terça-feira, 12 de abril de 2011

A "coragem-incógnita" de Falcão

Depois de a diretoria do Internacional optar por demitir o técnico Celso Roth, depois dos maus resultados no Campeonato Gaúcho, e pelo grande desgaste com toda a torcida colorada vindo desde a temporada passada, várias opções surgiram para o cargo que estava em aberto. Mas os dirigentes do Inter surpreenderam trazendo não apenas um treinador (que estava na inatividade a muito tempo, diga-ser de passagem), mas um ídolo que marcou história no colorado: Paulo Roberto Falcão.

À de se destacar (e também questionar) alguns pontos referentes a chegada de Falcão ao Beira-Rio. Primeiramente, falaremos do próprio treinador. Atualmente, Falcão era, se não o principal, mas um dos mais renomados e importantes comentaristas de futebol da televisão brasileira. Quase sempre esteve presente em grandes eventos esportivos, e tinha um cargo bastante sólido. Porém, o próprio Falcão sempre manisfestou a falta que sentia de estar dentro dos gramados novamente, mesmo no banco de reservas, e sentir o calor de uma partida. Pois bem, a oportunidade está dada, e ele voltou ao lugar onde gosta. Mesmo com pouca experiência na função, além do longo período longe dela, Falcão reascende a esperança do torcedor colorada ver a equipe não apenas ser vencedora (como já é a muitos anos), mas de voltar a ver o time jogar bonito. E ele chega para isso.

Mas temos os dois lados da moeda, como em qualquer outra discussão. Muitos pontos podem ser questionados. Grande ídolo do colorado no final da década de 70 e início da década de 80, Falcão dá a "cara pra bater", voltando ao clube de seu coração, a uma torcida que é muito grata por tudo o que fez, agora para assumir uma importante responsabilidade. O comando técnico do Internacional já não vive uma instabilidade desde os tempos de Abel Braga. Com isto, Falcão terá que distinguir bem as duas faces: técnico e ídolo, coisa que é bastante difícil dentro do futebol brasileiro. Seguirá os paços de seu rival, o Grêmio, que também apostou num ídolo, Renato Gaúcho, para comandar a equipe. Porém, Renato já possui mais experiência. Além deste ponto, devemos destacar uma questão: será que vale a pena abandonar um emprego instável numa grande emissora como a Rede Globo para ser treinador no atual futebol brasileiro, além de arriscar seu nome de ídolo na história do clube? Perguntas que ficam no ar.

Falcão será mesmo o nome certo para trazer o bicampeonato da Libertadores para o Beira-Rio? Vale a pena apostar as fichas num profissional que já está a um bom tempo longe de desempenhar o cargo de treinador de uma equipe? A torcida colorada verá Falcão como um técnico ou como o grande ídolo do clube? E o próprio Falcão, como fica nesta história? Perguntar que só poderão ser respondidas no futuro. Mas uma certeza já podemos ter. Falcão, não importa o destino que tiver a frente do Internacional, já provou sua coragem e principalmente seu amor ao colorado, assumindo um cargo de alto risco e pressão, abandonando uma carreira morna, querendo ter mais uma pitada de emoção em sua trajetória dentro do futebol. Mas sua coragem vem carregando uma imensa incógnita, incertezas que podem atrapalhar seu caminho. Os próximos capítulos estarão aí para todos que quiserem ver. A coragem mistura com uma grande incógnita: eis o destino de Paulo Roberto Falcão na sua volta ao Internacional.

7 comentários:

  1. Gabriel, eu gostei da contratação de Falcão. Gostei da filosofia dele e da frase "Temos que nos divertir com seriedade". Parece que ele está mesmo curtindo a nova chance que tem como treinador, mas não podemos descartar que ele ainda é uma incógnita.

    Abraços!

    http://wwwfanaticosporfutebol.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Diante do mercado a aposta é muito válida, e se realmente conseguir impor a filosofia de trabalho a qual se referiu na apresentação, o Colorado só tem a ganhar.

    Abraço !

    http://deolhono-lance.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Vanos ver xará, não é o nome ideal mas pode dar certo ...

    Abraços !

    http://www.conexaopaulista.com

    ResponderExcluir
  4. Espero que ele se de muito.... Mal! haha

    Ídolo só Renatoooo!!!

    Abraço

    http://gremista-sangueazul.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Como já discorreos sobre o asunto, tu sabes bem minha opinião: eu ficava quietinho em casa. Não torço contra, mas não creio.

    Saudações!!!

    ResponderExcluir
  6. Todos ai muito descrentes... mas eu confio! Falcão será um bom treinador para nós. Tem inteligência, entende de futebol e tem um baita plantel.
    Os títulos vão vir ao natural... se Deus quiser!
    Aninha

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    O Falcão entende muito de bola, e apesar de seu tempo fora do banco como treinador tem uma proposta ousada e interessante, espero que consiga, mas será bem dificil!
    abrass

    @admsport
    http://admsports.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!