quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Vasco e Universidad ficam no 1 a 1 e decidem vaga no Chile

Nesta quarta-feira o Vasco entrou em campo para o primeiro confronto das semifinais da Copa Sul-Americana. O time cruzmaltino recebeu em São Januário o Universidad de Chile, acabou ficando no empate e decidirá seu futuro na competição e a vaga na final no jogo de volta, na próxima semana, fora de casa. Numa partida bastante disputada e brigada, as duas equipes criaram chances de gol e marcaram uma vez cada, deixando a situação da vaga totalmente em aberto.

Sem apenas Diego Souza, suspenso, e Éder Luiz, machucado, o Vasco entrou em campo com seu time completo e dominou praticamente toda a primeira etapa. Apesar da dificuldade no começo de jogo, os vascaínos seguraram o ímpeto dos chilenos e aos poucos foram tomando conta da partida. Com uma marcação muito forte e adiantada no meio-de-campo, com a linha de zaga consistente e com um toque de bola envolvente no ataque, que era comandado por Felipe e Juninho Pernambucano, o Vasco foi chegando perto do gol do goleiro Jhonny Herrera e criando oportunidades.


Trocando sua característica ofensiva, priorizando o toque de bola, as tabelas e o jogo pelo meio, o time brasileiro foi chegando, e conseguiu marcar seu gol aos 32 minutos. Depois de jogada de Allan, Bernardo contou com a sorte para a bola sobrar dentro da área e ele girar e bater cruzado, abrindo o placar em São Januário. Mesmo depois do gol marcado, o Vasco continuou com a mesma postura, marcando forte no meio-de-campo e mordendo atrás. Porém, o Universidad foi se assanhando e encontrando espaços, usando da mesma tática ofensiva vascaína, priorizando o toque de bola pelo meio e as tabelas. Mas o primeiro tempo terminou mesmo com vantagem cruzmaltina.

Na segunda etapa, porém, o time chileno se impôs, foi pra cima e conseguiu dominar boa parte da etapa final. Logo no começo, os visitantes assustaram o goleiro Fernando Prass em algumas oportunidades. O Vasco, por sua vez, não conseguia mais criar jogadas de ataque. Ainda mais quando Felipe deixou o campo para a entrada de Felipe Bastos, alteração que fez o time recuar ainda mais e ficar quase que sem criação no meio. Os chilenos foram chegando cada vez mais perto do gol de Prass e encurralando a equipe brasileira, que tentava se segurar e explorar os contra-ataques, coisa que não aconteceu em todo o segundo tempo.


Usando as mesmas jogadas da primeira etapa, com tabelas no meio-de-campo, o Universidad, porém, chegou ao empate em uma bola parada. Depois de cobrança de falta pelo meio, Osvaldo González subiu sozinho entre a defesa vascaína e igualou o marcador. Cristovão Borges tentou mexer na equipe, mas encontrou muitas dificuldades na criação das jogadas e na transição da bola da defesa para o ataque. Sem jogadas de velocidade, o Vasco tentou chegar ao segundo gol em bolas paradas e nos esforços de Alecssandro, mas não conseguiu balançar as redes novamente. 1 a 1 e vaga em aberto para o segundo jogo no Chile.

Depois de um primeiro tempo muito bom, o Vasco perdeu forças na etapa final e acabou cedendo o empate para o Universidade, que agora joga por um 0 a 0 no jogo de volta para ficar com a vaga para a final da Copa Sul-Americana. Com um time bastante arrumado em todos os setores e com jogadores muito perigosos e envolventes na frente, o time chileno deve proporcionar ainda mais dificuldades para os vascaíno na semana que vem. Já o Vasco sentiu a falta de alguns dos seus principais jogadores, saiu do seu estilo de jogo habitual de velocidade, explorando o toque de bola pelo meio, que até deu certo na primeira etapa, mas que no segundo tempo "morreu", e agora volta todas as suas atenções para o jogo de domingo contra o Fluminense, no Engenhão, jogo fundamental para as pretensões vascaínas na competição.


Apesar do empate por 1 a 1, a equipe tem plenas condições de ir até o Chile e vencer o Universidad, e assim se classificar para a decisão da Sul-Americana. Ficou evidente no jogo de ontem que a questão física pesou para os vascaínos, mas, em término de temporada e na briga por dois títulos, os jogadores precisam buscar aquele "algo a mais". O Vasco está vivo, e buscará a vaga dentro do Chile, mas primeiro o time tem mais uma batalha no Brasileirão, para depois sim focar seus objetivos na decisão da competição continental.

5 comentários:

  1. Gabriel, eu assisti a partida, e achei injusto o resultado, o Vasco teve mais posse de bola e foi mais volumoso e presente na partida, mas como no futebol em um lance as coisas se igualam, acabou acontecendo o empate. Mas ainda dá pro Vascão reverter o quadro lá no Chile. Abraços!

    Estou estreiando no "Você, a bola e eu", com um blog sobre o Corinthians, se puder visite:

    http://pablosantos.voceabolaeeu.com/

    http://porpabloparaosapaixonadosporfutebol.blogspot.com/

    Valeu!

    ResponderExcluir
  2. vamos UNIVERSIDAD DE CHILE lo pudimos ganar ,ya que el segundo tiempo estaban muertos en santiago es otra cosa

    ResponderExcluir
  3. Realmente o Vasco está forte na Sula, está conseguindo jogar com mais garra do que no Brasileirão!

    http://gfnogueira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Boas....

    Bem, primeiro que tudo, convém lembrar que o Vasco sem a presença de Diego e principalmente de Éder Luiz perde um pouco de "PODER DE EXPLOSÃO", embora neste jogo merece-se sem duvida alguma um outro resultado.
    De quaquer das formas acredito que o Vasco irá marcar presença na final da Sul Americana.


    Abraço


    Mattos...paixaodabola.blogspot.com

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!