Neste domingo a seleção brasileira entrou em campo para mais um amistoso, desta vez contra a Escócia, no Emirates Stadium, em Londres. E venceu sua primeira na temporada de 2011. Apresentando um belo futebol, com toques rápidos e um time leve, o Brasil bateu os escoceses pelo placar de 2 a 0, assim apagando as últimas duas derrotas, para Argentina e França.
Mano Menezes entrou com algumas alterações em relação à equipe titular. A principal mudança foi no comando de ataque. Com o corte de Alexandre Pato, o jovem Leandro Damião assumiu o posto de camisa 9 da seleção, formando dupla de ataque com Neymar. Elano e Lúcio retornaram, e Jadson colocou a camisa 10 nas costas. E, mesmo enfrentando uma equipe totalmente recuada, com quase todos os jogadores atrás da linha do meio-de-campo, a nossa seleção não tomou conhecimento e fez prevalecer sua superioridade diante do adversário. Desde os primeiros minutos, o domínio foi total dos brasileiros, que tocavam muito bem a bola, e com a posse dela criavam oportunidades. Esperando a hora certa para a finalização, o Brasil chegava com facilidade no campo de ataque, mas pecava no último passe. Porém, a falta de um camisa 10 de ofício foi bem suprida com as subidas dos nossos dois laterais, Daniel Alves e André Santos, além das chegadas dos volantes de trás, Lucas e principalmente Ramires, enconstando nos homens de frente. Os dois meias, Elano e Jadson, foram um pouco menos ativos, obrigando assim Neymar a jogar um pouco mais afastado da área.
As primeiras chances de gol da seleção foram criadas por Jadson, num chute da entradas da área, e numa cabeçada que bateu no travessão de Leandro Damião. A Escócia pouco encomodava a defesa brasileira, muito bem postada. O Brasil criava, tocava a bola rapidamente e envolvida o adversário. O gol era questão de tempo. E ele veio aos 41 minutos. Justamente quando Neymar recebeu bola dentro da área, depois de jogada de André Santos pela esquerda. O menino prodígio da Vila dominou rapidamente e, mesmo encoberto pela marcação, colocou no cantinho do goleiro McGregor, abrindo o placar em Londres.
Na segunda etapa, a nossa seleção não diminuiu o ritmo e continou em cima dos escoceses, que mal conseguiam sair do seu campo de defesa. O ritmo brasileiro era alucinante, pressionando a saída de bola do adversário e continuando a criar oportunidades de gol. Neymar acertou a trave, Damião parou no arqueiro da Escócia e Ramires isolou a pelota na frente do gol. O Brasil mandava completamente na partida. E, quando Mano Menezes resolveu sacar Jadson e colocar Lucas no meio-de-campo da equipe, as coisas melhoraram ainda mais. O camisa 10 são-paulino deu ainda mais gás a seleção, com suas arrancadas e passes açucarados. E o segundo gol veio aos 31 minutos. Neymar recebeu dentro da área e foi calçado. Penalidade que ele mesmo cobrou e fez seu segundo gol no jogo e o segundo do Brasil. O ex-gremista Jonas também entrou na partida, e apareceu bem, desperdiçando boas chances. Até o final do jogo o time buscou o gol a qualquer custo, naõ dando brechas à zebra escocesa. Boa vitória e bela apresentação brasileira em Londres.
A seleção de Mano Menezes volta a vencer depois de duas derrotas consecutivas, e o mais importante, mostrando um bom futebol, com ofensividade, agilidade e categoria. Mesmo ainda carente de um camisa 10 organizador, a nossa seleção conseguiu se virar (e muito bem) dentro de campo, contando principalmente com seus laterais e com os volantes, aproximando nos homens de frente. Neymar já começa a mostrar sua cara com a camisa amarelinha, prometendo um ótimo futuro. A linha defensiva brasileira já está mais ou menos definidade, assim como a dupla de cabeças de área. A grande incógnita ainda fica no meio-de-campo e no ataque. Com a provável volta de Ganso, o posto de camisa 10 deve voltar ao garoto santista. Porém, a camisa 9 ainda está a disposição. Mano continua fazendo seus testes, mas ao mesmo tempo tentando começar a dar uma cara para esta nova seleção brasileira, que deixou uma boa impressão nesta vitória contra a Escócia.
higor.godeiro@gmail.com
ResponderExcluirVlw cara
Bela vitória e na verdade no meio temos Ganso e Lucas, quer mais ? kkkk.E no ataque ai sim, temos uma incógnata afinal é muita gente boa pra pouca coisa rs rs.Estamos muito bem servidos em todas as posições essa é verdade ...
ResponderExcluirAbraços !
http://www.conexaopaulista.com
Foi um bom jogo da nossa seleção Gabriel. Futebol muito bem jogado e uma boa vitória pra cima desses escoceses retranqueiros rsrs. E que partida do Neymar hein!
ResponderExcluirAbraços!
http://wwwfanaticosporfutebol.blogspot.com/
O ponto negativo,bem negativo mesmo foi mais um ato de racismo para com um brasileiro!Houve um torcedor que jogou uma casa de banana no gramado para o Neymar!Lamentável e inaceitável.Todos merecem respeito,independente da cor ou nacionalidade.
ResponderExcluirSobre o jogo,o esperado.Mas MAno ainda tem muito o que melhorar!Ganhar da Escócia é fácil,é obrigação.E,fica a pergunta:Se fosse a Argentina ou Alemanha,por exemplo,será que ganharíamos jogando desta forma que jogamos?Pois temos que ressaltar que o nível da Seleção Escocesa não é dos melhores!
Abração.E parabéns pelas análises.O blog está muito bom!
http://www.digaofutebol.com
OBS:
ResponderExcluirNo meu comentário anterior,eu quis dizer "casca de banana" e não casa de banana!
http://www.digaofutebol.com
E ai Gabriel, peço desculpas pelo sumiço, mas ando muito ocupado, rsrsrsrs, até pareço gente importante, rsrsrs.
ResponderExcluirA seleção jogoun o fino da bola, como é bom jogar sem pressão, vc não acha???
Neymar é o cara do momento, falta ainda a humildade dos vencedores, mas tenho fé que corrige esse erro, ... no mais a Escócia é fraca de mais pra maiores analises...
Um abraço.
BLOG DO CLEBER SOARES
www.clebersoares.blogspot.com
Essa vitória foi muito importante,porque depois de duas derrotas consecutivas o Brasil precisava mostrar o seu bom futebol.
ResponderExcluirAbraços!
http://fluminensetricolorguerreiro.blogspot.com/
De Neymar, já esperávamos o apresentado. Melhor foi Lucas (SPFC), que em 20 e poucos minutos deu belas arrancadas e passes. O moleque joga mt!
ResponderExcluirSaudações!!!
Muita gente fala que perdeu a graça de ver o Brasil jogar.
ResponderExcluirEu, sinceramente, adoro ver a seleção e torço pra esse time que o Mano está montando dê certo.
Ainda é cedo pra falar qualquer coisa, principalmente por ainda não ter disputado nenhum torneio, mas parece que vai ser um time bem equilibrado e que vai render bons frutos!
Samira
www.oquedeuerradofc.blogspot.com
Brasil jogou bem mesmo, mas ainda tem alguns jogadores a mudar, ainda é testes
ResponderExcluirAbraço
http://gremista-sangueazul.blogspot.com/
Pois é Gabriel, seu resumo foi, como sempre fatual. O amistoso mais parecia um treino defesa x ataque. A diferença é que a CBF ganhou ums trocadinhos...
ResponderExcluirAbs
Jean Francisco
esportday.blogspot.com