Nesta quarta-feira o Santos entrará em campo em busca de seu principal objetivo no ano: o tão cobiçado título da Taça Libertadores da América. Depois do bicampeonato, conquistado ainda na geração Pelé, agora o peixe tenta o tri com a equipe comandada por Neymar. E, como vimos no primeiro jogo contra o Peñarol, se o alvinegro praiano jogar o que sabe, leva a taça para a Vila Belmiro, porque tem muito mais time pra isso. Mas, para isso, o peixe deve usufruir de alguns fatores favoráveis a ele, e também saber incorporar o "espírito da coisa".
O Santos tem a seu favor alguns fatores: o fato de jogar em casa, com o apoio da torcida. A diretoria santista decidiu (corretamente) continuar disputando as partidas decisivas no estádio do Pacaembu, na capital paulista, assim podendo atrair um maior público, já que a capacidade do Paulo Machado de Carvalho é maior do que a da Vila Belmiro. E ainda o peixe está invicto dentro do Pacaembu nesta Libertadores, fator que também ajuda. Mesmo a partida sendo fora de Santos, a torcida do alvinegro praiano com certeza fará um belo espetáculo, empurrando os meninos santistas pra cima do Peñarol.
Outro ponto que pesa a favor do Santos é de ter praticamente sua força máxima para jogar a partida mais decisiva da temporada. Praticamente porque o peixe vai ter somente um desfalque dentro de campo: o lateral-direito Jonathan continua machucado, mas deve ser bem substituído por Danilo, que está fazendo uma bela Libertadores. E as voltas de duas peças importantíssimas ajudarão e muito a equipe de Muricy Ramalho. Primeiramente, o zagueiro-capitão Edu Dracena retorna ao time, após cumprir suspensão automática no primeiro jogo da final. A presença dele em campo dará mais consistência a defesa santista, que não foi tão bem na partida no Uruguai, principalmente no primeiro tempo. E, principalmente, a volta de Paulo Henrique Ganso ao time dá uma esperança a mais a torcida, que verá seu camisa 10 novamente nos gramados depois de um longo tempo afastado por conta de lesão. Muricy ainda não confirma, mas é provável que Ganso comece jogando a segunda partida da grande final. Com certeza o meia é um grande "reforço" para o peixe, que precisará contar com a inspiração e o bom futebol não só dele, mas de toda a equipe, para superar o perigoso time do Peñarol.
Aliás, falando nos uruguaios, eles não mostraram muita coisa no primeiro jogo. Depois de deixarem adversários até antes favoritos pra trás, o Peñarol não mostrou um bom futebol no estádio Centenário, em Montevideu. Uma defesa fraca, com um ataque que só chegou por conta de alguns deslizes da defesa santista. Por isso é que a expectativa é de que o Santos vença o jogo e conquiste o tricampeonato da Libertadores da América. Como vimos, vários fatores conspiram a favor do peixe. Mas que isso não sirva para que os jogadores alvinegros se sintam relaxados: qualquer partida de Libertadores é muito dura, e os uruguaios, guerreiros e (muito) catimbeiros, prometem dificultar as coisas, mesmo com o Santos sendo bastante superior tecnicamente. Mas, para isso, o peixe deve incorporar o espírito da competição sul-americana. Garra e habilidade, vontade e malícia, explosão e tranquilidade. Estes são fatores predominantes para todo time que deseja ser campeão da Libertadores. Então, cabe aos Meninos da Vila controlarem todas estas emoções, totalmente distintas, mas que fazem chegar a um único objetivo: a conquista da Taça Libertadores da América 2011. Pra cima deles, Santos.
Jogando 'em casa' e com apoio da torcida, como você citou, o Santos vai em busca do principal objetivo no ano. Estou apostando muito... Mas é bom ficar atento, essa Libertadores já provou que tem zebra
ResponderExcluirAbraço
http://www.gremista-sangueazul.com
Xará, é uma grande e belíssima final, muita gente diz que é mais histórica do que emocionante, mas não concordo acho que vai ser uma grande final, como de praxe...
ResponderExcluirAbraços
http://www.conexaopaulista.com
Gabriel,
ResponderExcluirem futebol não existe verdades absolutas(acho que em qualquer coisa, rsrss), na teoria o peixe é grande favorito, mas o Peñarol não chegou na final atoa, acrdito no título do peixe, talvez até em um jogo fácil, mas vou esperar para ver.
BLOG DO CLEBER SOARES
www.clebersoares.blogspot.com
Axo dificil o Penarol segurar um bom futebol, isso é histórico, é só lembrar de 62 (Santos), e 83 (Grêmio)!
ResponderExcluirAbraços
maniadegremista.blogspot.com
Será uma final de arrepiar!
ResponderExcluirO Santos joga a seu farvor, mas é como você falou Gabriel, o peixe deve ter "Garra e habilidade, vontade e malícia, explosão e tranquilidade".
Para se ganhar um torneio tão importante como a Libertadores, depende de um conjunto, desde o roupeiro até os jogadores. Claro que uma peça alí, outra aquí, faz uma grande diferença.
Mas afinal, o Santos chegou no obstáculo mais difícil, agora é só ganhar.
Geano Souza
voceabolaeeu.blogspot.com
O Santos é mais técnico e deve vencer hoje, conquistando seu terceiro título da Libertadores, o que seria de mais para esses meninos da Vila.
ResponderExcluirBoas...
ResponderExcluirDefrontando uma equipa nada fácil, o Santos tem tudo a seu favor para sair com o titulo da Libertadores 2011.
Abraço
Mattos...paixaodabola.blogspot.com
Aceita parceria? meu blog é http://blog-olhonolance.blogspot.com
ResponderExcluir