domingo, 9 de setembro de 2012

O baile, a igualdade e a"pedra no sapato"

Neste sábado tivemos a abertura da 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, com três partidas sendo disputadas, envolvendo equipes da parte de cima, do meio e debaixo da tabela. E o título do post pode ilustrar muito bem as características deste três jogos.


O "baile" desta sábado aconteceu em Curitiba, no estádio Couto Pereira, onde o time da casa aplicou uma vitória pra lá de convincente pra cima do desesperado Flamengo. Já na primeira etapa, o Coxa se impôs e, mais uma vez usando seu estádio como um verdadeiro alçapão, marcou o primeiro. No segundo tempo, o time ainda marcou mais duas vezes. Na estreia do novo técnico Marquinhos Santos e do atacante Deivid, o time paranaense aplicou 3 a 0 no marcador e alivia um pouco a pressão com a vitória. O alviverde está mostrando uma característica bem peculiar neste Brasileirão: dentro de casa, faz um vítima atrás da outra. Porém, fora de seus domínios, acaba virando uma presa fácil. Com um bom time, o Coxa pode almejar alguma coisa a mais na classificação. Mas a irregularidade está pesando bastante.

Já a situação do Flamengo parece cada vez mais caótica: além do pífio desempenho dentro de campo, onde a equipe acumula derrotas, jogadores que não merecem vestir a camisa rubro-negra e o risco de rebaixamento eminente, os problemas extra-campo também pesam. Bastidores revelam um clima tenso do técnico Dorival Júnior com os jogadores, coisa que não foi confirmada, mas que também não seria surpresa, até pelo atual momento que o clube passa. Muito complicada a situação do Flamengo, que parece não ter perspectiva de melhora neste Brasileirão.


A "igualdade" se deu na partida que ocorreu em Campinas, no estádio Moisés Lucarelli. O confronto entre os alvinegros Ponte Preta e Figueirense terminou empatado, com um gosto mais positivo para os donos da casa, que saíram na frente no primeiro tempo. Porém, o furacão do estreito virou o jogo, com gols de Aloísio e Caio, e parecia que iria faturar uma importante vitória fora de casa. Mas, já no final da segunda etapa, Marcinho marcou de cabeça e finalizou o placar em 2 a 2. Resultado que deixa a macaca ainda no meio da tabela, sendo um time considerado por todas as equipes bastante "chato" de se enfrentar. Já o Figueira permanece na zona da degola, mas já mostra algum poder de reação. Depois do técnico Márcio Goiano assumir o comando, a equipe demonstra sinais de melhora, coisa que realmente só será vista mais a frente.

Finalizando o sábado de Brasileirão, a "pedra no sapato" das equipes da parte de cima da tabela fez mais uma vítima que briga pelo título. Jogando dentro de casa, no Pacaembu, o Corinthians, mesmo com alguns desfalques, soube encaixar muito bem seu jogo, envolver e bater com autoridade o Grêmio, freando a boa sequência do adversário e se recuperando na competição. O timão começou a partida fulminante. Antes mesmo dos dez minutos iniciais, o time já havia feito dois gols, com Ralf e Guilherme. Assim, depois disso, a equipe optou por diminuir o ritmo e soube controlar muito bem o jogo, sem sofrer sufoco. Na segunda etapa o panorama foi o mesmo. O tricolor gaúcho até conseguiu marcar o seu de honra, mas Giovanni retificou a ótima vitória alvinegra.


Assim, o time conseguiu mais uma vez tirar preciosos pontos de um time que briga pela liderança, mas permanece pecando pela grande oscilação nos resultados. Sendo bastante forte em casa, o timão precisa buscar também pontos fora de quiser almejar alguma coisa a mais na tabela, ou pode ser um importante "fiel da balança" neste Brasileirão. Já o Grêmio vê sua boa sequência de resultados ser parada, não corre o risco de ser ultrapassado, mas pode ver os rivais da ponta se afastarem. Neste domingo, mais sete jogos complementam a 23ª rodada. Vamos conferir.

2 comentários:

  1. Gabriel,

    o Flamengo é algo inesplicável..... não tem um elenco de ponta, mas também não é para fazer tão feio assim...tem coisas no Flamengo que ninguém entende o por que...

    E o timão aprontou de novo. Tirou pontos dos 3 times que ebrigam hoje pelo título, mas a pergunta é, vai brigar pelo título ou apenas melhorar para o mundial?

    BLOG DO CLEBER SOARES
    clebersoares.blogspot.com

    gostaria de lhe pedir uma nova parceria, agora com um blog falando só do meu time, cansei de escrever no blog dos outros, rsrsrs. Seu link já esta lá na lista de parceiros.

    SOMOS FLAMENGO
    somosflamengo33.blogspot.com

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!