quinta-feira, 8 de março de 2012

Os donos da bola na atualidade


A quarta-feira do dia 07 de março de 2012 sem dúvida foi especial para todos que apreciam aquele esporte tão popular mundialmente, com 22 jogadores em campo correndo atrás de uma bola durante 90 minutos. Isto porque tivemos o grande destaque de dois jogadores que representam atualmente o que é jogar futebol.

Meio de semana com rodada de Liga dos Campeões da Europa e Taça Libertadores da América sempre é promessa de grandes jogos e atletas se destacando com ótimas atuações e muitos gols. E as rodadas ficam mais especiais ainda quando temos em campo jogadores com o estigma de craque e que podem decidir partidas sozinhos, com lances mágicos que entram para a história. Lionel Messi e Neymar se enquadram nestas características, e provaram ontem que são realmente os donos da bola no futebol atualmente.

Vamos começar falando do melhor jogador do mundo. Duelo de volta pelas oitavas-de-final da Liga dos Campeões. Em campo, Barcelona x Bayer Leverkusen, no Camp Nou. O duelo de ida já havia permitido que o time da casa abrisse uma boa vantagem. Porém, nem o time catalão e muito menos Messi se importaram com isso, e apresentaram mais uma vez seus arsenais e repertórios com extrema categoria, qualidade, habilidade e genialidade. O argentino surgia de todos os lados do campo, com a bola dominada sempre muito próxima não só do seu pé bom, o esquerdo, mas também do "pé ruim", que, quando se fala de um craque, não existe. Tanto é que ele marcou também com o pé direito. Ao todo, foram cinco gols na goleada por 7 a 1 do Barça, que garantiu a equipe nas quartas-de-final da competição.


Pelos lindos gols, um mais bonito que o outro, com direito a cavadinhas, chutaços e dribles, Messi consegue unir a velocidade de um ponta com a frieza de um camisa 9 para empurrar a bola para as redes com a maior categoria e maestria possíveis. Com uma média impressionante de gols, principalmente nesta temporada (já são 48 em 42 jogos, além de 21 assistências), "La Pulga" está muito próximo de se tornar o maior artilheiro do Barcelona de todos os tempos. Com certeza ele já faz parte do grupo de melhores jogadores de todos os tempos, não só pelos gols, mas também por toda a categoria e genialidade de seu futebol, que consegue aliar categoria com objetividade. E olha que ele só está com 24 anos, tem muito chão pela frente. É impressionante e quase surreal o futebol apresentado por Messi, e todos nós somos grandes privilegiados em ver seu futebol dentro de campo.

E, para quem já tinha se encantado com Lionel Messi, ainda veria mais um show particular no mesmo dia, só que em outro continente e em outra competição de clubes importantíssima, com outra jóia em campo. Este mais precoce, mais jovem, com menos experiência, mas com a mesma categoria de craque. Este não argentino, mas sim brasileiro, para a nossa felicidade. Neymar já havia provado na temporada passada o quanto pode desfilar seu bom futebol nos gramados. E, logo no comecinho da temporada 2012, ele já está voando. No Campeonato Paulista ele já estava provando toda sua qualidade. Porém, no jogo de ontem, contra o Internacional, pelo segundo jogo do Santos na Taça Libertadores, ele resolveu realmente mostrar porque é a maior esperança da nossa seleção para a Copa do Mundo de 2014.

Ele marcou os três gols da vitória santista por 3 a 1 na Vila Belmiro, com destaque para os dois últimos gols. Em duas arrancadas geniais, Neymar arrancou aplausos de todos, inclusive dos colorados, que reconheceram toda sua qualidade técnica. E, já que falamos de Messi, o craque brasileiro não queria ficar para trás e anotou dois gols com a marca do argentino: velocidade e bola dominada muito próxima do pé, parando só no fundo das redes, para espanto do Brasil e de todo o mundo. Aliás, mais uma vez espanto, ou até nem mais isso, pois as "peripécias" de Neymar dentro de campo só ficam mais frequentes a cada atuação da nossa jóia rara.


Podemos considerar tanto Messi como Neymar como os principais gênios da bola na atualidade, pelo expressivo número de gols que marcam e por toda a qualidade que apresentam dentro de campo. Ambos apresentam características diferentes. Messi é mais experiente, tem mais poder de decisão, velocidade e objetividade. Neymar tem o estilo mais driblador, moleque, sem deixar de ser protagonista. Porém, mesmo com as diferenças, ambos representam um fator muito importante no futebol mundial: a volta de magia e da alegria de se ver e jogar bola, de reverenciar dois craques atuando pelos seus clubes, e que são as grandes esperanças das suas seleções daqui pra frente. Podemos comemorar também que eles ainda são muito jovens, tem muito caminho para percorrerem ainda, e prometem dar muitas alegrias e surpreender ainda mais os torcedores e apreciadores do futebol bem jogado.

Lembramos aqui que não estamos comparando ambos: Messi já foi o melhor jogador do mundo três vezes,  joga na Europa, disputou Copas do Mundo e atua em um clube de ponta internacionalmente falando. Neymar surgiu a pouco tempo, ainda é precoce, e, apesar de já ter se tornado uma realidade no futebol mundial, ainda necessita de quesitos para chegar onde o argentino está hoje. Mesmo assim, podemos afirmar que dá muito gosto de ver ambos atuando e jogando por diversos campos no mundo, e dizer que são sul-americanos, de países rivais, como são Argentina e Brasil. Alguns até diriam que a nostalgia do futebol antigo teve volta nem que fosse por pouco tempo, com as atuações de Messi e Neymar neste início de ano. E, convenhamos, se voltou ou não, fato é que é muito bom vermos hoje dois craques atuando desta maneira. E o futuro nos reserva muito mais.

32 comentários:

  1. Simplesmente dois grandes jogadores. Claro que Messi ainda é melhor, mas o Neymar joga muita bola, sem dúvida dois craques de bola que ainda tem um futuro pela frente brilhante

    SANGUE AZUL

    ResponderExcluir
  2. Boas, venho aqui pedir a todos um enorme favor, se podem registar-se num fórum que já conta com um bom número de registados:

    http://w11.zetaboards.com/QuadroTatico/index/

    Gostava também, se fosse possível, que metessem gosto na nossa página do facebook:

    http://www.facebook.com/QuadroTatico

    Obrigado pessoal!

    ResponderExcluir
  3. Pára tudo! Messi é lendário. Jogador que dispensa nossos elogios, se bem que nunca é enjoativo dizer que ele é artilheiro, gênial, habilidoso, humilde, frio, calculista, rápido e mestre com a bola nos pés!

    No Play 2 eu não gosto muito do cara, por incrível que pareça. Mas verdade seja dita também, ele é um jogador que depende muito do time em que atua. Por exemplo, joguemos ele no M.United, no Real Madrid, na Inter, ele vai cair muito de rendimento. Prova disso são os lampejos na seleção da Argentina, onde ele não tem o apoio técnico que tem no barça. Mas de qualquer jeito, é gênio. Que jogue assim por mais 1000 anos. Abraços!

    http://blogdopablosantos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Neymar também segue as mesmas características de Messi. O diferencial é que o Messi é mais incorpado, porém sabe se virar menos sozinho, do que o Neymar. Abraços!

    ResponderExcluir
  5. fala neto sou de campinas sou pontepreta vc tem que parar de falar so da galinhada fala mais da ponte

    ResponderExcluir
  6. Messi é o melhor do Mundo. Ele tem drible e velocidades incríveis, um chute bom com a direita e ótimo com a esquerda. Além disso, ele nunca cai.


    Neymar é o melhor da América. Ele tem dribles e velocidades ótimos, um chute bom com a esquerda e muito bom com a direita. Ele cai, mas não se joga.

    Neymar tem 20 anos, é o Rei da América, Craque do Brasileirão, 2x Chuteira de Ouro e o 10º melhor do Mundo. E ainda tem muito pra jogar. Em 2013, podem cravar, ele será (de tudo der certo) o melhor do Mundo.

    ResponderExcluir
  7. Que bom que temos dois gênios da bola impossíveis de serem parados. São jogadores que tem velocidade de raciocínio acima da média. Tô seguindo.
    http://10boleiros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. EH REALMENTE SÃO JOGADORES FANTASTICOS,GOSTARIA DE VER O MENINO NEYMAR JOGANDO NA EUROPA .... ONDE OS GRANDES TIMES MONTAM VERDADEIRAS SELEÇOES

    ResponderExcluir
  9. Interessante suas matéria
    siga meu blog

    http://blogesports.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Gostei do seu gosto por futebol falando de Neymar e Messi

    ResponderExcluir
  11. gostei mt do seu blog acabei de fazer o meu
    http://vinicius-esporteemgeral.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Futmanager

    GALERA ADD ESSE JOGO AI http://futmanager.com/futebol-online/black-fc.html MUITO MASSA oK

    E NAO É VIRUS VALEW

    ResponderExcluir
  13. Boas, amigo postei a tabela do Brasileirão 2012 em Excel!

    Abraço

    ResponderExcluir
  14. Amigo, acho que o Neymar precisa amadurecer, ser mais objetivo, Oscar do Internacional ta jogando muita bola, no minimo igual a Neymar, no entanto qualquer drible que ele *Neymar* dá a prim prim, fala horrores do cara, ele pega a bola e geralmente fica driblando sem objetividade, em sua grande maioriia no meio de campo. Tão com a publicidade colocando ele em um patamar acima de Romário, Fenômeno, Gaúcho, entre tantos outros. Sendo que os três acima citados no augi jogaram muito, mais muito mais bola que o Neymar joga.
    E Messi? É Messi!

    Abraço Amigo.

    Tabela do Brasileirão postada em meu Blog.

    ResponderExcluir
  15. ótimo blog Amigo si quiser fazer parceira estamos ai ;)

    http://pimbahnagorduchinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Fala pessoal,

    Comecei a escrever o blog "Esporte é minha amante", e to querendo ouvir a crítica/sugestão/comentário de quem já tá nessa!

    http://esporteeminhaamante.blogspot.com.br/

    abraços!

    ResponderExcluir
  17. Olá tudo bem ?
    Sou dono de um blog aqui no blogspot e gostaria que vocês me ajudassem na divulgação dele. Fala sobre futebol e táticas.
    Muito obrigado e grande abraço!!!
    http://taticadojogo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Os dois são grandes jogadores. São realmente os melhores, mas ainda não existe a possibilidade de comparação. Messi está anos-luz na frente

    O bom é que quem gosta de futebol pode acompanhar dois craques jogando, é de encher os olhos.

    ResponderExcluir
  19. Ae brother, participa da nova temporada do "Verdadeiro ou Falso?"

    http://britfoot.blogspot.com.br/2012/04/verdadeiro-ou-falso-11.html

    ResponderExcluir
  20. Um dos melhores textos que já vi sobre o assunto Messi vs Neymar. Parabéns :)

    ResponderExcluir
  21. Fala Gabriel,
    O Messi é um jogador indiscutivel atualmente, assim como o RG10 a anos fez, porém muito mais completo e Unanime...
    Neymar, por conta do complexo de inferioridade nacional, além da falta de bagagem e principalmente pouco serviço prestado no ambito internacional, ao meu ver nao é comparado ao Messi,e na minha opiniao, apesar de nao concordar com alguns motivos,no geral avaliso...
    Neymar pode chegar,mas ainda nao compete com quem por muitos, muitas vezes é colocado entre os maiores da historia.

    grande abrass amigo!

    http://admsports.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Visitem o site www.barragol.com.br, a empresa trabalha com planejamento e organização de eventos esportivos empresariais.

    ResponderExcluir
  23. Ola...
    Acabei de criar um blog sobre futebol e gostava que o vissem
    http://bola-na-baliza.blogspot.pt/

    Para mim Messi é indiscutivelmente o melhor do mundo,mas também gosto muito de ver o Neymar jogar.

    ResponderExcluir
  24. Driblam, correm com a bola colada ao pé, veem o jogo, finalizam; carregam o time nas costas quando é preciso, falham vez ou outra como seres humanos que são.

    ResponderExcluir
  25. E aí galera apaixonada por futebol!

    Parabéns pelo blog! Coisa de profissional! Deem uma olhada no http://tomdebola.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. muito bom esse blog visito td os dias xD acho que neymar nao é dono da bola,ele tens que evoluir muito para chegar ao nivel de messi.
    Para todos que gostao de futebol um jogo no estilo Bola social soccer: http://www.powerplaymanager.com/r1019032 da de jogar pelo face.

    ResponderExcluir
  27. O futebol é um esporte fantástico nenhuma modalidade esportiva passa a mesma emoção para a sua torcida, não existe palavras para explicar a sensação que um torcedor sente ao ver um chute certeiro estufar a rede adversaria em uma final de campeonato.

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Com certeza o futebol é o esporte que os brasileiros são mais apaixonados, a paixão vem do berço com o incentivo principalmente da parte do pai, que normalmente acaba influenciando o filho a torcer para o time do coração dele. Isso faz com que a criança cresça com a vontade de assistir cada jogo do seu então time do coração e torcer para que a rede do adversário balance várias vezes.

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!