Tensão. Drama. Nervosismo. Alegria. Tristeza. Decepção. E muita, mais muita emoção. Todas estas palavras e mais outras podem descrever a 37ª e penúltima rodada do Campeonato Brasilero, realizada neste domingo. Dos dez jogos realizados simultaneamente, quase todos fizeram todas estas palavras valerem e aflorarem dentro e fora de campo.
Vamos começar falando da briga pelo título, que, nesta rodada, começou entre três equipes, mas acabou com somente duas. Dois jogos envolviam os candidatos a taça de campeão brasileiro. Primeiramente, Figueirense x Corinthians jogaram no Orlando Scarpelli. E o timão venceu e ficou muito perto da taça. Liedson marcou o gol único do triunfo corintiano, que não foi mais comemorado ainda pela vitória do Vasco sobre o Fluminense, na outra partida que envolvia a disputa pelo título. Num jogo dramático e muito brigado, o cruzmaltino saiu na frente com Alecssandro, mas Fred empatou para o tricolor. Porém, aos 45 minutos da segunda etapa, Bernardo fez o gol salvador vascaíno, que deixa a equipe viva na disputa pelo título brasileiro. Para a última rodada, as contas são simples: para ser campeão, o Vasco precisa vencer o Flamengo e o Corinthaisn perder para o Palmeiras. Resultados diferentes destes dão a taça para o timão. O Flu dá adeus a briga pelo bicampeonato, mas já garantido na Libertadores do próximo ano.
Aliás, a briga pelas duas últimas vagas para a competição continental do ano que vem também está pegando fogo. Ainda temos seis equipes disputando as duas últimas vagas do G-5. Quem está na frente na disputa e praticamente dentro da Libertadores é o Flamengo, que conseguiu se recuperar vencendo o Internacional, adversário direto nesta briga. Ronaldinho Gaúcho voltou a marcar depois de muito tempo, deixando o rubro-negro muito perto da vaga e o colorado ainda na disputa. Quem chegou detrás e abocanhou uma vaguinha dentro do G-5 é o Coritiba, que venceu o Avaí com gol do zagueiro Jeci e, quando menos se acreditava, a equipe chegou e se "apoderou" da última vaga, contando ainda com os tropeços dos adversário diretos. Além do Internacional e do Figueirense, São Paulo e Botaofgo também perderam. O tricolor foi derrotado pelo Palmeiras no Pacaembu, resultado que deixou o time mais distante da vaga. Coisa parecida aconteceu com o Botafogo, que, depois da saída do técnico Caio Júnior, ficou totalmente entregue dentro do Brasileirão. O fogão foi até a Arena do Jacaré e acabou goleado pelo Atlético-MG. Porém, o time ainda tem chances de classificação.
E, se a disputa pelo título e pelas vagas na Libertadores estão muito emocionantes, o mesmo podemos falar da disputa para não cair. Depois do rebaixamento de Avaí e América-MG, ainda temos três equipes que buscam uma vaga para se salvar. São eles Atlético-PR, Ceará e Cruzeiro. O primeiro acabou perdendo e ficando em situação bastante complicada. O furacão foi derrotado pelo América-MG e agora dependerá de uma combinação de resultados para escapar. Já Ceará e Cruzeiro se enfrentaram, e acabaram no empate. O 2 a 2 ainda deixa a raposa um ponto a frente do rival, fora da degola, mas ainda correndo muitos riscos. O clássico contra o galo será decisivo para a equipe. Já os cearenses precisaram vencer o Bahia na última rodada para escaparem. Algumas equipes que buscavam confirmar seu lugar na elite conseguiram este objetivo. O Bahia foi até a Vila Belmiro e ficou no 1 a 1 com o Santos, na despedida do alvinegro praiano de sua torcida antes do Mundial de Clubes. O Atlético-MG, como já foi falado, sapecou o Botafogo por 4 a 0, continuando sua ótima fase e sacramentando de vez qualquer perigo de rebaixamento. Pra fechar, o Atlético-GO, que tinha remotas chances de cair, ficou no 2 a 2 com o Grêmio e apenas confirmou sua permanência.
Então é isso, amigos, o campeonato mais disputado e emocionante do planeta deixou suas definições principais para sua última e decisiva rodada. 38ª rodada que promete muito mais emoção e briga que todas as outras. Então, é melhor o torcedor preparar bem seu coração e a garganta para o próximo domingo, para se alegrar ou ficar triste, coisas que fazem parte do futebol. Que Brasileirão é esse, minha gente!
Boa madrugada, rs.
ResponderExcluirSimplesmente não há palavras para descrever a rodada. Um misto de tudo.
No jogo do Corinthians, achei que o gol do Liédson estava impedido.
Fiquei sabendo do gol do Bernardo no clássico carioca pela Web Rádio Verdão, pois lá eu estava ouvindo o clássico paulista. Lá, é fanatismo total pelo Palmeiras, e todos já estavam se lamentando pelo título do Corinthians, tal, até que um dos caras começou a gritar igual um louco: gol do Vasco. Depois, vi o gol aqui mesmo pelo computador, e me arrepiei com a narração, o Bernardo chorando, enfim. Incrível.
E depois que o Andrés assumiu alguma porrinha lá na CBF, estranho o Corinthians ganhar com um gol polemico e no jogo do Vasco, o cruzmaltino ter um gol LEGAL anulado e ter perdido o Juninho para o confronto diante o Flamengo.
Mas enfim, eu, como torcedor do Palmeiras, espero que pelo menos da gambazada ganhemos na última rodada, rs.
Abraço!
Pois é que brasileirão é esse?
ResponderExcluirCorinthians na raça e superação,
Vasco na emoção,
Flamengo no coração,
Palmeiras o azarão,
e o Cruzeiro meu amigo, ta querendo 2ª divisão!
Abraços! http://gfnogueira.blogspot.com/
Que rodada será a próxima...
ResponderExcluirfutebolmundodabola.blogspot.com
Gabriel, espetacular esse Brasileirão mesmo. Aos 30 do segundo tempo, estava tudo definido. No fim, nada definido, eta campeonato!
ResponderExcluirEstou na torcida pelo Vasco
Abraço
SANGUE AZUL - O site do Gremista!
------------------------------------
---> Grêmio tem defesa de rebaixado; Confira os números
Agora o Sangue Azul criou um acervo de vídeos do Grêmio. Seja nosso parceiro também. Acesse:
GSA Multimídia - Acervo de vídeos do Grêmio
Muita emoção mesmo! Nessa hora nem dá para palpitar, o que nos resta mesmo é assistir e torcer!
ResponderExcluirMas é certo que o Corinthians não é bobo e vai brigar muito pelo título! Enquanto isso o Vascão vai apostar na raça e ir para cima do Flamengo. Tudo vai ser decidido no detalhe, apesar de uma equipe não estar disputando uma final e nem jogando contra a outra. Qualquer erro pode ser crucial!
Samira
http://oquedeuerradofc.blogspot.com/