segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Paulista, Carioca, Gaúcho e a "fritação" estadual

Neste recesso de feriadão de Carnaval em todo o Brasil, todos procuram se divertir da melhor forma possível, correndo atrás de um trio elétrico ou tendo um período para descansar. E, no meio destes panoramas, o futebol nacional não teve descanso, tendo rodadas imporantes dentro dos estaduais pelo país.


No sábado de carnaval, tivemos, por exemplo, o complemento da rodada do Campeonato Paulista. Na sexta, o Palmeiras precisou suar bastante para vencer o Guaratinguetá. Depois de sair atrás do placar, o verdão contou mais uma vez com a estrela de seu centroavante. Barcos deixou sua marca e manteve o time na primeira colocação do Paulistão, empatado com o Corinthians, que, no sabadão, fez um jogo ruim contra o São Caetano, com pouca qualidade, mas conseguiu a vitória. Jogando com o time todo de reservas, o timão triunfou com o gol solitário de Willian, na segunda etapa. A partida serviu também para Adriano entrar novamente em campo com a camisa do clube. Depois de um grande período fora dos gramados, por conta de lesões e problemas com a balança, o imperador apareceu bem mais em forma. Não sabemos se ele atingiu o peso ideal indicado pelos médicos corintianos. Porém, a disposição do camisa 10 já foi um ponto positivo para o torcedor da fiel esperar dias melhores com ele em campo. Agora, o ritmo de jogo que atrapalha o imperador. Apesar disso, a impressão deixaa foi positiva.


Pelo Campeonato Carioca, tivemos a última rodada da primeira fase da Taça Guanabara, definindo os quatro classificados para as semifinais do primeiro turno. E, como já é de praxe, os quatro grandes avançaram, apesar das dificuldades. De um lado da tabela, no Grupo A, Botafogo e Flamengo obteram suas classificações. O fogão passou fácil o Macaé e ficou com a primeira colocação. Já o rubro-negro teve que suar bastante para conseguir ficar com a outra vaga. Jogando contra o Resende, o time precisava vencer. Depois de um péssimo primeiro tempo, saiu atrás do marcador. Porém, as estrelas da equipe brilharam, apesar do mal futebol. Ronaldinho e Vágner Love viraram, e Negueba decretou a vitória e a vaga. No Grupo B, o Vasco, 100%, bateu o Boavista com o time de reservas pelo placar mínimo e ajudou o rival Fluminense a conseguir a outra vaga. O tricolor venceu o Bangu por 3 a 0 e, com o triunfo cruzmaltino, carimbou sua vaga para as semifinais. Agora, dois ótimos jogos e clássicos no meio de semana. Vasco x Flamengo na quarta-feira de cinzas e Botafogo x Fluminense na quinta.

Pra fechar o giro de Carnaval pelo futebol brasileiro, destacamos o Campeonato Gaúcho, que chega a sua fase de quartas-de-final do primeiro turno no meio deste semana. E já teremos um Gre-Nal logo de cara. Isto porque, no sábado, o Internacional bateu o Pelotas por 3 a 1 no Beira-Rio e ficou com a primeiro colocação do Grupo 1. Aliado a isto, o Grêmio, jogando no Passo D'Areia, foi derrotado pelo São José por 2 a 1 e foi o último classificado de sua chave. Sendo assim, teremos o maior clássico do Rio Grande já nas quartas.


E com as situações das equipes totalmente distintas. Enquanto o Inter vive uma boa tranquilidade ás vésperas do clássico, o Grêmio passa por uma situação bastante complicada. Depois do revés na última partida, a diretoria tricolor resolveu demitir o técnico Caio Júnior. Com apenas oito jogos a frente da equipe, o treinador, apesar do investimento e do bom elenco em mãos, não estava conseguindo fazer o time engranar na temporada. Concordamos, a fase gremista não é nada favorável, os resultados não estavam sendo satisfatórios. Porém, acho que a demissão de Caio foi uma tremenda precipitação dos cartolas tricolores, que, ao meu ver, caíram na pressão da torcida e da imprensa e não deram o respaldo necessário para o técnico. O projeto era a longo prazo, e, até por isso, se esperava uma postura bastante diferente dos diretores do clube. Mas, como já foi visto, a coisa já foi feita.

A demissão de Caio Júnior no Grêmio só reforça o pensamento de muitas pessoas que os Campeonatos Estaduais só servem mesmo para "fritar" treinadores e queimar etapas de trabalho, criando crises e relações conflitantes nos grandes clubes, que, em alguns casos, não tem uma visão mais aprofundada na temporada e acabam que se precipitando, como foi o caso do tricolor gaúcho. Os botaos que rondam o Olímpico são de que Vanderlei Luxemburgo possa estar assumindo o time nos próximos dias. Vamos aguardar. O que fica a lamentar aqui é que infelizmente a cultura do futebol brasileiro parece que está muito longe de mudar.

ATENÇÃO: Leitores do Futebol Na Veia, estes são os últimos dias da promoção que o blog está realizando, em parceria com o Site Empréstimo.com. Deixe seu comentário e sua opinião respondendo "Qual será o melhor time brasileiro em 2012", com uma boa justificativa. O sorteado ganhará uma camisa oficial de um grande clube europeu a sua escolha. Clique aqui para ir diretamente ao link do post da promoção. Lembramos que o prazo para postar os comentários termina no próximo dia 24 de fevereiro (sexta-feira), e o sorteio acontece no dia seguinte. Vamos nessa, pessoal!

9 comentários:

  1. Gabriel, estou ansioso para ver Flamengo x Vasco e o Grenal, tem tudo para serem grandes partidas. Em SP os grandes vão se consolidando ali em cima, como já era de se esperar mesmo. Acho que o Grêmio agiu muito mal em demitir o Caio, ele acabou pagando o preço do mal rendimento do elenco, e o Grêmio joga mais um projeto á longo prazo pelo ralo. Abraços!

    http://porpabloparaosapaixonadosporfutebol.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida os grandes estão se dando bem, ao contrário do Grêmio, que neste fim de semana fritou o técnico, e o time em campo debaixo de 40º e gramado sintético a mais de 50

    SANGUE AZUL
    ------------------------------------
    ---> Bolão: Apostas para as Quartas de final + Classificação

    ResponderExcluir
  3. Oi GABRIEL SAIBA PORQUE NAO TENHO MAIS PARCERIAS DE YROCA DE LINKS / BANNERS;;;VEM AQUI EM MINHA PAGINA PARCERIA... E VEJA O VIDEO

    TIREI OS LINKS TODOS DAQUI, CONCORDO COM O CARA LA.

    ResponderExcluir
  4. se quiser ficar com um link meu ai pode, no entanto meu banner vou fazer outro

    ResponderExcluir
  5. O que fizeram com Caio Jr. não se faz com ninguém. Discutam ANTES de contratar se o cara serve, se tem perfil ou não. Mas depois de acertar, mandar embora em 8 jogos é jogar para a torcida.

    Ficou evidente que a contratação foi só para dar satisfação à imprensa e aos torcedores. Começa mal 2012 para o Grêmio. E não é Luxamburgo que vai melhorar as coisas.

    Saudações!!!

    ResponderExcluir
  6. O futebol brasileiro virou Business, e agora





    o Gremio foi extremamente anti-ético com o Caio Junior, e com certeza o PROFEXÔ não será a salvação... Já disse e repito, estão pagando salario que o luxemburgo não merece há muito tempo

    ResponderExcluir
  7. Gabriel, desculpe minha ausência, estou me preparando para um concurso, tenho só acompanhado o vôlei de praia, porque é mais concentrado para escrever depois...rsrs.

    Deixei uma msg pra ti no Facebook do blog vc viu?
    Depois do dia 18/03 eu volto ao normal...rsrs.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. JOGO DE FUTEBOL ESTILO BRASFOOT SÓ Q MELHOR E AINDA VC CONCORRE A PREMIOS , VENHA CONFERIR ESSE SUPER JOGO!! FAÇAM O CADASTRO NESSE LINK AO LADO http://futmanager.com/futebol-online/s-jr.html JOGUE VC TBM!!!NOVA VERSAO 2012, FAÇA PARTE DA GALERA!

    ResponderExcluir
  9. jogo de futebol on line estilo brasfoot
    e vcs ainda concorem a premios podem adc

    http://futmanager.com/futebol-online/a-c-genoa.html

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!