quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Jogo fácil? Sem essa no nosso Brasileirão


Nesta quarta-feira o Campeonato Brasileiro teve a abertura de sua 17ª rodada. Sete partidas agitaram os gramados pelo país. E, dentro deles, tivemos algumas surpresas e resultados que não eram aguardados, fato que acabou por deixar este início de rodada mais interessante e emocionante, além de é claro deixar os torcedores malucos, mostrando que no nosso Brasileirão qualquer partida levada com algum "relaxamento" pode virar uma tremenda dor de cabeça para as equipes, perdendo pontos importantes, que com certeza farão falta no término da competição

Vamos destacar primeiramente os jogos que tiveram resultados digamos "aceitáveis" e em até certo ponto esperados, sem surpresas ou espantos. Na Arena Independência, duas equipes da parte de cima da tabela buscavam se manter na briga: Cruzeiro e Fluminense proporcionaram um jogo polêmico e nervoso, que acabou no empate. Depois de sair na frente, a raposa permitiu a igualdade do tricolor. O resultado acabou sendo ruim para os donos da casa, que se afastaram um pouco do G-4, e também não tão satisfatório para o Flu, que perdeu a oportunidade de encostar de vez no líder Atlético-MG.

Diferentemente de ambos, a equipe que aproveitou, venceu e voltou para o grupo dos primeiros colocados foi o Botafogo, que recebeu o Sport no Engenhão e não deu chances para o azar: um 2 a 0 não tão convincente, mas que serviu para a equipe voltar a flertar o grupo dos quatro primeiros colocados, e acabou por afundar ainda mais o Sport. Quem acabou saindo da zona do rebaixamento depois de muito tempo foi o Palmeiras, que mais uma vez contou com a inspiração do atacante Barcos para triunfar sobre o Flamengo. Agora, o verdão busca engrenar de vez no Brasileirão. Coisa que parece ser difícil no Fla, que, depois de duas vitórias, volta a perder e estaciona na tabela.

Agora, o destaque vai para as partidas que puderam ser caracterizadas como surpreendentes pelos resultados finais. E o meu destaque maior fica para a derrota do Grêmio contra a Portuguesa. Jogando no Estádio Olímpico, o tricolor gaúcho vinha muito embalado pelos últimos jogos e pela ótima campanha, e enfrentaria um adversário que ainda estava tentando se estabilizar na tabela. Jogo fácil? No Campeonato Brasileiro esta pequena frase não existe. Vitória da lusa por 2 a 1, que faz o time se afastar de vez da degola e deixa o Grêmio mais longe dos líderes, e com a ameaça de perder seu posto no G-4.

Outra surpresa, esta bastante considerável também, foi o empate no confronto dos atléticos. O líder mineiro e o desesperado goiano se enfrentaram no Serra Dourada e, pra quem esperava mais uma vitória dos visitantes, se enganou. Mesmo jogando boa parte do jogo com um jogador a menos, o dragão foi valente e contou com a trave para parar o ímpeto do primeiro colocado e conquistar um pontinho bastante comemorado. Já o galo perdeu a chance de disparar ainda mais na liderança, e pode ver o Vasco se aproximar novamente.

O São Paulo também acabou sendo parado por uma equipe da parte debaixo da classificação. E de uma forma bem pior. Jogando nos Aflitos, o tricolor paulista sofreu uma derrota merecida para o Náutico, que usou de sua velocidade para derrotar seu adversário: 3 a 0, resultado que deixa a equipe agora bem mais distante da zona da Libertadores e faz com que o timbu respire na tabela. Finalizando a abertura da 17ª rodada, a Ponte Preta, pedra no sapato de muita gente neste primeiro turno, sofreu uma derrota inesperada. Dentro de casa, acabou sendo derrotado pelo Bahia e permanece com sua grande irregularidade na competição. Os baianos, por sua vez, deixaram a zona de rebaixamento. 

Esta foi a abertura de mais uma rodada. Mais três partidas finalizam ela nesta quinta-feira, prometendo muita disputa e quem sabe mais resultados inesperados, pois, neste nosso Brasileirão, qualquer partida vira uma decisão.

3 comentários:

  1. Pois é Gabriel, é um campeonato muito nivelado, nessa rodada, dos dez primeiros, só dois venceram. É realmente o campeonato mais disputado do mundo!

    www.gremista-sangueazul.com

    ResponderExcluir
  2. Com certeza essa rodada foi totalmente atípica de todas, e o Vasco, que poderia ter subido na tabela com o tropeço de Atlético - MG e Fleminense, não aproveitou a chance. O campeonato está pegando fogo!
    Abraços

    Lucas Campi - paixaopelaum.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. O futebol é um esporte fantástico nenhuma modalidade esportiva passa a mesma emoção para a sua torcida, não existe palavras para explicar a sensação que um torcedor sente ao ver um chute certeiro estufar as redes de proteção adversaria em uma final de campeonato.

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!