quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Traçando o caminho dourado


Nesta quarta-feira a seleção brasileira olímpica entrou em campo para seu último compromisso dentro da fase de grupos das Olimpíadas. Jogando em Newcastle, a seleção fez o necessário para bater a fraca Nova Zelândia e garantir o primeiro lugar na chave C. Agora, o time espera o adversário vindo do grupo D para as quartas-de-final, para entrar na fase de mata-mata e continuar traçando seu caminho rumo a medalha de ouro.

Nesta partida, o técnico Mano Menezes se deu ao luxo de colocar em campo um time misto, cheio de caras novas, que ainda não tinham tido muitas oportunidades nos jogos. Ao todo, foram cinco alterações: Gabriel, Alex Sandro, Danilo, Lucas e Leandro Damião iniciaram como titulares, se mesclando com as peças que já vinham atuando nas duas primeiras partidas. E esta mescla deu resultado logo cedo, quando Danilo, depois de uma bela tabela com Damião, entrou na área e abriu o placar. Um pouco depois, em mais uma ótima jogada do lado esquerdo de ataque da seleção, o próprio Leandro Damião deixou sua marca. Assim, o Brasil levou o jogo com a maior tranquilidade e controle possíveis. Na segunda etapa, a equipe deu uma segurada no ritmo, mas manteve o domínio e a calma e ainda marcou o terceiro gol, quando Sandro aproveitou cruzamento de Marcelo. Vitória tranquila e boa para a seleção, que chega a fase de mata-mata com o maior favoritismo e confiança possíveis.


Mano pode testar neste jogo algumas peças e também formações possível para o restante dos jogos, que podem vir ajudar em um momento mais conturbado. Tivemos alguns destaques individuais: a começar pelo goleiro Gabriel, que teve a oportunidade e soube aproveitá-la. Apesar de ser pouco exigido pela fraca seleção neozolandesa, o jovem arqueiro mostrou muita segurança em suas bolas, até mais que o titular Neto. Merece mais um voto de confiança. Na lateral-esquerda, Alex Sandro mostrou sintonia jogando no ataque com Marcelo, mas pecou um pouco na defesa. Acabou sendo expulso, porém, teve uma atuação convincente.

Falando em Marcelo, o lateral do Real Madrid se mostrou bastante a vontade jogando no meio-de-campo, como vem atuando as vezes no seu clube. Muito rápido e habilidoso, pode ser uma espécie de "curinga" para o treinador. Depois de alguns altos e baixos, Danilo se comportou bem junto com Sandro no meio, marcou seu gol, mas nada que deva ameaçar a vaga de Rômulo. Voltando a ser titular, Leandro Damião mais uma vez conseguiu seu espaço, usando suas principais características para deixar sua marca e colocar um ponto de interrogação na cabeça de Mano, referente a camisa 9. Ainda assim, Pato deve permanecer na frente.


Quem destoou um pouco foi Lucas. Tão pedido pela torcida, o meia são-paulino não correspondeu as expectativas e ficou longe de apresentar seu melhor futebol. Dificilmente terá outra chance nesta Olimpíada como titular. Além dele, outro meia está em situação mais desconfortável ainda. Paulo Henrique Ganso estava relacionado para atuar começando como titular na partida de hoje. Porém, ele sentiu dores musculares e teve que ser vetado. Com isso, mais uma vez aquela pergunta vem a tona: o que Ganso está fazendo em Londres? Porque nada pode justificar tamanha apatia no seu futebol, não aproveitando as duas partidas que Mano lhe deu chances e mais uma vez tendo que conviver com problemas de lesão. Acho que seria melhor para todos se a CBF providenciasse uma passagem de volta para o jogador poder cuidar de seu preparo físico e também do seu futuro como jogador, que deve ser longe do Santos, como até já citou o presidente Luís Álvaro de Oliveira.

Tirando algumas baixas, a nossa seleção segue no caminho certo, traçando a estrada para uma inédita medalha de ouro olímpica, que parece estar cada vez mais perto. Na partida de hoje, mesmo diante de um adversário muito frágil, o Brasil mostrou que tem um grupo de jogadores com muita qualidade, habilidade, frieza e experiência, mesmo com a pouca idade. Agora, a fase de mata-mata está por vir, e neste sábado a seleção tem seu desafio pelas quartas-de-final, e tem tudo para avançar e continuar seguindo em frente, visando num futuro bem próximo uma reluzente luz dourada, tão cobiçada por várias gerações.

6 comentários:

  1. Xará, a nossa Seleção está preparada, falta ter menos ansiedade e soberba, como disse em meu último post no CP.

    Futebol Masculino nas Olimpíadas: Um pouco menos de ansiedade e soberba
    http://migre.me/a7Qul

    Confira o Grandes Estádios Especial: os 10 melhores estádios das Olimpíadas
    http://migre.me/a7QuZ

    Botafogo pede a interdição do estádio Engenhão
    http://migre.me/a7Qwl

    ResponderExcluir
  2. Este é um ótimo site sobre a história a as atualidades do futebol:

    http://futeboltotal82.blogspot.com.br/2012/07/falta-de-craques.html

    ResponderExcluir
  3. Excelente escrita, dificil ver alguem escrever bem sobre futebol.

    A seleção tem tudo pra ganhar essas olimpíadas, tem um bom time, o Neymar como diferencial, um ataque que está funcionando, e está com sorte de campeão, Espanha eliminada, Argentina não se classificou, o único time perigoso que resta é o Mexico que tem um histórico de ótimas categorias de base e de quem o Brasil é fregues a bastante tempo já.

    Vamos torcer, vai dar Brasil!


    Se quiser ajuda com o blog, é só entrar em contato.
    Grande abraço, virei fã

    ResponderExcluir
  4. Quer Fechar Uma Parceria ? Noticias de Futebol.NET + Futebol Na Veia ??? Adicione Meu Msn, Para Conversarmos Melhor, matheus.tfb@live.com.

    Meu Site : http://www.noticiasdefutebol.net/

    Nele Voces Encontram Noticias de Futebol do Brasil e do Mundo, Estou "Voltando" Com o Blog, Mais Logo Mais, Teremos Novo Template, Tudo Novo Para Voce Leitor, Atualmente Crio Apenas Algumas Postagens, Outras Copio de Sites e dou Minha Editada, Pois o Que a "Midia" Fala, Descreve Sobre Certas Coisas, Nao Curto Muito e Muitos de Voces Tambem Nao !

    ResponderExcluir
  5. Tomara que o Brasil traga uma medalha,pois o futebol feminino foi decepcionante,otimo post!
    Ao vivo

    ResponderExcluir
  6. Olha Gabriel, acreditava mais no feminino do que no masculino, e agora só o masc. pode nos dar medalhas. ficamos na torcida...

    http://www.gremista-sangueazul.com

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!