no começo da partida. Superado o gol logo de cara, o cruzmaltino tomou conta do jogo e, ajudado pelo recuo total do Prudente, pressionou até conseguir a virada no placar. Primeiramente com o gol de Rômulo, depois da batida de escanteio de Felipe. E, logo depois, novamente com o volante Rômulo, que mais uma vez aproveitou cruzamento de Felipe para virar de cabeça. Na segunda etapa, o jogo continuou favorável aos cariocas, que tinham mais posse de bola, maiores ações no ataque e dominavam a partida com tranqüilidade. O Prudente não esboçava reação. Com isto, o jogo ficou um pouco sonolento, só tendo destaque para algumas boas oportunidades perdidas pelo time da Colina. Com o placar final de 2 a 1, o Vasco afasta quase que por completo o perigo de rebaixamento, fica na 11ª colocação, ameniza a pressão em cima do técnico PC Gusmão e reencontra a vitória. Já o Grêmio Prudente, com mais um resultado negativo, fica cada vez mais perto da segunda divisão do ano que vem.

Na outra partida, na Arena da Baixada, o Atlético-PR venceu o Palmeiras pelo placar mínimo. No confronto direto por uma vaga na Libertadores da América, o jogo foi movimentado na primeira etapa, com chances para ambos os lados. Os donos da casa tinham mais volume de jogo e ditavam o ritmo da partida, enquanto os paulistas ficavam mais fechados no campo defensivo e apostavam nos rápidos contra-golpes. Mesmo assim, o placar ficou em branco. De igual, além do placar, a reclamação de ambas as equipes com a arbitragem, por gol anulado e penalidade não marcada. No segundo tempo, o jogo esfriou, o ritmo diminuiu e a partida se encaminhava mesmo para um 0 a 0 que não era bom para ninguém. Até que o atacante Nieto resolveu explodir a torcida alvinegra na Arena da Baixada, e marcou o único e importantíssimo gol do furacão e da partida. Gol que coloca o Atlético-PR na oitava colocação, ficando com 50 pontos, junto com São Paulo, Grêmio, Internacional e Santos, e a quatro pontos do Botafogo, quarto colocado. Os paranaenses continuam na briga. Já o Palmeiras permanece na 10ª colocação, e tudo indica que daqui em diante o alviverde priorize a disputa na Copa Sul-Americana, para conseguir uma vaga na Libertadores de 2011, porque pelo Brasileirão a coisa ficou mais complicada com a derrota.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Palpitando - 33ª rodada

Vamos a mais uma rodada de palpites sobre os jogos do Campeonato Brasileiro. Na última rodada, tive um aproveitamento de 40% de acerto nos resultados. Convenhamos, um aproveitamento ainda baixo.

Mas este Brasileirão vive cheio de surpresas e, é claro, de grandes partidas. A cada rodada temos jogos de tirar o fôlego do torcedor, pois cada ponto conquistado equivale como um título nesta altura do campeonato.

33ª rodada, as definições vão ficando concretas. Fluminense, Cruzeiro, Corinthians e Botafogo na briga pelo título. Atlético-PR, São Paulo, Grêmio e Palmeiras na corrida pela Libertadores da América. Isto sem falar da acirrada disputa pela Copa Sul-Americana e pela escapada da zona do rebaixamento, onde ainda vários clubes correm riscos. Este é o Campeonato Brasileiro de 2010.

Então, vamos ao que interessa. Meus palpites para a 33ª rodada do Brasileirão:

Quarta-feira, 19h30, Engenhão – Botafogo 2x0 Atlético-GO
Quarta-feira, 19h30, Vila Belmiro – Santos 3x1 Vitória
Quarta-feira, 19h30, Serra Dourada – Goiás 1x2 Grêmio
Quarta-feira, 19h30, Brinco de Ouro – Guarani 1x2 Atlético-MG
Quarta-feira, 19h30, Beira-Rio – Internacional 1x1 Fluminense
Quarta-feira, 21h50, Castelão – Ceará 1x1 Flamengo
Quarta-feira, 21h50, Pacaembu – Corinthians 2x0 Avaí
Quarta-feira, 21h50, Arena do Jacaré – Cruzeiro 1x0 São Paulo

Quinta-feira, 21h, Arena da Baixada – Atlético-PR 2x2 Palmeiras
Quinta-feira, 21h, São Januário – Vasco 2x0 Grêmio Prudente

Vamos lá! Palpitando nos comentários!

terça-feira, 2 de novembro de 2010

A terça-feira da Liga dos Campeões

Nesta terça-feira tivemos o início da quarta rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Os Grupos A, B, C e D entraram em campo.

Começamos então pelo Grupo A, onde tivemos a grande vitória do Tottenham sobre o atual campeão da Champions, Internazionale, por 3 a 1. O jogo foi em Londres, e a expectativa era bem grande. Os gunners encaravam a partida como uma das mais importantes da história do clube. E presentiaram seu torcedor, que lotou as dependências do estádio White Hart Lane, com uma bela vitória, que começou a ser desenhada ainda na primeira etapa. O holandês Van der Vaar abriu o caminho. No segundo-tempo, apareceu a estrela de Gareth Bale. O lateral (ou meia) esquerdo, que já havia marcado os três gols dos ingleses na partida em Milão, fez a jogada do segundo gol de Crouch. Eto'o ainda tentou atrapalhar a festa, mas Bale estava impossível. No final do jogo, uma sensacional arrancada do campo de defesa (com direito a drible da vaca em Lúcio) acabou em outra assistência, agora para Pavlyuchenko fechar o placar, que deixa o Tottenham na ponta do Grupo, com os mesmo números de pontos da Inter. Superior em todo o jogo, os gunners mereceram e muito o grande triunfo em casa. Na outra partida do grupo, o Twente venceu, fora de casa, o Werder Bremen, por 2 a 0, e ainda sonha com a classificação as oitavas.


Pelo Grupo B, o Benfica quase se complicou, mas venceu o Lyon por 4 a 3, no Estádio da Luz, em Lisboa. Os portugueses chegaram a abrir 4 a 0 no placar com facilidade, gols do ex-vascaíno Alan Kardec, Fábio Coentrão, Javi Gárcia e novamente Coentrão. Quando o jogo parecia bem tranquilo, nos últimos 15 minutos os franceses decidiram reagir, e marcaram três vezes, com Gourcuff, Gomis e Lovren, mas de nada adiantou. O 4 a 3 embola o grupo, que agora tem o Lyon líder, com 9 pontos, dois a mais que o segundo, o próprio Benfica. O Shalke 04, que não passou de um empate sem gols contra o Hapoel Tel Aviv, aparece na terceira colocação, com 6 pontos, mas ainda tem chances.



No Grupo C, o Manchester United bateu o Bursaspor por 3 a 0, na Turquia. Os gols dos ingleses foram marcados todos na etapa final. Mesmo desfalcados, os Red Devills marcaram com Fletcher, Obertan e o ex-sem-teto Bebé. Na outra partida da chave, o Valencia venceu com tranqulidade o Rangers pelo mesmo placar, 3 a 0, com dois gols de Soldado e um de Tino Costa. A situação do grupo fica assim: o Manchester United líder com 10 pontos, o Valencia em segundo com 7, o Rangers em terceiro com 5 pontos e na lanterna o Bursaspor, com nenhum ponto ganho. Os escoceses do Rangers ainda tentam, mas pelo visto não teremos zebra neste grupo.

E, para fechar, no Grupo D, o Barcelona ficou no empate contra o Copenhague. Marcando seu 100º gol sob o comando de Guardiola, o argentino Messi abriu o placar, depois de aproveitar corte errado da defesa dinamarquesa. Mas um brasileiro estragou a festa dos espanhóis. Claudemir chutou e aproveitou desvio para igualar o marcador para os donos da casa. O jogo na Dinamarca deixou as equipes como estavam antes da rodada. O Barça continua líder do grupo, com 8 pontos, e o Copenhague no segundo lugar, com 7 pontos, ambos perto da classificação. Na outra partida da chave, O Rubin Kazan empatou sem gols com o Panathianaikos, na Grécia. Os russos ainda tem chances de passarem as oitavas-de-final, enquanto os gregos estão praticamente eliminados da competição.

Teremos mais Liga dos Campeões da Europa nesta quarta-feira, com a terceira rodada de jogos dos Grupos E, F, G e H. Grandes jogos nos esperam.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Jogos Inesquecíveis - Náutico 0x1 Grêmio - A Batalha dos Aflitos

Na segunda postagem da série "Jogos Inesquecíveis", dou destaque a um dos jogos mais impressionantes da história recente do futebol brasileiro. De uma equipe que pode ser chamada de Imortal. Da partida que ficou historicamente registrada como a "Batalha dos Aflitos", jogo que virou até filme.

Era dia 26 de novembro de 2005. Estádio dos Aflitos, em Recife. Última rodada do quadrangular final do Campeonato Brasileiro da Série B. Náutico x Grêmio se enfrentavam por uma vaga na primeira divisão do ano seguinte. Os gaúchos precisavam de apenas um empate para garantirem a volta a Série A. Os pernambucanos precisavam vencer. Nenhum imaginava o que iria acontecer naquela histórica tarde de sábado.

Primeiro tempo de jogo, o Náutico tem a chance de abrir o placar numa cobrança de pênalti. Bruno Carvalho vai para a cobrança e para na trave direita do goleiro Galatto. Desespero por parte dos torcedores locais.

Mas tinha mais na segunda etapa. Muito mais. Final de jogo, os gaúchos levavam a classificação. Até que o árbitro Djalma Beltram marca outra penalidade máxima a favor dos donos da casa. Inconformados com a marcação e com a arbitragem como um todo, os jogadores gremistas se envolvem numa confusão com o próprio juiz e com a polícia militar, e tem QUATRO jogadores expulsos. 25 minutos de tumulto, com quatro homens a menos e campo, um pênalti contra e não podendo perder. A situação era quase irreversível.


Mas não para o tricolor dos Pampas. Espetacularmente, o goleiro Galatto defende a cobrança de pênalti de Ademar. E o mais improvável acontecia. Mesmo com somente sete jogadores em campo, Anderson marca o gol do título e da volta do Grêmio a primeira divisão. Inexplicável, espetacular, emocionante. O impossível se tornava realidade. O Imortal Tricolor ressurgia de onde não tinha mais forças. Uma Batalha, um verdadeira guerra dentro dos Aflitos. Com certeza um jogo inesqecível para os amantes do futebol.



FICHA TÉCNICA - NÁUTICO 0X1 GRÊMIO

Local: Estádio dos Aflitos (Recife)

Data:
26 de novembro de 2005

Árbitro:
Djalma Beltrami

Gol: Anderson, aos 63 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos:
Bruno Carvalho, Tozo, Paulo Matos e Miltinho (Náutico), Pereira e Lipatin (Grêmio).

Cartões vermelhos: Batata (Náutico); Escalona, Nunes, Patrício e Domingos (Grêmio).

NÁUTICO

Rodolpho, Bruno Carvalho (Miltinho), Tuca, Batata e Ademar; Tozo (Betinho), Cleisson, David (Romulado) e Danilo; Paulo Matos e Kuki. Técnico: Roberto Cavalo.

GRÊMIO

Galatto, Patrício, Pereira, Domingos e Escalona; Nunes, Sandro, Marcelo e Marcel (Ânderson); Lipatin (Marcelo Oliveira) e Ricardinho (Lucas). Técnico: Mano Menezes.

A narração emocionante diz tudo. A inesquecível "Batalha dos Aflitos":