terça-feira, 24 de julho de 2012

2012: Jovem ano dourado?


A partir desta quinta-feira, dia 26, o mundo mais uma vez vai parar para acompanhar a maior competição esportiva do mundo. Bastante aguardada e muito cobiçada, a Olimpíada de Londres pode ser considerada o sonho e o maior objetivo de qualquer esportista atualmente. E, para o futebol, a coisa não é diferente. Apesar de muitos desprezarem, a disputa pela medalha de ouro olímpica acaba envolvendo muita a seleção brasileira, que ainda não tem este título no currículo, e, até por isso mesmo, a sua importância aumenta consideravelmente.

E a “pergunta-título” deste post já pode caracterizar qual assunto será tratado neste texto. Se olharmos pelo lado da pergunta, esta já é bastante pertinente, bate na cabeça do torcedor brasileiro há tempos e, depois de muitas decepções, incertezas e vexames, até parece que nunca vai ser respondida da melhor forma: com uma medalha dourada. Porém, podemos olhar pelo outro lado, se analisarmos que possuímos neste momento uma seleção de jovens talentos que há muito tempo não se via, não só pelo talento e potencial individual dos jogadores, mas também por todo o conjunto, onde a equipe fica competitiva e forte em todos os setores de campo e favorita para ganhar o inédito ouro para o Brasil. 

 
A preparação começou ainda cedo. Podemos considerar que, neste ano, os amistosos da seleção principal foram todos voltados para convocações de jogadores com idade olímpica e testes para os prováveis times de Mano Menezes para os jogos. E, apesar dos resultados variarem bastante nos testes, a seleção foi criando uma “cara” bastante jovem e promissora paras as Olimpíadas, tentando entrosar sua equipe e fazendo os jogadores se entenderem dentro de campo.
 
Em relação à convocação dos 18 atletas que disputarão os jogos, Mano Menezes acabou não fazendo nenhuma surpresa e acabou chamando aqueles jogadores que já vinham sido testados desde o início da temporada. Podemos considerar que temos uma equipe bastante qualificada, e não só os onze titulares: o elenco tem opções de sobra para uma eventual situação de desvantagem. Infelizmente a lesão do goleiro santista Rafael pode ser considerada um fator a lamentar, pois o jovem arqueiro estava passando muita segurança debaixo das balizas. Seu reserva, Neto, ex-Atlético-PR, agora poderá mostrar se está ou não preparado para esta eventualidade e terá que corresponder à confiança de Mano, que tem o chamado constantemente nas convocações.

 
Nas laterais, temos jogadores muito eficientes no apoio ao ataque, mas que não tem como seu ponto forte a marcação. Os prováveis titulares serão Rafael, pelo lado direito, e Marcelo, pelo lado esquerdo (este último está na lista dos três atletas acima dos 23 anos, que ainda conta com Thiago Silva e Hulk). Ambos tem muita qualidade, mas devem ficar atentos com as investidas adversárias. A zaga estará muito bem servida com o “monstro” e capitão Thiago Silva, um dos melhores zagueiros do mundo, que tem o papel de líder dentro de campo. A incógnita está justamente em seu companheiro, que deve ser Juan. Ele se apresentou um pouco “estabanado” em algumas partidas, mas já mostrou que pode superar isto e fazer uma boa Olimpíada. Protegendo a defesa estarão Rômulo e Sandro, dupla que já se mostrou afinada nas últimas partidas, e que terá a missão de defender e ser aquele já conhecido “elemento-surpresa” nas subidas ao ataque. Quanto aos dois, nenhuma preocupação.

O meio-de-campo de criação da nossa seleção olímpica conta com três atletas com grande potencial: Oscar, Lucas e Paulo Henrique Ganso. Pelo esquema com três atacantes que Mano pretende colocar em campo, somente um deles será o titular, e este deve ser Oscar, que está fazendo por merecer sua vaga, pois vem se destacando ultimamente, principalmente nos jogos decisivos. Assim, Lucas ficaria mais como uma opção de ataque, jogando pelos lados de campo, como é sua característica. Já Ganso terá que mostrar dentro de campo se merece prestígio. Há tempos que o meia santista não apresenta nada de interessante em seu futebol. Na linha de frente da seleção canarinho, Neymar e Hulk darão velocidade pelas pontas, enquanto Leandro Damião assumirá a complicada missão de ser o camisa 9. Alexandre Pato fica como uma boa opção para esta posição.


Somente olhando assim por cima, podemos ter a impressão que a seleção brasileira atuará com um esquema até um tanto ofensivo nestes Jogos Olímpicos. Porém, uma das características mais fortes desta equipe de Mano está justamente na marcação, onde todos voltam para fechar os espaços. Apostando nisso e principalmente na velocidade, inspiração e talento dos jovens jogadores, além de toda a preparação feita, o Brasil mais uma vez entra em campo para tentar afastar de uma vez por todas o “fantasma” das Olimpíadas, que ronda já por tanto tempo o nosso futebol. Querendo ou não, mesmo com alguns não dando muita importância para os jogos, a competição sem dúvida será um divisor de águas para esta seleção, e principalmente para o técnico Mano Menezes. E isto já ficou de certa forma evidente.

Então, a responsabilidade é grande, a expectativa é maior ainda, e é assim que nossa seleção vai entrar em campo em Londres, tentando voltar para o Brasil com um brilho especial, em um tom dourado, como todos esperam. 2012 pode ser considerado o ano onde o país está com mais chances de conquistas esta medalha inédita, e pode ser até por isso que o peso desta Olimpíada parece maior. Boa sorte aos meninos brasileiros, que, se mostrarem o que sabem jogar dentro de campo, tem plenas chances de trazer a medalha de ouro pra casa, e, consequentemente, fazer história.

2 comentários:

  1. Essa seleção tem a obrigação de levar a medalha de ouro,á unica seleção q pode atrapalhar é a espanha por ter uma boa formação de jogadores e se o tecnico não preparado mano meneses perder a medalha de ouro ele será demitido e como anda as coisas no santos o muricy seria o novo treinador da seleção.

    ResponderExcluir
  2. Gabriel,

    temos time para levar o ouro, alias, como sempre tivemos em outras edições. Mas esse é um título que os deuses do futebol não cansam de nos sacanearem, rsrsrs.

    Posso até estar engando, mas o nível das equipes talvez seja o mais fraco das últimas edições, e isso pode ser um bom sinal, quem sabe....

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!