sábado, 26 de fevereiro de 2011

Enfim teremos mudanças?

Quem anda por dentro dos últimos acontecimentos nos bastidores do futebol brasileiro já sabe desta história. O Clube dos 13, entidade que a mais de 23 anos defende os interesses políticos e comerciais dos 20 principais clubes do Brasil, se vê num panorama diferente.

Por meio de um longo processo administrativo no Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), foi determinado que a entidade começasse a fazer leilão sobre os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro, a partir de 2012. Assim, a Rede Globo perderia seus direitos exclusivos de imagem com os times que fazem parte do Clube dos 13, havendo um leilão de forma igual para qualquer canal de televisão aberta obtesse os direitos de transmissão.

Mesmo com a decisão, alguns dos grandes clubes brasileiros tomaram o caminho inverso e decidiram por conta própria realizarem suas negociações. Caso do Corinthians, que se desligou oficialmente do Clube dos 13. Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco, assim como o Coritiba, também anunciaram que vão ser independentes em suas decisões em relação aos direitos de transmissão, mas oficialmente não anunciaram a saída da entidade. Outros clubes podem anunciar seu desligamento, casos de Cruzeiro, Grêmio e Vitória. Atlético-MG, Atlético-PR, Bahia, Guarani, Internacional, Santos, São Paulo e Sport, por sua vez, decidiram continuar no Clube dos 13, deixando as negociações nas mãos da entidade. Goiás, Palmeiras e Portuguesa ainda não tomaram suas posições oficiais.

Com a decisão, clubes e entidade esperam lucrar muito com os novos acordos, que podem chegar a até 4 bilhões de reais. A "independência" de alguns times do C13 também se deve que a entidade, mesmo com a decisão judicial, continuará dando privilégios a Globo, pela audiência nas últimas temporadas. Assim, emissoras concorrentes terão que apresentar propostas em torno de 10% superior ao canal carioca. Na última quinta-feira, o Clube dos 13 enviou a cinco emissoras (Rede Globo, RedeTV, Bandeirantes, Record e SBT) a carta-convite com o adital de licitação para a disputa pelos direitos de transmissão para o trienio 2012-2014.

Mesmo que alguns clubes anunciem sua saída do Clube dos 13 ou sua permanência, fato é que enfim parece que teremos mudanças dentro dos bastidores do futebol brasileiro. Com os direitos igualados, outras emissoras de TV aberta tem agora a oportunidade de acabarem de vez com o monopólio da Rede Globo e garantiram os direitos de transmissão do Brasileirão, a partir do ano que vem, acabando assim com o exclusivismo da emissora global junto a CBF. Esta intensa disputa nos bastidores pode até ser chata, longa e demorada, mas, futuramente, veremos que nossos clubes do coração, assim como nós torcedores, só temos a ganhar com esta nova decisão. Só esperamos que, desta vez, as mudanças aconteçam pra valer.

6 comentários:

  1. Fala Gabriel

    O C13 e nada é a mesma coisa. Só existia para negociar os direitos de transmissão e nada mais.
    Mas o racha, da forma como ocorreu, só é prejudicial. Com os clubes em "guerra", e adotando a política do "cada um por sí", o futebol ficará ainda mais nas mãos dos mandos e desmandos de Ricardo Teixeira e sua trupe.

    Grande abraço !

    http://deolhono-lance.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Democratização é sempre bem vinda! Agora as formas e os termos devem ser claros e que propiciem participação de concorrentes. Sabemos que a Globo tem força não só econômica, mas também política, então, o processo deve ser melhor conduzido, e na minha opinião, o Clube dos 13 não é a entidade mais confiável para tal.
    Abs.
    Jean Francisco
    esportday.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Boas...

    Em Portugal existe uma monopolização dos direitos televisivos por parte da Sporttv, não sendo esta a melhor solução para defender os interesses dos clubes, contribuindo apenas para gerar riqueza para os barões.
    Neste momento o SL Benfica negocia com vários interessados, tendo em consideração o seu real valor no mercado Poirtuguês, valor esse que estava muito aquém do desejável.
    Penso que cada clube deverá negociar conforme o seu real interesse, perservando o seu presente , não hipotecando o futuro.
    Ai no Brasil deverá ser parecido, sendo que a concorr~encia beneficia , enquanto o monopólio asfixia as finanças dos clubes para o futuro.


    Abraço


    Mattos...paixaodabola.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Já imaginou a Globo sem o Brasileirão? kkkkkk

    http://gremista-sangueazul.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Vou na cola do meu colega Giovani, já pensou a Globo sem o Brasileirão? A Record está rasgando dinheiro, se fala em 1 Bilhão, é um momento importante para todos ficarem cientes do que é o Futebol em si, a maioria imagina, agora está sabendo como é podre.

    Abs,

    ResponderExcluir
  6. Acho que os times do Rio não vão sobreviver sozinhos.Vão acabar voltando para o clube dos treze.
    Espero que a Record não compre os direitos,pois já estou acostumada com a Globo.A programação da Record é uma bangunça,será que iriam conseguir um horário para o futebol?

    Abraços!

    http://fluminensetricolorguerreiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!