quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Os prós e contras do meio de semana

Neste meio de semana tivemos, temos e ainda teremos alguns destaques dentro do futebol nacional que merecem destaque. E, mesmo sem rodada do Campeonato Brasileiro, alguns assuntos envolvendo a competição nacional ainda geram polêmicas. Então, vamos a eles.

- Pernambuco em alta

Antes de falarmos especificamente de destaques envolvendo a Série A do Brasileirão, é importante salientar a grande fase que o estado de Pernambuco viveu nesta temporada no cenário nacional. As três equipes mais tradicionais do estado conseguiram acessos nas divisões mais baixas do Brasileiro e despertaram novamente a força dos pernambucanos no cenário futebolístico nacional. Primeiramente, o Santa Cruz, depois de cair da Série A para a Série D em um curtíssimo período de tempo, finalmente conseguiu sair da quarta divisão e subir para a terceirona. E, na Série B, Náutico e Sport obtiveram seus acessos a primeira divisão, retornando a elite. Dentre os três rivais, um fator em comum foi determinante para a ascensão de todos: a torcida pernambucana, que é apaixonada por futebol e empurrou as equipes do primeira ao último jogo, lotando os estádios e batendo recordes de público a cada partida. Tanto a torcida do Náutico, com o do Sport e principalmente a do Santa Cruz deram um show nas arquibancadas, provando que os pernambucanos ainda são fortes dentro e fora de campo. Agora, resta a diretoria das equipes se planejarem melhor para que os clubes se mantenham por mais tempo nas divisões maiores do nosso futebol. Parabéns ao estado de Pernambuco, que ressurgi no cenário do futebol brasileiro.

- A falta de credibilidade do STJD

A exemplo do Campeonato Brasileiro do ano passado, uma entidade chamada STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) resolveu dar as caras no final da competição de 2011 para "atiçar" ainda mais a desconfiança que dirigentes, jogadores e torcedores tem por ela. A bola da vez foi o caso envolvendo o zagueiro Bolívar, do Internacional, que, por uma entrada violenta no lateral-esquerdo Dodô, ficará de fora dos gramados o mesmo período que o jogador baiano levará para se recuperar. Na minha opinião, punição severa demais para o colorado. Não que a entrada tenha sido fraca, pelo contrário, foi violentíssima, e ainda acabou não sendo punida na hora da partida. Mas tivemos outros casos parecidos no Brasileiro não só deste ano, mas também em anos anteriores, que envolveram casos parecidos e acabaram impunes. O STJD já perdeu sua credibilidade, "queimou seu filme" com o torcedor brasileiro e os dirigentes, por conta de decisões equivocadas e critérios muito confusos. A entidade está agindo como um juiz dentro de um jogo de futebol, quando este comete um erro e tenta conpensar para o outro, caracterizando mais erros ainda e prejudicando a todos. Conviver com uma entidade com esta é muito lamentável para o nosso futebol, que nos proporcionou uma competição tão interessante como neste ano de 2011.

- Joga em casa ou não?

Outro assunto que deu o que falar envolvendo o Campeonato Brasileiro neste meio de semana foi o caso do mando de campo das partidas da última rodada da competição, que será realizada neste final de semana. Como todos nós já sabemos, a 38ª e última rodada do Brasileirão será repelta de clássicos estaduais, e todos no mesmo dia e horário (domingo às 17h00), o que envolve todo um aparato envolvendo estádios e segurança. A questão mais grave se transcorreu para o Rio de Janeiro, que terá Flamengo x Vasco e Botafogo x Fluminense. Como os dois clássicos não podem serem feitos na mesma cidade, por questões de segurança, e com as obras no Maracanã, a única alternativa para os clubes seria o Engenhão. O Botafogo, mandante da partida e proprietário do estádio, teria plenos direitos de usá-lo no dia de jogo, jogando o clássico dos milhões para outro local. Porém, Fla x Vasco, partida que decidirá o título brasileiro para os vascaínos, ficou definida pela CBF que seria realizada no Engenhão, deixando Bota x Flu de fora. A revolta foi grande por parte dos botafoguenses, já que o estádio é do alvinegro, sendo assim, nada mais justo e de direito o time jogar em sua casa. Porém, nem todos tem o conhecimento de que o clube assinou um termo dando plenos poderes a CBF de decidir onde seram realizados os jogos da última rodada. A entidade optou por Fla x Vasco no Engenhão, deixando Bota x Flu para Volta Redonda. Resumindo a história, a confusão foi feita pela própria CBF, que optou por colocar os jogos da última rodada para o mesmo dia e horário, sabendo que o Maracanã estaria em obras e que São Januário não tem porte para receber um clássico nestas proporções.

- A dança das cadeiras continua

Falando ainda em relação ao Botafogo e ao Campeonato Brasileiro, o clube, depois de demitir Caio Júnior, está próximo de acertar a negociação com Oswaldo de Oliveira, atual treinador do Kashima Antlers, do Japão, e que já teve passagens de sucesso aqui no Brasil. Uma ótima pedida para o fogão, que, depois da saída de Caio, parece que perdeu o rumo no Brasileirão. Porém, a equipe precisa de reforços. Falando em Caio Júnior, o treinador está na mira do Grêmio, que viu seu atual técnico, Celso Roth, pedir demissão. Roth culpou principalmente fatores extra-campo para sua saída do clube. Com uma campanha de regular para ruim e muito contestado pela torcida, ele irá comandar a equipe no clássico Gre-nal de domingo, antes de sair em definitivo do Olímpico. Os dirigentes gremistas já correm atrás de nomes. Alguns já foram supostamente especulados, como o de Caio Júnior. Existe também um interesse em Vanderlei Luxemburgo, mas as negociações ainda estão no seu começo.

- Mais uma da CBF

Infelizmente mais uma notícia nada agradável envolvendo a entidade maior do nosso futebol. A CBF anunciou no início da semana que o presidente do Corinthians Andrés Sanchez assumirá o cargo de diretor de seleções dentro da entidade a partir de 2012. Andrés renunciará do cargo de presidente do alvinegro ainda neste ano, para que no próximo se dedique exclusivamente a seleção. Este cargo de diretor de seleções ainda é novo e não tem funções definidas. Mas o caso não é este. Até aí, nenhuma surpresa, já que a entrada de Andrés na CBF já era eminente a muito tempo, por conta do bom relacionamento com Ricardo Teixeira e outros fatores. O fato é que a entidade poderia ter evitado este anúncio exatamente na semana da última rodada do Campeonato Brasileiro, podendo levantar polêmicas e especulações, já que Andrés ainda é presidente do Corinthians. Fato realmente desnecessário, que poderia ter sido evitado. As vezes é muito complicado entender a senhora CBF.

- Tentando reescrever a história

Pra fechar o post de prós e contras do meio de semana, nesta quarta-feira o Vasco volta a campo para o segundo jogo da semifinal da Copa Sul-Americana. O time vai até Santiago enfrentar o Universidad de Chile. Depois do empate por 1 a 1 no primeiro jogo, em São Januário, o time de Cristovão Borges viajou para o país vizinho na segunda-feira com o time completo, a exceção de Felipe, que ficou no Brasile e será poupado para a última rodada do Brasileirão. Tirando o camisa 6, a equiipe deverá entrar com força máxima em campo. A única dúvida é Juninho Pernambucano, que viajou com a delegação, mas não foi confirmado, a exemplo de toda a equipe. Porém, o discurso dos vascaínos segue a filosofia de que o elenco busca tanto o título brasileiro como o sul-americano. Mas a missão não será nada fácil. Para conseguir a vaga na grande final, o Gigante da Colina precisará vencer a partida dentro do Estádio Santa Laura, que estará lotado, ou empatar com gols, sendo 2 a 2 pra cima. A provável equipe que entrará em campo para o jogo de logo mais deve ser: Fernando Prass; Fagner, Dedé, Renato Silva e Jumar; Allan, Rômulo, Juninho Pernambucano e Fellipe Bastos (Bernardo); Diego Souza e Alecsandro (Elton). Muito desgastados fisicamente e também emocionalmente, mas com muita fome de títulos, o Vasco tentará reescrever a história de décadas passadas, quando foi campeão sul-americano (invicto). Boa sorte ao time da colina.

5 comentários:

  1. Oi Gabriel, obrigado pelo elogio. Já fechei a parceria, coloquei um banner do seu blog no meu.

    Abraços, e boa sorte com seu blog.

    ResponderExcluir
  2. Nossa senhora, a CBF chegou ao fundo do poço mesmo em. Roth fez o melhor, para ele e para o Grêmio. Com uma campanha dessas, nem com o time do Barcelona ele não consegue ganhar um título. E isso de jogar em casa ou não, acho que todo time tem o direito de ESCOLHER onde jogar.

    E estou na torcida pelo Vasco!

    Abraço

    SANGUE AZUL - O site do Gremista!
    ------------------------------------
    ---> Boa Júlio César! ‘A desgraça deles é a nossa felicidade’

    Agora o Sangue Azul criou um acervo de vídeos do Grêmio. Seja nosso parceiro também. Acesse:
    GSA Multimídia - Acervo de vídeos do Grêmio

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a sua analise. Estou começando com meu blog sobre futebol agora,se puder dar uma lida http://futeboltotalbh.blogspot.com/ . O seu é muito foda, se tiver alguma dica, vou agradecer muito

    ResponderExcluir
  4. O futebol é um esporte fantástico nenhuma modalidade esportiva passa a mesma emoção para a sua torcida, não existe palavras para explicar a sensação que um torcedor sente ao ver um chute certeiro estufar a rede adversaria em uma final de campeonato.

    ResponderExcluir
  5. Com certeza o futebol é o esporte que os brasileiros são mais apaixonados, a paixão vem do berço com o incentivo principalmente da parte do pai, que normalmente acaba influenciando o filho a torcer para o time do coração dele. Isso faz com que a criança cresça com a vontade de assistir cada jogo do seu então time do coração e torcer para que a rede do adversário balance várias vezes.

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!