Outros destaques positivos foram Fluminense, Grêmio e Internacional, que venceram bem na rodada e estão na cola dos primeiros colocados. E, se existiram equipes que foram muito bem, outras já tiveram muitas coisas a lamentar. O Botafogo foi surpreendido dentro de casa pela Ponte Preta e apagou a euforia do começo. Já Flamengo e São Paulo vivem momentos complicados, jogando um futebol muito fraco e com problemas dentro e fora de campo, com bastidores agitados. Apesar disso, o Brasileirão está muito embolado ainda, como já era de se esperar, muita coisa vai acontecer ainda, porém, já é muito bom as equipes já abrirem os olhos para a realidade.
Falando em tricolores e rubro-negros, as notícias parecem mesmo não serem nada boas para seus lados. O Flamengo parece ter todo dia um problema instalado dentro de si, seja interno ou mesmo em campo. O técnico Joel Santana, depois de mais uma atuação muito fraca, já começa a bambear (bastante) no cargo. A torcida já pede sua cabeça, inconformada com seus esquemas super-defensivos. Se isso não bastasse, o treinador ainda solta uma frase depois da partida contra o Grêmio, falando que a equipe vai disputar o título brasileiro. Convenhamos, com um elenco de jogadores como este, esta afirmação parece estar bem distante da gávea.
Já o São Paulo tomou uma decisão mais drástica. O treinador Leão não resistiu a eliminação na Copa do Brasil e o baixíssimo desempenho de sua equipe dentro de campo e foi demitido na manhã desta terça-feira. Apesar dos bons jogadores que possui, o tricolor parece possuir problemas em sua diretoria, e que já não são de hoje. O presidente Juvenal Juvêncio já enfrenta oposição dento do clube a um bom tempo, o que vem afetando o time nas últimas competições. A saída de Leão não deve resolver o problema de vitórias e bom desempenho da equipe, que precisa de uma boa renovação também fora de campo, para quem sabe voltar ao seu rumo normal.
Saímos do Campeonato Brasileiro para falarmos da Eurocopa, que chega a sua fase semifinal neste meio de semana. No sábado e domingo, mais duas seleções confiraram sua vaga para a próxima fase. A Espanha, grande favorita e atual campeã da competição, fez uma primeira etapa avassaladora, "a lá Barça", e segurou o ímpeto do adversário no segundo tempo, vencendo por 2 a 0 e assegurando sua vaga. Já a Itália teve que suar mais para se classificar. Apesar de dominar toda a partida contra a Inglaterra, finalizando ao todo 35 vezes, os italianos não conseguiram balançar as redes na etapa normal e na prorrogação, conseguindo sua classificação apenas nos pênaltis, onde os mais experientes fizeram a diferença. Agora, teremos dois jogaços nas semifinais. Espanha x Portugal na quarta-feira, e Alemanha x Itália na quinta. Um prato muito cheio para os amantes do futebol bem jogado. Teremos em campo uma Espanha que joga por música, uma Alemanha envolvente e leve, uma Itália surpreendente ofensivamente e ganhando força, e Portugal com sua estrela quase que solitária. Quem leva essa?
Gabriel,
ResponderExcluirmesmo sendo ainda muito cedo para maiores considerações, acredito que já podemos ver um esqueleto do que vai ser esse BR12. Times como Vasco e Fluminense, Santos e Corinthians, Inter, devem brigar pela ponta até o fim. Gremio e a dupla mineira até agora vão bem, mas até quando? Flamengo e São paulo é uma incógnita, por enquanto não brigam por nada, mas pode mudar a qualquer momento... assim como Palmeiras e Coritiba. O jeito é aguardar pelo menos até a 10ª rodada, onde todos ´so vão pensar exclusivamente na competição.
BLOG DO CLEBER SOARES
www.clebersoares.blogspot.com