Passada mais uma rodada nos Campeonatos Estaduais pelo país, faço um resumão dos jogos de domingo, pelos Campeonatos Paulista, Carioca, Mineiro, Gaúcho e Catarinense. Aliás, um resuminho, pra refrescar a memória, não faz mal a ninguém, concordam?

Pelo Campeonato Paulista, os quatro grandes encontram-se embolados na ponta da tabela. Depois das vitórias de Palmeiras e Santos no sábado, Corinthians e São Paulo não fizeram por menos e também venceram seus jogos, não deixando os rivais escaparem na classificação. O timão teve que suar bastante para derrotar o Mirassol, grande surpresa do Paulistão até agora. Com duas viradas no marcador, o time do técnico Tite, mesmo com alguns desfalques e jogando fora de casa, venceu pelo placar de 3 a 2, com destaque para os dois gols do atacante William, que teve ótima atuação. Quem sofreu bem menos para vencer foi o São Paulo. O tricolor passou por cima do vice-lanterna Santo André. Lucas foi o grande destaque do jogo, marcando um gol e fazendo a jogada de outro, e enlouquecendo a defesa adversária. Dagoberto e Casemiro também deixaram suas marcas, e a equipe lidera o Paulistão pelos critérios de desempate. O time aguarda ainda a chegada de Luis Fabiano. Quem é que sai? Dura missão para o técnico Paulo César Carpegianni.

No Cariocão, o Botafogo manteve seu excelente aproveitamento no sábado. E quem copiou o alvinegro e também venceu novamente foi o Vasco. Numa partida muito complicada, onde a equipe do Madureira vendeu muito caro a derrota, o cruzmaltino venceu pelo placar de 4 a 2. Depois de Bernardo abrir o placar ainda no primeiro tempo, o Madureira empatou. Depois, novamente Bernardo marcou e colocou o Vasco na frente. Mas Adriano Magrão deu a igualdade no placar mais uma vez. Porém, a tarde era mesmo de Bernardo, que, inspirado, marcou o terceiro gol vascaíno, que ainda ampliou com Felipe Bastos. O time da Colina venceu, mas ainda busca a tão sonhada regularidade na Taça Rio. E, no clássico tão esperado entre Flamengo x Fluminense, o placar foi o menos aguardado possível. Um 0 a 0 sem muitas emoções. Primeiro tempo do Fla, segundo tempo do Flu. Chances surgiram, para os dois lados, mas gol que é bom nada. O resultado culmiou no pedido de demissão do técnico Muricy Ramalho do comando do tricolor. Mas isto é assunto mais para frente (ou melhor, mais para baixo).

Tivemos também os complementos das rodadas dos Campeonatos Mineiro, Gaúcho e Catarinense. Em Minas Gerais, a dupla de BH teve momentos opostos. Enquanto o Cruzeiro aplicou uma sonora goleada por 7 a 0 em cima do Democrata, com três gols de Thiago Ribeiro, o Atlético-MG apenas ficou no empate por 2 a 2 com o Ipatinga. A raposa lidera, enquanto o galo é terceiro colocado. No Rio Grande do Sul, depois da derrota do Grêmio no sábado, o Internacional, a exemplo do rival, também não conseguiu vencer. O colorado fez um jogo de seis gols contra o Caxias, mas acabou ficando no empate em 3 a 3. Mesmo com os três gols e a "provocação" sadia de Leandro Damião, o Inter agora tira o Gauchão da cabeça e foca na Libertadores. E, para fechar, pelo Campeonato Catarinense, a Chapecoense continua na ponta da classificação no returno, mesmo com o empate no domingo por 2 a 2 contra o Imbituba, dentro da Arena Condá. Quem aproveitou para se aproximar do verdão na liderança foi o Joinville, que, em Itajaí, venceu o Marcílio Dias por 3 a 2. O Concórdia, último colocado na classificação geral, ainda respira com a vitória por 3 a 0 sobre o Metropolitano. E, no clássico da rodada, Avaí e Criciúma ficaram no empate. O leão abriu dois gols de vantagem na Ressacada, mas permitiu a reação do tigre. Quarta-feira tem Brusque x Figueirense. Catarinão bastante disputado.

Depois do resumão da rodada de domingo pelos Campeonatos Estaduais, não poderíamos deixar de falar de algumas notícias que agitaram este início de semana no futebol brasileiro. A começar, é claro, pela saída de Muricy Ramalho do comando técnico do Fluminense. O treinador tricampeão brasileiro pelo tricolor no ano passado já havia assinado sua recisão de contrato na noite de sábado, quando a equipe estava em concentração para o clássico contra o Flamengo, no domingo. Porém, Muricy não anunciou sua decisão a imprensa nem a torcida do Flu, esperando assim o final da partida no Engenhão para a declaração da saída do clube. Ele alegou que deixa o Fluminense pelo motivo de algumas promessas firmadas e não cumpridas. Segundo Muricy, foi lhe prometido uma total remodelação dentro de departamento de futebol e na estrutura do time carioca, coisa que acabou não acontecendo. Assim, insatisfeito, Muricy Ramalho não se viu em outra saída a não ser abandonar o cargo. O clima pesado com alguns diretores do clube também pesou na decisão do treinador, que chegou ao Fluminense em abril de 2010 e conseguiu a equipe ao título brasileiro daquele ano, pondo fim assim a um jejum de 26 anos do clube na competição nacional.
Agora, o atual treinador campeão brasileiro encontra-se desempregado. Mas, pelo que tudo indica, não por muito tempo. O Santos, nos próximos dias, deve oficializar uma prosta para levar Muricy à Vila Belmiro. Ainda sem técnico, depois da saída de Adílson Batista, o peixe vê em Muricy a pessoa certa para fazer o time santista engrenar de vez na temporada e, quem sabe, conquistar a Libertadores. Vamos esperar os próximos capítulos desta novela. O fato é que Muricy Ramalho tirou o Fluminense de uma longa fila, mas não conseguiu "revolucionar" o clube, coisa que no São Paulo conseguiu fazer com sucesso. Boa sorte para Muricy em sua nova empreitada.

E, para fechar este longo post, nada melhor do que falarmos de Campeonato Brasileiro. A CBF divulgou na tarde desta segunda-feira a tabela da competição, que terá seu início em maio. E, para tentar acabar com os esquemas de "entrega" de resultado na reta final do campeonato, a entidade maior do nosso futebol resolveu colocar nada menos do que oito clássicos estaduais para a última rodada. Corinthians x Palmeiras, São Paulo x Santos Vasco x Flamengo, Botafogo x Fluminense, Grêmio x Internacional, Atlético-MG x Cruzeiro, Avaí x Figueirense e Coritiba x Atlético-PR. Estes clássicos podem definir o rumo do Brasileirão em 2012. A medida não deixa de ser uma boa iniciativa da CBF, mas será que esta decisão poderá afetar o rumo do campeonato na sua última rodada? Esperaremos, com ansiedade, para ver o desfecho desta história.
Confira abaixo a primeira rodada do Campeonato Brasileiro de 2012 (21/05 ou 22/05/2011):
Palmeiras x Botafogo
Santos x Inter
Flamengo x Avaí
Fluminense x São Paulo
Ceará x Vasco
América-MG x Bahia
Grêmio x Corinthians
Atlético-MG x Atlético-PR
Coritiba x Atlético-GO
Figueirense x Cruzeiro