domingo, 9 de janeiro de 2011

Estaduais 2011- Campeonato Catarinense

Mais uma novidade aqui no blog. Antes de a bola voltar a rolar pelos gramados do Brasil afora, faço uma análise completa dos principais Campeonatos Estaduais que agitarão o país neste primeiro semestre. Os regionais são a primeira competição oficial que os clubes brasileiros participam na temporada de 2011. Então, nada melhor que dar um destaque para estes campeonatos, que mesmo com a desaprovação de alguns por conta do calendário nacional, não perdem seu charme a cada ano que passa. Assim como no ano passado, começaremos pelo Campeonato Catarinense.

O Catarinão 2011, assim como em 2010, promete uma disputa bastante acirrada, tanto pelo título, como nas vagas para a Série D do Brasileirão, assim como para escapar do rebaixamento. Os favoritos continuam os mesmos de sempre: Avaí, Figueirense, Criciúma e Joinville. O leão da ilha, depois de escapar do rebaixamento no Brasileiro no ano passado, perdeu algumas peças importantes nesta janela de negociações, mas vem se reforçando (repatriou o meia Marquinhos e o atacante William) e sempre surgi com muita força. O rival Figueirense, que conseguiu o acesso a Série A, manteve a base de 2010 e, com poucas perdas, trouxe mais gente (como o atacante Lenny) e é um dos favoritos para o título. O Criciúma, outra equipe que conseguiu acesso no ano passado, mas para a Série B, também aposta no time já montado, e com algumas aquisições vem forte. E o Joinville, que a poucos dias anunciou a contratação do experiente meia Ramon, ex-Vitória, e do lateral-esquerdo Fernandinho, ex-Atlético-MG, e conseguiu acesso para a Série C no tapetão, sempre com muita tradição também chega no pelotão da frente.

Além das quatro forças que sempre surgem como favoritos, os times considerados intermediários costumam incomodar (e muito) os grandes. A Chapecoense, que no campeonato passado acabou sendo rebaixada, mas com a desistência do Atlético-IB se manteve na primeira divisão, assim como o Brusque, que vem com forte investimento e com o grande reforço do atacante Aloísio Chulapa (ex-São Paulo e Vasco), podem surpreender os considerados grandes, principalmente jogando em seus domínios. E, num grupo que promete brigar por a única vaga na Série D do Brasileiro que resta e lutar contra o rebaixamento, surgem Metropolitano, Imbituba (que terá como treinador o ex-são-paulino Müller), Marcílio Dias e Concórdia, que com investimentos menores tendem a brigarem na parte de baixo da tabela. Isto se a zebra não resolver dar suas caras. O Campeonato Catarinense 2011 promete bastante emoção para os torcedores catarinenses.






Destaques: Marquinhos e William (Avaí), Reinaldo e Lenny (Figueirense), Fernandinho e Ramon (Joinville), Aloísio Chulapa (Brusque), Sérgio (Imbituba).








Clubes participantes: Avaí, Brusque, Chapecoense, Concórdia, Criciúma, Figueirense, Imbituba, Joinville, Marcílio Dias e Metrpolitano.

Regulamento: Os dez times se enfrentam em dois turnos independentes. Em cada um deles classificam-se os quatro primeiros para as semifinais (1ª x 4ª - 2ª x 3ª) em jogo único na casa do time de melhor campanha, assim como nas finais. Havendo empate classifica-se o mandante. Os campeões de cada turno se emfrentam em dois jogos. Se uma mesma equipe ganhar os dois turnos, se classifica para a final geral o time de melhor índice técnico. Os dois últimos clubes na classificação geral serão rebaixados para a Divisão Especial de 2012.

Primeira rodada:

Joinville x Brusque
Metropolitano x Figueirense
Imbituba x Marcílio Dias
Criciúma x Concórdia
Avaí x Chapecoense

13 comentários:

  1. Campeonato do nosso estado heim Gabriel. Não chama tanta a atenção como outros estaduais, mas é de certeza, que emoção e gols, não vão faltar. Os candidatos sempre sã Figueirense e Avaí. Em duelo a parte, eu sou Metropolitano, e você, Brusque.

    hehehe

    Abração

    http://gremista-sangueazul.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Sempre inovando meu caro parabéns por mais um belíssimo raio x dos clubes.

    Abraços!

    http://saopauloblognews.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá! Gostei do post sobre o campeonato catarinense, depois que a minha madrinha foi morar no bairro da Ressacada passei a prestar mais atenção nos times de Santa Catarina, e até mesmo no Hawai, torci muito pra ele não cair.
    Que bom ver o Aloisio!!!

    Um abraço!
    http://apenasumpontoesportivo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. ah... eu sei que estou em divida com você, estou te seguindo e linkando o blog lá no Apenas um ponto Esportivo.
    Espero que nos visite sempre que puder.

    ResponderExcluir
  5. conta melhor essa história do acesso do Joinville no tapetão, fiquei curioso aqui.

    ResponderExcluir
  6. O Futebol Catarinense nos reserva grandes histórias.

    Avaí e Figueirense, claro, são os grandes favoritos, mas o Criciúma corre por fora.

    Aqui tem algumas curiosidades do futebol desee maravilhoso estado: http://net-esportes.blogspot.com/2011/01/curiosidades-do-futebol-catarinense.html.

    O texto ficou muito grande, mas dá pra ver algumas histórias engraçadas, principalmente dos clubes pequenos, como o Concórdia.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Espero um bom campeonato por parte de Figueirense e Avaí. Boa sorte a ambos.

    Abraços!

    http://wwwfanaticosporfutebol.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Figueira e Avaí são os favoritos nessa disputa,mas
    Joinville fez boas contratações e o Criciúma de volta que subiu para série B também corre por fora.

    http://fluminensetricolorguerreiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá... um anônimo deixou um comentário muito infeliz no Mania... foi no post sobre o crescimento da torcida do Grêmio diante a torcida do Inter, claro que respondi com um comentário, e peço que dê sua opinião também no blog:

    http://maniadegremista.blogspot.com/2011/01/titulos-colorados-nao-impedem.html

    Aproveita e comenta os outros posts!!! :)
    Muitíssimo obrigado!!!

    maniadegremista.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Nova votação já a decorrer.

    Vamos sugerir reforços para os grandes e cabe ao leitor escolher qual a solução que mais lhe agrada.Vamos fazer sobre todos os grandes e começamos pelo Sporting, sugerindo vários nomes.

    Escolha o que mais gosta!!

    http://imperiofutebolistico.blogspot.com/

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. O futebol é um esporte fantástico nenhuma modalidade esportiva passa a mesma emoção para a sua torcida, não existe palavras para explicar a sensação que um torcedor sente ao ver um chute certeiro estufar a rede adversaria em uma final de campeonato.

    ResponderExcluir
  12. O futebol é um esporte fantástico nenhuma modalidade esportiva passa a mesma emoção para a sua torcida, não existe palavras para explicar a sensação que um torcedor sente ao ver um chute certeiro estufar a rede adversaria em uma final de campeonato.

    ResponderExcluir
  13. Com certeza o futebol é o esporte que os brasileiros são mais apaixonados, a paixão vem do berço com o incentivo principalmente da parte do pai, que normalmente acaba influenciando o filho a torcer para o time do coração dele. Isso faz com que a criança cresça com a vontade de assistir cada jogo do seu então time do coração e torcer para que a rede do adversário balance várias vezes.

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!