segunda-feira, 16 de julho de 2012

A outra cara da 9ª rodada e a nova “fase” do Brasileirão


Neste final de semana mais uma rodada do Campeonato Brasileiro agitou os gramados por todo o Brasil. E este 9ª rodada aparentemente já mostrou uma outra “cara” para a competição, que promete engrenar a partir de agora, já que os campeonatos simultâneos já tiveram seu término, e as equipes focam única e exclusivamente na competição nacional, entrando assim numa outra “fase” e dando a clareza dos objetivos de cada equipe dentro do campeonato.

As partidas desta rodada mostraram um algo a mais do que as rodadas anteriores, com mais gols, disputa e rivalidade dentro de campo. Mesmo assim, porém, a parte de cima da tabela pouco se alterou, com os favoritos obtendo bons resultados em seus jogos (ou pelo menos não perdendo). Neste momento, três alvinegros e um tricolor ocupam o cobiçado G-4 da Libertadores.


E a liderança permanece com o Atlético-MG, que, no sábado, conseguiu uma vitória heroica em Santa Catarina, onde venceu por 4 a 3 de virada e ganha mais fôlego ainda para continuar embalado no primeiro lugar. Parece que o técnico Cuca finalmente conseguiu formar um grupo de jogadores com qualidade e com um esquema propício, e, assim, a equipe vem jogando muito bem e vencendo. O galo promete dar muito trabalho. O derrotado Figueirense, na estreia de Loco Abreu, perde mais uma e já começa a se preocupar para o restando do campeonato. Por sua vez, quem continua na sua cola dos mineiros é o Vasco, que, mesmo jogando muito mal diante do seu torcedor, contou com a sorte, venceu o lanterna Atlético-GO pelo placar mínimo e garantiu a  vice-liderança.

O terceiro e quarto colocados se enfrentaram nesta rodada, e fizeram um jogo com características já esperadas. Com muito equilíbrio, o clássico “vovô” entre Fluminense e Botafogo acabou empatado, sendo a igualdade não tão boa, mas também não muito ruim para ambos. Porém, com o empate, o fogão viu seus adversário diretos pelo G-4 encostarem. Um deles é o São Paulo, que também jogou um clássico estadual nesta rodada, que acabou no mesmo placar do Rio de Janeiro. 1 a 1 contra o Palmeiras, ainda na ressaca do título da Copa do Brasil, e que permanece na zona de rebaixamento. Na aguardada estreia do técnico Ney Franco, o tricolor deixou a desejar no seu futebol e acabou saindo no lucro.


Os gaúchos também andam buscando o grupo dos quatro primeiros colocados do Brasileirão. O Internacional, desfalcado, enfrentou um Santos na mesma situação. Porém, não conseguiu aproveitar a vantagem de ter um jogador a mais durante boa parte do tempo de jogo e não saiu do zero a zero, resultado que deixou o time empatado com o Botafogo, quarto colocado, enquanto o peixe ainda tenta entrar de vez no campeonato. Já o rival tricolor Grêmio conseguiu uma importante vitória. Fora de casa, o time venceu com autoridade o Cruzeiro e se aproximou do G-4. porém, ainda tenta acabar com a irregularidade, coisa que pesa muito neste Brasileirão. Já a raposa, depois do ótimo começo, agora passa por um momento de atenção.

Outros times que venceram e se aproximaram das primeiras colocações foram Ponte Preta e Flamengo. A macaca recebeu o Coritiba e contou com o bom futebol de sua equipe e dos gols do artilheiro Roger para golear e permanecer muito bem no campeonato. Olho no time campineiro, que está fazendo um ótimo inicio de competição. Já o Flamengo, com desfalques e desconfiança, mostrou bastante superação e vontade para bater o Bahia em Pituaçu e ganhar uma boa injeção de ânimo para as rodadas que vem pela frente. Com um jogador a menos desde a primeira etapa, o rubro-negro contou com as boas opções do técnico Joel Santana e da raça dos jovens jogadores para vencer um Bahia que não soube em nenhum momento jogar e aproveitar a vantagem numérica dentro de campo. Sendo assim, 2 a 1 para o rubro-negro, que garantiu sua nona colocação na classificação.


O campeão da Libertadores Corinthians ainda tenta engrenar no campeonato. E obteve sua segunda vitória nesta rodada, onde bateu o Náutico dentro de casa por 2 a 1, de virada, contando com dois belos gols do meia Danilo. Pra fechar, na Ilha do Retiro, o Sport, mesmo não jogando bem, contou com a estrela de seus atacante para vencer. Com gols de Henrique e Gilberto, o leão bateu a Portuguesa e tenta embalar no campeonato, enquanto a lusa já se preocupa com a parte debaixo da tabela.

Depois desta 9ª rodada, que teve ares mais interessantes do que as anteriores, o Campeonato Brasileiro entra em uma nova “fase” a partir de agora. As rodadas do meio de semana já começaram a acontecer a partir desta próxima quarta-feira, exigindo ainda mais preparo, determinação e muito trabalho dos clubes participantes, jogadores e comissão técnica. A partir de então, com isso, a expectativa é de que o Braisleiro fique cada vez mais com uma cara mais nítida e clara, para que possamos apreciar como devemos a competição mais disputada e equilibrada do mundo, e, principalmente, apontar, analisar e visualizar os favoritos, os pontos fortes e fracos de cada equipe e quem deve ficar tanto na parte de cima como na parte de baixo da tabela. Que seja bem-vinda este nova fase, e que tenhamos muita emoção nestes próximos capítulos do Brasileirão 2012.

2 comentários:

  1. Na décima rodada acho que já podemos ter uma ideia melhor de quem vai brigar pelo que, salvo alguma arrancada ou decepção. É o caso do Galo...será que vai?

    Saudações!!!

    ResponderExcluir
  2. O destaque foi sem dúvida a virada do Atlético-MG

    Sangue Azul

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!