quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

A bola vai rolar - Raio-X Clubes Cariocas

Vamos a segunda edição da série "A bola vai rolar". Desta vez, destacamos os clubes cariocas, fazendo um Raio-X completo de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco.



BOTAFOGO





O fogão, que por pouco deixou escapar a vaga para a Libertadores da América, vem com algumas novidades e saídas. A começar pelas contratações. Posições carentes no time foram preenchidas. Para a lateral-direita, chega Lucas, ex-Figueirense. Para a ala esquerda, Márcio Azevedo, que se destacou no Atlético-PR. Para fechar, outro ex-Figueirense, o zagueiro João Filipe. Ainda estão em pauta em General Severiano as vindas dos meias Everton (ex-Flamengo, que hoje está no Tigres-MEX) e Mithyuê (Grêmio). As saídas também aconteceram. Voltam de empréstimos o zagueiro Dany Morais e o lateral Marcelo Cordeiro, ambos do Internacional, e o atacante Edno, do Corinthians. Alex Lopes (Duque de Caxias), Lúcio Flávio (Atlas-MEX) e Jóbson (Atlético-MG) também deixaram o clube. Loco Abreu continua sendo a estrela do time da estrela solitária. O técnico Joel Santana continua no comando da equipe, que mantendo a base e reforçando setores carentes do time tenta sair do quase e chegar em seus objetivos em 2011. O Bota já provou no ano passado que mesmo sem grandes estrelas no grupo conseguiu fazer boas campanhas nos campeonatos que disputou. A máxima continua valendo para esta temporada.

Time-base: Jeferson, Fábio Ferreita, Leandro Guerreiro e Antônio Carlos; Alessandro (Lucas), Fahel, Somália, Maicossuel (Renato Cajá) e Márcio Azevedo; Herrera (Caio) e Loco Abreu. Técnico: Joel Santana.

Competições em 2011: Campeonato Carioca, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana;
Pré-temporada: Engenhão (5 a 12 de janeiro); Granja Comary (13 a 19 de janeiro).

Próximos jogos:
Campeonato Carioca - 20/01 - Duque de Caxias (fora);
Copa do Brasil - 23/02 - River-PI (fora).



FLAMENGO





O rubro-negro carioca tenta apagar a má impressão deixada no Brasileirão do ano passado e voltar a brigar por títulos. Para isto, a diretoria agiu. Tanto em contratações como em dispensas. As principais aquisições feitas foram do goleiro Felipe (ex-Corinthians), vaga que vem sendo um problema para a equipe desde o caso Bruno. Dois meias também chegaram na Gávea. Vander, destaque do Bahia, e Darío Bottinelli (ex-Universidad Católica-CHI). A direção ainda trabalha com o nome de mais dois meio-campistas: Thiago Neves, ex-Fluminense, que tenta sua liberação com o Al-Hilal, e Ronaldinho Gaúcho, que ainda não decidiu seu futuro. O rubro-negro é uma das opções. A barca também visitou as depedências flamenguistas. Petkovic, Kleberson, Correa, Val Baiano e Diogo foram dispensados. O lateral-esquerdo Juan foi para o São Paulo, e o atacante Cristian Borja para o Estrela Vermelha-SER. Vanderlei Luxemburgo prometeu títulos para a torcida em 2011, e está montando um grupo a sua escolha, com a chegada de uns e a saída de outros. Em meio a contratações que não vingaram e novas aquisições, o Flamengo tentará dar ao seu torcedor uma temporada bem diferente este ano do que foi em 2010.

Time-base: Felipe, Léo Moura, Wellinton, Ronaldo Angelim e Rafael Galhardo (Egídio); Maldonado, Willians, Renato e Marquinhos (Fierro); Deivid e Diego Maurício. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Competições em 2011: Campeonato Carioca, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana;
Pré-temporada: Londrina (4 a 17 de janeiro).

Próximos jogos: Campeonato Carioca - 20/01 - Volta Redonda (casa);
Copa do Brasil - 16/02 - Murici-AL (fora).



FLUMINENSE





O tricolor das Laranjeiras, atual campeão brasileiro, sofreu poucas baixas e reforçou bem seu elenco. As duas vindas mais significativas foram a do goleiro Diego Cavalieri (ex-Palmeiras e Liverpool) e a do meia Souza (ex-São Paulo e Grêmio). Ainda voltam de empréstimo o zagueiro Leandro Teixeira e os atacantes Adriano e Bruno Veiga. E a diretoria mira mais dois reforços. O volante Edinho depende da liberação do Palmeiras, assim como o atacante Araújo, do Al-Gharafa-QAT. As saídas foram poucas. Somente o zagueiro Cássio e o volante Equi Gonzalez, ambos por fim de contrato, deixaram o clube. O multicampeão Muricy Ramalho conta com o entrosamento do time campeão nacional do ano passado, para fazer sucesso também nesta temporada. Conca, que passou por cirurgia, poderá ser utilizado, assim como Deco, Emerson e Fred, isto é claro se as lesões não atrapalharem seus planos. Com a base já montada e com reforços pontuais, o Flu chega para 2011 com status de favorito para tudo o que disputar nesta temporada. E a equipe pode assumir este papel, com a torcida empolgada e a participação na Copa Libertadores, que deve ser o objetivo do Flu no primeiro semestre.

Time-base: Diego Cavalieri, Mariano, Gum, Leandro Eusébio e Carlinhos; Valencia, Diguinho (Fernando Bob), Deco e Conca; Emerson e Fred. Técnico: Muricy Ramalho.

Competições em 2011:
Campeonato Carioca, Libertadores e Campeonato Brasileiro;
Pré-temporada: Resort em Mangaratiba - Rio de Janeiro (5 a 16 de janeiro).

Próximos jogos: Campeonato Carioca - 20/01 - Bangu (fora);
Liberadores - 09/02 - Argentinos Juniors (casa).



VASCO





O Gigante da Colina não viveu momentos muito marcantes no ano passado, e tenta mudar seu rumo mais uma vez. Para isto, a diretoria aposta na base e não apresentou grandes contratações para a torcida. As novidades são o zagueiro Anderson Martins (ex-Vitória), o volante Eduardo Costa (ex-São Paulo e Grêmio) e os atacantes Marcel (ex-Santos) e Misael (ex-Ceará). Os meias Enrico e Jeferson, além do lateral-esquerdo Márcio Careca retornam de empréstimo. Assim como no rival Flamengo, a barca vascaína foi bastante grande. As principais saídas foram do goleiro Tiago, do lateral Elder Granja, do volante Rafael Carioca, do meia Fumagalli e ao atacante Nunes, entre outros que foram dispensados ou emprestados a outros clubes. O treinador PC Gusmão foi mantido no cargo, e aposta no trabalho do grupo, que conhece bem e já tem um entrosamento desde a temporada passada. O elenco ainda necessitaria de reforços, mas a diretoria já anunciou que as contratações já foram encerradas, justificativas de problemas financeiros. Em meio as dificuldades, o torcedor vascaíno espera que, mesmo com um time modesto, o Vasco volte a disputar títulos n ano de 2011 e que justifique seu apelido de "Time da Virada".

Time-base:
Fernando Prass, Fágner, Dedé, Anderson Martins e Ramon; Nilton (Felipe Bastos), Eduardo Costa, Felipe e Carlos Alberto; Eder Luiz e Marcel (Zé Roberto). Técnico: PC Gusmão.

Competições em 2011: Campeonato Carioca, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana;
Pré-temporada: Atibaia-SP (4 a 14 de janeiro).

Próximos jogos: Campeonato Carioca - 19/01 - Resende (casa);
Copa do Brasil - 23/02 - Comercial-MS (fora).

10 comentários:

  1. O Fluminense se reforçou bem, como você disse, pois quem disputa Libertadores e está no grupo da Morte...
    O Flamengo tanto pensa em Ronaldinho que se esqueceu d resto...
    O Vasco tem o essencial, nem para conquistar títulos, nem para passar vergonha...
    O Botafogo sempre surpreende, faz campeonatos bons e outros muito ruins.

    Abraço

    http://gremista-sangueazul.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. COM CERTEZA, QUE O NIVEL TECNICO AUMENTE BASTANTE, estaremos acompanhando de perto como fizemos ano passado, TODOS OS PALPITES do FUTEBOLNAVEIA, afinal aqui ficamos por dentro de tudo que acontece no mundo do futebol.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde!

    A chave do Botafogo em 2011 pode ser o Joel Santana.

    Se o Fla contatar Ronaldinho, muita coisa pode mudar, mas se isso não acontecer, as coisas podem complicar um pouco. E uma coisa interessante é o que Fla perdeu, perdeu e perdeu, e foi pra Sul-Americana. O Bota ganhou, perdeu, ganhou e ganhou e ficou de fora. Que irônico...

    Já o Flu manteve a base, algo que ajuda em vários aspectos, e fez contratações estratégicas.

    E o Vasco está na 'pindaíba' de sempre...

    Abraço!

    www.net-esportes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. O Fluminense é o favorito por ter como base o time do ano passado.O Botafogo não contratou estrelas mas faz bons campeonatos cariocas.Flamengo precisa se reforçar mais porque mandou muita gente embora.Na minha opinião o Vasco não acertou nas contratações,mas é esperar para ver.

    abraços!

    http://fluminensetricolorguerreiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Bom Raio - X meu caro e pelo que a gente pode ver a exemplo de outros clubes os quatro grande do rio não abriram muito os cofres e trouxeram poucas estrelas pro elenco.

    Abraços!

    http://saopauloblognews.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Ele é uma figuraça Gabriel, louco mesmo!
    Abração e parabéns pelo post!
    Rodrigo Carvalho

    ResponderExcluir
  7. Bons goleiros, os de Fla e Flu, mas vms aguardar pra ver se vingam. Eduardo Costa é um tremendo botinudo. A torcida vascaína não merecia este "presente".

    Saudações!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá, sou Rodrigo Dutra, e gostaria que fizesse-mos uma parceria entre meu novo blog e o seu... O blog "Mania de Gremista" está no ar desde o dia 1º, e tem a intenção de mostrar o Grêmio na voz do gremista e de quem gosta do Imortal! Saiba +:
    http://maniadegremista.blogspot.com/2011/01/mania-de-gremista-no-ar.html
    Já estou seguindo seu blog, coloquei seu banner e seu link no Mania e aguardo que faça o mesmo... meu banner está em "Parceria" peço que dê preferência ao banner em html.
    Qualquer coisa: rodrigodutraa10@gmail.com.
    Um grande abraço brother!
    Sucesso em 2011!!!
    Rodrigo Dutra

    ResponderExcluir
  9. VIOLÊNCIA: FELIPE MELO DÁ SOLADA NA CARA DE ADVERSÁRIO E SÓ JOGOU 17 MINUTOS>

    http://contestadorblog.blogspot.com/2011/01/felipe-melo-ataca-novamente-deu-uma.html

    ResponderExcluir
  10. O Campeonato começa com o Flu como favorito, mas, não acredito na consquista tricolor.

    Para mim, o caneco vai para o Bota ou Vasco.

    Estou de volta!

    Abração,

    Luís - @luisfbarreiros
    porforadogramado.blogspot.com

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!