quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Ascensão e decepção brasileira na Pré-Libertadores

Na última quarta-feira tivemos a realização das partidas de volta dos confrontos da Pré-Libertadores, fase classificatória para os grupos do torneio Sul-Americano. Dois brasileiros em campo, e dois panoramas bem diferentes.

Vamos começar pelo panorama favorável. O Grêmio enfrentou o Liverpool, do Uruguai. Depois do empate por 2 a 2 na partida de ida, fora de casa, o tricolor gaúcho decidiiu sua vaga no Estádio Olímpico, em Porto Alegre. E garantiu sua vaga. Mesmo com todas as dificuldades impostas pelo time uruguaio, que até saiu na frente, o Grêmio foi buscar o empate, com gol de André Lima. E, no segundo tempo, o "iluminado" meia-atacante Vinícius Pacheco, que acabara de ser contratado, entrou no jogo e, marcando duas vezes, deu a vitória e a vaga aos gaúchos, que agora entram no Grupo 2 da Libertadores da América, que ainda conta com o Oriente Petrolero, da Bolívia, o Junior Barranquilla, da Colômbia, e o León de Huánuco, do Peru. Mesmo sem grandes contratações e com algumas perdas, o tricolor entra forte e com um certo favoritismo para conseguir sua vaga a próxima fase da competição sul-americana. Libertadores, torneio bastante especial para todos os gremistas, que sonham em reeditar a época de glórias do clube, que já conquistou duas vezes a taça.

Situação bem diferente vive o Corinthians. Ainda sem nenhum título da Libertadores no currículo, o Timão também entrou em campo para decidir sua vaga na fase de grupos. Porém, a decisão seria fora de casa, mais precisamente na Colômbia, contra o Deportes Tolima. E a decepção na competição sul-americana mais uma vez tomou conta de toda a torcida corintiana. Mas desta vez foi diferente. Foi mais vergonhoso. Mais dolorido. Depois de um 0 a 0 preocupante na primeira partida, no Pacambu, o Corinthians foi para o jogo na Colômbia em uma situação perigosa. Sem criação no meio-de-campo e muito apático, o timão decepcionou mais uma vez. Tomou dois gols do Tolima no segundo tempo e jogou fora seu principal objetivo no ano em apenas dois jogos. Todo um projeto, em volta de uma obsessão chamada Libertadores da América, foi totalmente mal planejado. Sem grandes contratações e com perdas importantes, o Corinthians parecia bem acomodado, e o presidente Andrés Sanchez falava de boa cheia que o título das Américas viria "naturalmente", no passar dos anos. E quebrou a cara, mais uma vez. Vergonha e vexame do time do Parque São Jorge, que entra para a história negativamente, como o primeiro time brasileiro a ser eliminado na fase de Pré-Libertadores.

Panoramas completamente diferentes. Ascensão gremista e decepção corintiana na Pré-Libertadores. Agora, resta acompanhar a fase de grupos do mais importante torneio das Américas. Mesmo com a ausência do Corinthians, temos equipes de pouca expressão nos grupos. Prato cheio para os brasileiros abocanharem mais uma vez a competição. Temos além do Grêmio, Internacional, Fluminense, Santos e Cruzeiro. Cinco candidatos fortíssimos para ficarem com a taça. A Libertadores deste ano tem tudo para ficar nas maõs um time do Brasil, mais uma vez. Ou talvez de uma zebra, como um Deportes Tolima da vida. Que o Corinthians sirva de lição para as equipes brasileiras na Copa Libertadores da América 2011.

8 comentários:

  1. Gabriel,
    pra mim ambos foram muito econômicos em contratações para times que sabiam que teriam uma pré libertadores, o Grem,io deu sorte e pegou um time prá lá de fraco, já o timão não deu essa sorte e pelo que jogou não merecia mesmo a vaga.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Fui num Barzinho aqui em Blumenau assistir o jogo do Grêmio. Mas tinha algumas TV's transmitindo o jogo do Grêmio... Sofri muito com o Grêmio, mas vibrei e gritei mais com os gols do Tolima do que os do Grêmio, hehehehe.... A como é bom ver o Corinthians sofrer! E dale eliminações heim! Corinthians eliminado sempre muito cedo nas pocas Libertadores que jogou, por isso não tem história, e nunca vai ter, não sabe jogar Libertadores, é incrível. Por outro lado, o Grêmio está acostumado e com os reforços que vem por ai, poderá incomodar muito... E quem tem um presidente ruim como Andres, um Ronaldo que só serve pra marketing e um técnico que não sabe nem o que é um lateral, dá nisso.

    E ai, quando você vem pra Blumenau? hehehe E o Brusque passou o Metrô então...

    Abraço

    http://gremista-sangueazul.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. É realmente vergonhoso as atuações do Corinthians na Libertadores e depois dessa a Liberta vai vir é nunca pro Parque São Jorge rs rs rs e sobre o Grêmio foi bem diante do Liverpool e deu uma aula ao Corinthians de como jogar uma Libertadores.

    Abraços

    http://saopauloblognews.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Gabriel, um amigo definio o Corinthians como muitos dos trabahadores brasileiros: eles vão até lá, fazem o que dá e voltam para casa, a diferença é que pro brasileiro falta dinheiro e pro time do Corinthians sobra para as estrelas.

    Tenho uma indicação especial para vc no Apenas um Ponto Esportivo, espero que goste.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Pois é meu caro Gabriel Campi, situação de opostos na pré-Libertadores. Enquanto o Corinthians foi eliminado pelo Tolima, o Grêmio continua firme e forte na competição. No caso dos torcedores do time paulista, não precisava pichar e depredar carros por causa da eliminação do time, pois este não podem ser considerados torcedores; já para a parte azul do Rio Grande do Sul, só resta esperanças.

    Abraços e saudações vascaínas.
    Visitem- http://www.torcidacrvg.com

    ResponderExcluir
  6. Os culpado por tudo isso são Andrés,Tite e alguns jogadores que não demonstraram o mínimo de disposição e vontade em campo.

    Abraços!
    http://fluminensetricolorguerreiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Pois é Gabriel, Como diz o "sábio" e agora menos sisudo Muricy Ramalho: "a bola as vezes pune amigo". E não foi nessa partida que o timão caiu fora da Libertadores, e sim no ano passado, com a falta de planejamento.
    Forte abraço.
    Jean Francisco
    esportday.blogspot.com
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  8. O Corinthians não tem mesmo sorte com Libertadores,parece um carma!

    Já o Grêmio ao meu ver é o mais motivado e junto com o Cruzeiro são os brasileiros que creio que possam ir mais longe na Libertadores esse ano!

    Já coloquei teu link no blog.Está tudo certo.Abraço

    http://www.digaofutebol.com/

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!