Na última quarta-feira tivemos a realização das partidas de volta dos confrontos da Pré-Libertadores, fase classificatória para os grupos do torneio Sul-Americano. Dois brasileiros em campo, e dois panoramas bem diferentes.
Vamos começar pelo panorama favorável. O Grêmio enfrentou o Liverpool, do Uruguai. Depois do empate por 2 a 2 na partida de ida, fora de casa, o tricolor gaúcho decidiiu sua vaga no Estádio Olímpico, em Porto Alegre. E garantiu sua vaga. Mesmo com todas as dificuldades impostas pelo time uruguaio, que até saiu na frente, o Grêmio foi buscar o empate, com gol de André Lima. E, no segundo tempo, o "iluminado" meia-atacante Vinícius Pacheco, que acabara de ser contratado, entrou no jogo e, marcando duas vezes, deu a vitória e a vaga aos gaúchos, que agora entram no Grupo 2 da Libertadores da América, que ainda conta com o Oriente Petrolero, da Bolívia, o Junior Barranquilla, da Colômbia, e o León de Huánuco, do Peru. Mesmo sem grandes contratações e com algumas perdas, o tricolor entra forte e com um certo favoritismo para conseguir sua vaga a próxima fase da competição sul-americana. Libertadores, torneio bastante especial para todos os gremistas, que sonham em reeditar a época de glórias do clube, que já conquistou duas vezes a taça.
Situação bem diferente vive o Corinthians. Ainda sem nenhum título da Libertadores no currículo, o Timão também entrou em campo para decidir sua vaga na fase de grupos. Porém, a decisão seria fora de casa, mais precisamente na Colômbia, contra o Deportes Tolima. E a decepção na competição sul-americana mais uma vez tomou conta de toda a torcida corintiana. Mas desta vez foi diferente. Foi mais vergonhoso. Mais dolorido. Depois de um 0 a 0 preocupante na primeira partida, no Pacambu, o Corinthians foi para o jogo na Colômbia em uma situação perigosa. Sem criação no meio-de-campo e muito apático, o timão decepcionou mais uma vez. Tomou dois gols do Tolima no segundo tempo e jogou fora seu principal objetivo no ano em apenas dois jogos. Todo um projeto, em volta de uma obsessão chamada Libertadores da América, foi totalmente mal planejado. Sem grandes contratações e com perdas importantes, o Corinthians parecia bem acomodado, e o presidente Andrés Sanchez falava de boa cheia que o título das Américas viria "naturalmente", no passar dos anos. E quebrou a cara, mais uma vez. Vergonha e vexame do time do Parque São Jorge, que entra para a história negativamente, como o primeiro time brasileiro a ser eliminado na fase de Pré-Libertadores.
Panoramas completamente diferentes. Ascensão gremista e decepção corintiana na Pré-Libertadores. Agora, resta acompanhar a fase de grupos do mais importante torneio das Américas. Mesmo com a ausência do Corinthians, temos equipes de pouca expressão nos grupos. Prato cheio para os brasileiros abocanharem mais uma vez a competição. Temos além do Grêmio, Internacional, Fluminense, Santos e Cruzeiro. Cinco candidatos fortíssimos para ficarem com a taça. A Libertadores deste ano tem tudo para ficar nas maõs um time do Brasil, mais uma vez. Ou talvez de uma zebra, como um Deportes Tolima da vida. Que o Corinthians sirva de lição para as equipes brasileiras na Copa Libertadores da América 2011.
Gabriel,
ResponderExcluirpra mim ambos foram muito econômicos em contratações para times que sabiam que teriam uma pré libertadores, o Grem,io deu sorte e pegou um time prá lá de fraco, já o timão não deu essa sorte e pelo que jogou não merecia mesmo a vaga.
BLOG DO CLEBER SOARES
www.clebersoares.blogspot.com
Fui num Barzinho aqui em Blumenau assistir o jogo do Grêmio. Mas tinha algumas TV's transmitindo o jogo do Grêmio... Sofri muito com o Grêmio, mas vibrei e gritei mais com os gols do Tolima do que os do Grêmio, hehehehe.... A como é bom ver o Corinthians sofrer! E dale eliminações heim! Corinthians eliminado sempre muito cedo nas pocas Libertadores que jogou, por isso não tem história, e nunca vai ter, não sabe jogar Libertadores, é incrível. Por outro lado, o Grêmio está acostumado e com os reforços que vem por ai, poderá incomodar muito... E quem tem um presidente ruim como Andres, um Ronaldo que só serve pra marketing e um técnico que não sabe nem o que é um lateral, dá nisso.
ResponderExcluirE ai, quando você vem pra Blumenau? hehehe E o Brusque passou o Metrô então...
Abraço
http://gremista-sangueazul.blogspot.com
É realmente vergonhoso as atuações do Corinthians na Libertadores e depois dessa a Liberta vai vir é nunca pro Parque São Jorge rs rs rs e sobre o Grêmio foi bem diante do Liverpool e deu uma aula ao Corinthians de como jogar uma Libertadores.
ResponderExcluirAbraços
http://saopauloblognews.blogspot.com/
Oi Gabriel, um amigo definio o Corinthians como muitos dos trabahadores brasileiros: eles vão até lá, fazem o que dá e voltam para casa, a diferença é que pro brasileiro falta dinheiro e pro time do Corinthians sobra para as estrelas.
ResponderExcluirTenho uma indicação especial para vc no Apenas um Ponto Esportivo, espero que goste.
Beijo!
Pois é meu caro Gabriel Campi, situação de opostos na pré-Libertadores. Enquanto o Corinthians foi eliminado pelo Tolima, o Grêmio continua firme e forte na competição. No caso dos torcedores do time paulista, não precisava pichar e depredar carros por causa da eliminação do time, pois este não podem ser considerados torcedores; já para a parte azul do Rio Grande do Sul, só resta esperanças.
ResponderExcluirAbraços e saudações vascaínas.
Visitem- http://www.torcidacrvg.com
Os culpado por tudo isso são Andrés,Tite e alguns jogadores que não demonstraram o mínimo de disposição e vontade em campo.
ResponderExcluirAbraços!
http://fluminensetricolorguerreiro.blogspot.com/
Pois é Gabriel, Como diz o "sábio" e agora menos sisudo Muricy Ramalho: "a bola as vezes pune amigo". E não foi nessa partida que o timão caiu fora da Libertadores, e sim no ano passado, com a falta de planejamento.
ResponderExcluirForte abraço.
Jean Francisco
esportday.blogspot.com
Forte abraço.
O Corinthians não tem mesmo sorte com Libertadores,parece um carma!
ResponderExcluirJá o Grêmio ao meu ver é o mais motivado e junto com o Cruzeiro são os brasileiros que creio que possam ir mais longe na Libertadores esse ano!
Já coloquei teu link no blog.Está tudo certo.Abraço
http://www.digaofutebol.com/