domingo, 29 de julho de 2012

Truncado, engrenando e aliviando

Três palavras. Apenas três palavras para o título deste post. E o porque disso? Porque elas podem resumir muito bem as três partidas que abriram a 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, neste sábado. Três palavras e três jogos, que envolviam principalmente equipe da parte de cima da tabela.


Vamos começar então com a primeira palavra que ilustra o título deste post: TRUNCADO. E esta palavra veio de Porto Alegre, mais precisamente do estádio Beira-Rio, onde Internacional e Vasco se enfrentaram. A partida tinha como grande chamada a estreia do atacante uruguaio Forlán pelo time colorado. Até por isso, a torcida compareceu para prestigiar a nova estrela do time, que até correspondeu bem a expectativa, mas que não conseguiu fazer com que a equipe da casa saísse vitoriosa. Isso porque a palavra dita no começo deste parágrafo esteve presente em quase todo o jogo. Principalmente na primeira etapa, onde as duas equipes não conseguiram aplicar seu futebol, com muito erros para ambos os lados, onde os passes errados eram grandeza e a marcação se sobressaia sobre os ataques.

Na segunda etapa, o jogo ficou um pouco mais aberto, mas nada que mudasse muito o panorama: partida equilibrada, truncada, disputada ferrenhamente no meio-de-campo e onde as equipes pouco criaram e abusaram dos erros, principalmente no ataque. O resultado não poderia ser diferente: um 0 a 0 justíssimo. Resultado que acabou sendo considerado ruim para o Inter, que perde a chance de entrar no G-4. Em relação a estreia de Forlán, ele até foi bem na partida, principalmente no primeiro tempo, onde se movimentou muito bem pelo lado direito. Ainda tem muito a melhorar e vai com certeza acrescentar e muito na equipe do técnico Fernandão. Já o Vasco pode até comemorar este ponto, por estar jogando fora e sem algumas peças de seu time. O cruzmaltino está sabendo quase sempre pontuar nas rodadas, coisa que pode fazer diferença na classificação final. Porém, pode ver o Atlético-MG abrir mais vantagem ainda na primeira colocação no término desta rodada.


A próxima palavra destaque deste post é um verbo: ENGRENANDO. Assim que pode se sentir o Coritiba depois desta rodada. O time recebeu o Grêmio no estádio Couto Pereira e, na base da raça, do sufoco e do aperto, conseguiu sua segunda vitória seguida e segue tentando se estabilizar de vez neste Brasileirão e engrenar de vez na competição. Depois de um primeiro tempo sonolento, a segunda etapa veio com emoção e gols. E os primeiros dois vieram em bolas paradas. Ayrton abriu o placar para os donos da casa em uma bela cobrança de falta. Porém, André Lima igualou o marcador, aproveitando cruzamento dentro da área. E, quando o jogo se encaminhava para um empate, o atacante Leonardo acertou um belo chute e garantiu o triunfo alviverde. O Coxa agora sobe na tabela, e pode se diz que está engrenando no Brasileiro. Time a equipe tem para fazer uma bela campanha. O Grêmio lamenta o resultado, pois pode ver nesta rodada os adversário da frente abrirem vantagem. A irregularidade ainda faz parte do vocabulário gremista.

E a terceira e última expressão: ALIVIANDO. Isso porque estamos falando do Botafogo, que, no Engenhão, afastou o fantasma das últimas atuações e resultados negativos com uma vitória que não vinha já a quatro partidas. O Figueirense foi a vítima da vez. Porém, o triunfo não veio de maneira fácil para o time da estrela solitária, que viu o adversário ter boas chances em toda a partida, quase complicando sua situação. Apesar de ter mais posse de bola durante boa parte do jogo, o Bota teve muita dificuldade para conseguir chegar a meta do goleiro Ricardo. Oswaldo de Oliveira mudou o esquema tático do time, colocando mais um atacante no seu time. Porém, a tática não deu certo, e na segunda etapa o treinador voltou com seu esquema habitual de jogo.


Mas a coisa continuou complicada, e seu time precisou contar também com a sorte para marcar o gol solitário do placar. Andrezinho marcou batendo de fora da área, contando com o desvio da zaga catarinense, garantindo o 1 a 0 suado e nada convincente. O resultado alivia um pouco a pressão em cima da equipe, que teve a primeira vitória com o holandês Seedorf em campo, que, aliás, jogou muito bem e ajudou o time a vencer. Apesar do triunfo, o fogão caiu muito de produção e vem apresentando um futebol abaixo da expectativa. Já o Figueirense, que jogou muito desfalcado, quase conseguiu fazer um "crime" no Engenhão, mas continua em situação muito complicada, segurando a lanterna do Brasileirão.

Um comentário:

  1. O futebol é um esporte fantástico nenhuma modalidade esportiva passa a mesma emoção para a sua torcida, não existe palavras para explicar a sensação que um torcedor sente ao ver um chute certeiro estufar as redes de proteção adversaria em uma final de campeonato.

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!