O quarto post da série sobre os Campeonatos Estaduais 2011 tratará sobre o Campeonato Carioca. Assim como o Paulistão, o Cariocão tem teoricamente quatro favoritos, mas, diferentemente de São Paulo, no Rio os pequenos costumam não atrapalhar muito a vida dos grandes.

Tido como o campeonato regional mais charmoso, o Carioca conta com os favoritos de sempre. Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco. No fogão, atual campeão carioca, o técnico Joel Santana procurou manter sua base e trazer alguns reforços. Chegaram os laterais Lucas e Márcio Azevedo, o zagueiro João Filipe e o volante Arévalo Rios. Mesmo com as baixas de Lúcio Flávio, Leandro Guerreiro e Jobson, o fogão continua com um bom time, e tem tudo para defender a taça muito bem e conquistar o bicampeonato. No Flamengo, as principais aquisições foram o goleiro Felipe, os meias Vander e Botinelli, além de Thiago Neves e é claro,
Ronaldinho Gaúcho, considerada a grande estrela deste Cariocão. Vanderlei Luxemburgo não sofreu muitas saídas no elenco, e tenta apagar a má impressão da temporada passada, começando com a conquista do Estadual. Ainda há carências na equipe, mas os reforços contratados pela diretoria irão com certeza ajudar o rubro-negro a retomar a hegemonia no Rio. É o que a maior torcida do país espera.

O Fluminense, atual campeão brasileiro, manteve a base vitoriosa do ano passado e ainda trouxe bons reforços, como o goleiro Diego Cavalieri, o volante Edinho, o meia
Souza e o atacante Araújo. Com quase nenhuma saída, Muricy Ramalho já conhece muito bem o elenco que tem nas mãos (muitos consideram o melhor do Brasil), e o campeonato estadual, não conquistado desde 2005, terá que dividir atenções com a Libertadores. Mas, com um elenco cheio de bons jogadores, o tricolor poderá disputar em bom nível ambas as competições. E no Vasco, as novidades pouco apareceram. Tirando o zagueiro Anderson Martins, o volante Eduardo Costa e os atacantes Misael e Marcel, a equipe vascaína será praticamente a mesma de 2010, tirando as várias saídas de jogadores do elenco anterior. PC Gusmão aposta nas contratações pontuais feitas pela diretoria, na base e no entrosamento do grupo cruzmaltino para retomar a disputa por títulos, começando com o Campeonato Carioca. Aliás, a dupla Flu-Vasco tentará acabar com a hegemonia de Bota e Fla, que decidiram os últimos quatro campeonatos estaduais.
Entre os clubes considerados pequenos, que não tem muita tradição de chegar as finais (exceção em alguns anos), destaque para o tradicionalíssimo América, que será comandado fora das quatro linhas por Edu, irmão de Zico, e dentro dela pelo filho do galinho, o meia Thiago Coimbra, ex-Flamengo. Além do Mecão, Duque de Caxias, que fez boa campanha na Série B em 2010, Madureira, que conseguiu o acesso para a segunda divisão do Brasileirão, Volta Redonda e Boavista merecem observações, mesmo ficando esquecidos em meio aos quatro grandes. Este é o Campeonato Carioca 2011, que com várias estrelas, continua sendo o Estadual mais charmoso do Brasil.
Destaques: Loco Abreu e Herrera (Botafogo); Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves (Flamengo); Conca e Fred (Fluminense); Felipe e Carlos Alberto (Vasco).
Clubes participantes: América, Americano, Bangu, Botafogo, Boavista, Cabofriense, Duque de Caxias, Flamengo, Fluminense, Macaé, Madureira, Nova Iguaçu, Olaria, Resende, Vasco e Volta Redonda.
Regulamento: Os 16 clubes são divididos em dois grupos em turnos independentes. No primeiro turno (Taça Guanabara), os times jogando dentro de suas chaves, e no segundo turno (Taça Rio), jogam com os clubes das outras chaves, classificando os dois primeiros de cada grupo para as semifinais (1º A x 2º B – 1º B x 2º A). As semifinais e finais dos turnos são em jogos únicos, e havendo empate decisão por pênaltis. Os campeões de cada turno fazem a final geral, em dois jogos, e em caso de empate, decisão por pênaltis. Os dois clubes com piores campanhas nos dois turnos serão rebaixados.
Primeira rodada:Flamengo x Volta Redonda
Vasco x Resende
Botafogo x Duque de Caxias
Bangu x Fluminense
Boavista x América
Americano x Nova Iguaçu
Macaé x Cabofriense
Olaria x Madureira