sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Faltam nove: Flu com a mão na taça, briga boa pelo G-4 e Z-4 "afundado"


Neste meio de semana o Campeonato Brasileiro teve a realização de mais uma de suas brigadas rodadas. A 29ª do total de 38 teve partidas que envolveram confrontos diretos entre equipes que brigam pelas duas zonas do campeonato: a da Libertadores, almejada, e a do rebaixamento, onde todos querem escapar o mais rapidamente possível (coisa que anda bastante difícil para as equipes que se encontram na zona). Diante disso, algumas mudanças e perspectivas foram confirmadas  Porém, a maior delas envolve realmente a disputa pelo título nacional.

Quem pode falar isso são os torcedores do Fluminense. Jogando fora de casa, mais uma vez o time mostrou entrosamento, união e qualidade para derrotar um adversário complicado como o Bahia e dar um gigantesco passo rumo a mais um título do Brasileirão. Dessa vez não foi o artilheiro Fred que decidiu, mas sim com os coadjuvantes Bruno e Rafael Sóbis, marcando os gols que fizeram o time abrir nove pontos de vantagem na ponta e praticamente selar a primeira colocação. Isto porque, daqui pra frente, o Flu possui uma sequência de jogos onde tem totais condições de somar os pontos necessários para garantir a faixa da campeão no peito. Mostrando uma regularidade e um aproveitamento impressionantes, a equipe de Abel consegue não perder pontos (mesmo fora de casa), e isto está sendo fundamental.


Diferentemente do Atlético-MG, que novamente perdeu pontos e vai deixando o sonho do título cada vez mais pra trás. Dessa vez, foi o Internacional que complicou as coisas para o galo. Com ambos os times desfalcados, o colorado marcou todos os seus gols na etapa final e reascendeu o sonho de entrar no G-4. Já o time mineiro foi perdendo força no decorrer da competição, e já abre o olho para não sair da zona dos quatro primeiro colocados. Isso porque o Grêmio conseguiu assumir a segunda colocação. Mais uma vez, o time de Luxemburgo foi super aplicado e, mesmo jogando na Ilha do Retiro, venceu bem o Sport e permanece muito embalado, consolidando ainda mais seu lugar na Libertadores do ano que vem.

Falando na briga pelas vagas na Libertadores, um confronto mais do que direto agitou este rodada. Vasco e São Paulo duelaram em São Januário, jogo que podia traçar de vez o rumo das equipes na reta final do campeonato. E, mesmo jogando longe de seus domínios, o time paulista mandou na partida e venceu com muita autoridade. Sendo desde o primeiro tempo muito superior dentro de campo, com uma arrumação quase que perfeita, o tricolor venceu por 2 a 0 e agora está somente a um ponto do quarto colocado, o próprio Vasco. Com um bom plantel de jogadores, o São Paulo precisava de um treinador para poder encaixar estas peças em uma verdadeira equipe, e encontrou em Ney Franco este comandante. Assim, o time vem fazendo belas apresentações e é o candidato para desbancar os cariocas, que já estão se segurando desde o final do primeiro turno no G-4.


Aliás, o cruzmaltino vem numa queda impressionante, com um time desarrumado e sem qualidade, que se atrapalhou depois da saída de algumas peças fundamentais. O time agora tem uma sequência muito complicada pela frente, onde ainda enfrentará todos os oito primeiros colocados (tirando o São Paulo), enquanto seu rival possui jogos mais fáceis teoricamente. Ascensão x queda: está mais do que na cara que os paulistas são os favoritos para ficarem com a última vaga da Libertadores, depois do jogo-chave de quarta-feira. E o fato deve se transcorrer.

Em queda livre na competição também se encontra o Botafogo, que praticamente disse adeus as chances de entrar na zona da Libertadores: o time novamente foi mal e dessa vez perdeu dentro de casa, acumulando o terceiro revés seguido. O Santos, mesmo sem Neymar, aplicou seu jogo e superou o time carioca, que, assim com o rival Vasco, perdeu muita força nesta reta final de campeonato. Com a derrota, as coisas ficaram muito mais difíceis. Quem sonha ainda com uma vaga no G-4 é o Cruzeiro, que na quarta-feira venceu a Portuguesa. Porém, tanto para botafoguenses como para cruzeirenses a irregularidade está pesando demais na briga por posições melhores na competição. E, como nós todos já sabemos, regularidade e boas colocações andam juntos neste Brasileirão.


Em Campinas, num jogo onde não se tinha muita coisa em disputa, a Ponte Preta venceu o Náutico e se afastou quase que completamente do Z-4. E, depois de falarmos da briga boa pelas primeiras colocações, vamos a parte dos desesperados deste Campeonato Brasileiro, onde a vida dos quatro últimos colocados já está muito delicada e deve continuar assim. Depois dos resultados desta rodada, podemos quase afirmar com precisão que a queda de quem está na zona do rebaixamento hoje é certa. Isso porque, a cada rodada que se passa, essas equipes não conseguem somar pontos, sofrendo muitas derrotas e vendo a esperança desaparecer aos poucos. São os casos de Sport, Palmeiras, Figueirense e Atlético-GO.

Como já foi falado, o primeiro foi derrotado em casa pelo Grêmio, e, não conseguindo ganhar nem em seus domínios, fora de casa buscar pontos fica complicado. O alviverde tinha um jogo-chave nesta rodada, contra o Coritiba, dento de casa, onde se ganhasse poderia arrancar de vez para deixar o risco de descenso. Mas as coisas não funcionaram como o planejado. Derrota novamente, e, depois de um bom começo, o técnico Gilson Kleina já vê a segunda divisão como uma realidade assustadora, assim como toda a torcida palmeirense. Fato é que, com o futebol praticado atualmente, esta equipe não faz por merecer escapar. Nesta rodada também tivemos o duelo entre os dois últimos colocados, onde o Figueira saiu vencedor e decretou a queda do dragão. Porém, a sua vida também anda muito difícil.


Conclusões já feitas desta 29ª rodada, um fato que se fica muito notado são as disputas nesta reta final de competição. Com relação ao título, o Fluminense é mais que o favorito para confirmar mais uma estrela. Pelo G-4, o Grêmio, pela sequência e pela regularidade que vem tendo, já se consolidou. O galo precisa abrir o olho para não cair fora, enquanto o Vasco já vê essa realidade muito próxima, depois de muito tempo estacionado dentro dele. O São Paulo vem "atropelando" os adversários e vem com tudo para entrar.  O Internacional corre por fora. E, na parte trágica da tabela, os quatro últimos colocados já parecem entregues para o rebaixamento. No final de semana teremos mais Brasileirão, consolidando e acirrando ainda mais todas estas disputas em todas as partes da tabela.

8 comentários:

  1. Vai pegar fogo... o Fluminense só perde o título não se querer, o Vasco vai sofrer muito pra ficar no G-4, e o Z-4 tá quase definido já... Grande postagem!

    abraços

    Lucas Campi - paixaopelaum.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. VENHO AKI CONVIDA-LOS PRA JOGAR UM JOGO DE FUTEBOL ONLINE,VC PODE GANHAR PREMIOS E NAO PRECISA PAGAR ND PRA JOGAR SE CADASTRE NO LINK AO LADO É RAPIDO E PRATICO : http://futmanager.com/futebol-online/s-jr.html

    ResponderExcluir
  3. VENHO AKI CONVIDA-LOS PRA JOGAR UM JOGO DE FUTEBOL ONLINE,VC PODE GANHAR PREMIOS E NAO PRECISA PAGAR ND PRA JOGAR SE CADASTRE NO LINK AO LADO É RAPIDO E PRATICO : http://futmanager.com/futebol-online/s-jr.html

    ResponderExcluir
  4. Fluminense cada vez mais perto do título, São Paulo indo para o G-4, e aos times se distanciando um pouco do Z-4. Mas não dá para falar de Campeonato Brasileiro sem tocar na arbitragem que vem tendo papel fundamental neste ano.


    Top Blog 2012; Vote no FC Gols

    Top 30 Brasil; Vote no FC Gols

    ResponderExcluir
  5. O Palmeiras realmente já era. E fará vergonha no ano que vem na Liberta com essa turma que anda por lá. Só o mais cego torcedor para não enxergar isso.

    O Vasco deu adeus ao G4 e parece sem forças pra retornar.

    E o Grêmio perdeu 2 daqueles pontos irrecuperáveis ao empatar em casa. Se já era dificil, agora então. O Flu agradece.

    Saudações!!!

    ResponderExcluir
  6. O futebol é um esporte fantástico nenhuma modalidade esportiva passa a mesma emoção para a sua torcida, não existe palavras para explicar a sensação que um torcedor sente ao ver um chute certeiro estufar a rede adversaria em uma final de campeonato.

    ResponderExcluir
  7. Tvfutebolaki.blogspot.com.br Aqui você assiste a melhor programação de tv online,futebol ao vivo,séries,animes,Filmes online etc, tudo isso grátis do seu pc.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!