quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Estaduais 2011 – Campeonato Paulista

O segundo post da série sobre os Estaduais 2011 faz uma Raio-X completo sobre o Campeonato Paulista. Considerado o campeonato regional mais importante do país, o Paulistão deste ano promete mais uma vez ser bastante acirrado, não se restringindo apenas aos quatro grandes do Estado.

Começaremos então falando dos clubes favoritos. O atual campeão Santos manteve a base multicampeã de 2010 e ainda se reforçou, com nomes como o goleiro Aranha, o lateral-direito Jonathan, o volante Charles e o meia Elano, grande contratação para a temporada. Com a permanência de Paulo Henrique Ganso e Neymar na equipe, sob o comando de Adílson Batista, o peixe ainda tem a Libertadores neste primeiro semestre, mas promete "papar" tudo que vier pela frente este ano. Não duvidemos dos Meninos da Vila. O Corinthians, depois de um 2010 difícil, tenta um 2011 de conquistas, e com certeza não dispensara o Paulistão, mesmo com a obsessão a Libertadores. Tite se mantém no cargo de treinador, e a equipe também aposta na base já montada do ano passado para fazer bonito. Poucos nomes foram contratados. O zagueiro Wallace, o lateral-esquerdo Fábio Santos e o meia peruano Ramírez. Especulações ainda existem, mas o Timão já tem uma cara bem definida para o Estadual.

O São Paulo, assim como seus rivais, não realizou grandes aquisições. As novidades são o lateral-esquerdo Juan e o atacante William José. Paulo César Carpegianni sofrerá com alguns desfalques neste início de campeonato, por causa da seleção brasileira sub-20. Especulações ainda existem, mas o tricolor, com um elenco forte e de qualidade, vai com uma cara bem parecida com a de 2010 para o Paulista. Fora da Libertadores depois de muito tempo, o time do Morumbi deverá focar ainda mais a competição. E o Palmeiras, que assim como o Grêmio acabou fustrado na novela Ronaldingo Gaúcho, também vem com poucas novidades. O zagueiro Thiago Heleno, o lateral Cicinho (ex-Santo André), o meia William e atacante Mayckon Leite já acertaram com o alviverde, que no comando de Felipão tenta não decepcionar novamente neste ano. A conquista do Campeonato Paulista já seria um ótimo começo para a torcida.

Entre os clubes de menor expressão, que quase sempre dão as caras no Campeonato Paulista, temos Santo André, que foi vice-campeão no ano passado, a Portuguesa, que chegou perto do acesso a Série A no Brasileiro, o Mogi Mirim, que vem reforçado com o pentacampeão mundial Rivaldo (acumulando o cargo de jogador e presidente), além de outros times, como Ponte Preta, São Caetano, Botafogo e Oeste, que acabaram indo bem no campeonato passado e novamente podem surpreender e atrapalhar o caminho dos grandes. Este é o Paulistão 2011, sempre com os tradicionais favoritos, aliando as forças do interior. A briga pela taça promete ser emocionante.








Destaques: Bruno César, Ronaldo e Roberto Carlos (Corinthians); Marcos Assunção, Valdívia e Kleber (Palmeiras); Paulo Henrique Ganso, Elano e Neymar (Santos); Rogério Ceni, Dagoberto e Fernandão (São Paulo), Rivaldo (Mogi Mirim).








Clubes participantes: Americana, Botafogo, Bragantino, Corinthians, Grêmio Prudente, Ituano, Linense, Mirassol, Mogi Mirim, Noroeste, Oeste, Palmeiras, Paulista, Ponte Preta, Portuguesa, Santo André, Santos, São Bernardo, São Caetano e São Paulo.

Regulamento: Os 20 clubes se enfrentam em turno único na primeira fase, classificando-se os oito primeiros colocados, que disputarão a fase mata-mata em apenas uma partida (1º x 8º, 2º x 7º), até chegar à final. O mando será do time de melhor campanha na fase de classificação. A final será disputada em duas partidas. Os quatro últimos colocados caem para a segunda divisão em 2012.

Primeira rodada:

Linense x Santos
Mogi Mirim x São Paulo
Corinthians x Portuguesa
Palmeiras x Botafogo
Noroeste x Santo André
Guaratinguetá x Bragantino
São Bernardo x Grêmio Prudente
Mirassol x Ponte Preta
Paulista x Ituano
Oeste x São Caetano

13 comentários:

  1. Olá amigos do Blog Futebol na Veia. O Chelsea News Brasil agora é site e está em novo endereço. Por favor, troque nosso link em sua seção parceiros. Abraços e Obrigado!

    www.chelseabr.com.br

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Enquanto o Paulistão não começa, assisto ao Campeonato Cearense que, por sinal, promete ser o melhor da história do futebol no estado do Ceará.

    http://futeboleminhadroga.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. O Santos é o grande favorito, mas não se pode descartar a força dos outros grandes e a chance dos pequenos de surpreender, coisa que vem acontecendo há um bom tempo no paulista.

    Abraços!

    http://wwwfanaticosporfutebol.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olha, sem dúvida o Santos é um dos favoritos. Os outros tem que me surpreender muito... Mas o campeonato ficou muito melhor, e todos os grandes vão se classificar para o Octagonal... Mais chances de clássicos!

    Abraço

    http://gremista-sangueazul.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. QUAL É O JOGADOR: http://net-esportes.blogspot.com/2011/01/qual-e-o-jogador-3.html

    ResponderExcluir
  7. Apesar de priorizarem a libertadores,Corinthians e Santos são os favoritos,pois tem os melhores times.

    abraços!

    http://fluminensetricolorguerreiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o raio - x meu caro e o Santos que manteve a base campeã evidentemente é favorito os pequenos podem tentar petiscar alguma coisa mas os quatro grandes vão decidir o Paulistão afinal ficou mais fácil pros grandes o novo regulamento agora classificam oito pra pra próxima fase e a tendência é a gente ver os grandes com time reservas e chegando com mais folga ao mata - mata

    Abraços!

    http://saopauloblognews.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Santos na minha visão é o franco favorito, mesmo priorizando a libertadores.

    @admsport
    http://admsports.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Espero que neste ano, o Azulão resolva acabar com esta praga que atacou Anacleto Campanella, após a morte de Serginho. Não sei se dá para ser campeão, ams que o São caetano possa fazer uma ótima campanha na temporada.
    www.turmatricolorba.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. JOEL SANTANA na "Entrevista do Carvalho" de hoje!
    Não perca!
    http://opiniaodocarvalho.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. O Paulistão promete. Se eu fosse apostar hoje em um campeão seria o Santos. Para mim, o Palmeiras aparece como o time menos forte, digamos assim, entre os grandes.

    www.oscraquesnarede@hotmail.com
    Twitter: @oscraquesnarede

    ResponderExcluir
  13. Assitem jogos do seu time de coração aqui fut2011.blogspot.com , vlw , nele passa todos os estaduais e brasileirão a & e , SEM PAGAR NADA, APROVEITE JÁ , jogos em alta definição em HD!

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!