segunda-feira, 24 de maio de 2010

Esquenta para a Copa do Mundo

Como já é costume, toda "data Fifa" é aproveitada por seleções de todo o mundo. E, faltando pouco mais de duas semanas para o início de mais uma Copa do Mundo, algumas seleções aproveitaram mais essa data para fazerem suas últimas preparações antes do ponta pé inicial para o Mundial. Nesta segunda tivemos alguns amistosos, com destaque, é claro, para os países que disputarão a Copa na África.

Começaremos então pelos anfitriões, a África do Sul. Os bafana-bafana fizeram mais um amistoso, agora contra uma equipe de um porte um pouco maior. Em casa, enfrentaram a Bulgária. No primeiro tempo, o time de Parreira mostrou uma ótima impressão, principalmente nos 20 primeiros minutos, quando encurralou o adversário e conseguiu fazer um gol, com o zagueiro Sangweni. Mas, inexplicavelmente, os africanos pararam de jogar e permitiram o empate dos búlgaros. Na segunda etapa, Parreira colocou alguns jogadores que deveram ser titulares na Copa, mas o panorama não mudou. Afinal, qual é a da África do Sul? Promete ser uma seleção empolgante e buscando o gol, como no início desta partida, ou será a pior anfitriã que um Mundial já teve? Mais um trabalho árduo para Carlos Alberto Parreira.

Vamos para um adversário do Brasil. Portugal tinha tudo para ganhar moral e mostrar aos torcedores como a seleção vai para a Copa. Mas não foi bem isso que aconteceu. Contra o "fortíssimo" Cabo Verde, os lusos dominaram todo o primeiro tempo, mas com uma visível falta de entrosamento, com muitos passes errados e com Cristiano Ronaldo e Nani não se encaixando com o resto da equipe, Portugal não passou do zero. Na segunda etapa, Ronaldo apareceu mais, criou várias chances. Deco também entrou, mas não conseguiu botar a bola na rede. No final do jogo, Cabo Verde até esboçou alguma coisa no ataque, deixando os portugueses muito preocupados. Já desde as eliminatórias, quando teve que disputar a repescagem para garantir a vaga no Mundial, Portugal mostra deficiências, e terá trabalho para passar de fase. Na minha visão, a Costa do Marfim pode muito bem roubar a vaga dos lusos. Abre o olho, Carlos Queiróz.

A Inglaterra, uma das grandes favoritas para a Copa do Mundo, confirmou o favoritismo e venceu o México. Porém, não foi nada fácil. Com Rooney em campo, e poupando cinco titulares, o time de Fábio Capelo foi encurralado nos primeiros minutos pelos mexicanos, que se imporam e pressionaram os ingleses, principalmente com Giovanni dos Santos e Franco. Mas foi a Inglaterra que conseguiu marcar, com King. O México coninuava em cima, e mesmo pressionados, a Inglaterra marcou o segundo, com Crouch. Já nos acréscimos, o México finalmente marcou seu gol, com Franco. Na segunda etapa, com as duas equipes com muitas mudanças, Glen Johnson ampliou. Com o domínio da partida, marcando forte e não dando espaços, a Inglaterra não passou mais sustos e garantiu a vitória, deixando uma boa impressão ao torcedor. Os ingleses de Capelo vem muito fortes para o Mundial.

Mas o grande destaque foi a Argentina. Os nossos rivais enfrentaram o Canadá, no Monumental de Nuñes. E não poderia ter sido melhor. Mesmo sem seus principais destaques hoje, Messi e Diego Milito, os argentinos arasaram os canadenses. Ofensivos, com Di Maria e Maxi Rodrígues comandando o meio de campo, e com Tevez e Higuaín, nosso rivais dominaram completamente a primeira etapa, fazendo os dois primeiros gols com Maxi e o terceiro com Di Maria, mostrando uma tremenda qualidade na meia cancha. Mesmo com seis mudanças na segunda etapa, a Argentina mostrava um poder de fogo impressionante na frente. E com toda essa qualidade, Tévez e Aguero fecharam a conta. Messi, Milito, Tévez, Aguero, Higuaín e Palermo. Um dos melhores, se não o melhor ataque de uma seleção para a Copa do Mundo. Sem falar do meio de campo. O problema de nossos hermanos é mesmo o sistema defensivo, que não é muito confiável. Mesmo assim, a Argentina promete dar muito trabalho neste Mundial.

É o esquenta para a Copa do Mundo. Todos já não aguentam mais, querem ver a bola rolando. E esses jogos só aumentam nosso apetite para o maior espetáculo da Terra.

Um comentário:

  1. Fala Gabriel, pois é cara cada vez mais se entra no ritmo de copa mas esses amistosos ai foram de nivel tecnico muito baixo, a Argentina fez bem já Portugal se mostrou muito mal, abraço.

    Saudações do Gremista Fanático

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!