sábado, 22 de maio de 2010

A tríplice coroa em jogo

Neste sãbado Internazionale x Bayern de Munique decidem no Santiago Bernabéu o título do torneio mais cobiçado da Europa, a Liga dos Campeões. Como toda final sugere, a espectativa é enorme por parte de jornalistas, torcedores e pelos amantes do bom futebol.

O jogo põe frente a frente duas equipes muito parecidas. A Inter, que no início da Champions teve dificuldades, mas se classificou, foi crescendo a cada jogo, a cada mata-mata, e não parou mais de crescer. José Mourinho, além de ter muita estrela e moral na Itália e em todo o mundo, conseguiu fazer uma equipe sem contratações bombásticas de início de temporada virar uma das sensações da Europa, conquistando o pentacampeonato italiano, que já parceia perdido, e chegar com o time a final da Liga, o que muitos com certeza não esperavam. Eficiente na defesa, com Júlio César no gol, Maicon na direita e Lúcio na zaga, com os argentinos Janetti e Cambiasso impecáveis (ainda não entendi porque Maradona os deixou de fora da lista dos 23 da Argentina), com o holandês Sneijder jogando muita bola, como nunca havia jogado, e com dois matadores natos na frente, Milito, que finalmente encontrou seu bom futebol, e Eto'o, que pode ser considerado a estrela da equipe, especialista nato em Champions League. Com essa equipe muito bem montada por Mourinho, os nerazurros eliminaram CSKA, o poderoso Chelsea (vencendo as duas partidas) e o Barcelona, time mais badalado do mundo até então. Chega com muita moral para esta final.

O Bayern chegou a final da Liga passando de fase quase sempre com muitas dificuldades. Na primeira fase, quando a classificação já parecia perdida, os alemães humilharam a Juventus na Itália, vencendo por 4 a 1 e obtendo a segunda vaga do grupo. Já nas oitavas, a Fiorentina estava com a vaga nas mãos, até que Robben acera um chutaço de fora da área e da a vaga para os bávaros. Nas quartas, contra o Manchester United, conseguiu reverter uma desvantagem de dois gols e se classificou em pleno Old Trafford. Nas semi, a parada foi um pouco mais tranquila, eliminando o Lyon com duas vitórias. Louis Van Gaal conseguiu em sua primeira temporada a frente do Munique fazer o time funcionar com um elenco eficiente, parecido com a Internazionale. Butt segurou no gol, Lahm e Demichelis na defesa, Van Bommel dava suporte ao meio de campo, fazendo Robben e Ribery trabalharam (muito bem, por sinal), servindo a revelação alemã Muller e o croata matador Olic. Com a volta da hegemonia na Alemanha, agora os bávaros irão atrás da tríplice coroa.

Duas equipes muito parecidas, tendo times bastante eficientes e sem muitas estrelas. Sem alarde e com cautela e bom futebol, Internazionale e Bayern provaram nesta Liga dos Campeões que times campeões se fazem não só com show, mas também com muita organização e eficiência. Não é a toa que ambos irão colocar em jogo a tríplice coroa, tendo a hegemonia mantida ou reconquistada em seus respectivos países e lutando para ganhar também a Europa, e mais tardar o mundo. Favorito? Impossível apontar um, muito menos arriscar um resultado, num jogo de duas equipes tão iguais, seja dentro e fora de campo.

2 comentários:

  1. Vou torcer pra Inter, mas acho que da Bayer.

    Abraço
    Jeferson

    ResponderExcluir
  2. Caramba, esse será um jogão.
    Na minha opinião da Inter, pois acredito em sua defesa, que é repleta de brasileiros.

    Acredito que o Mourinho possa dar um nó tático no Val Gaal. Milito tem que arrbentar nesse jogo.

    Valeu Gabriel, muito bom o texto.

    Fiz um texto sobre a Liga também, não tão bom quanto, mas fiz. rs
    Abraço.

    Depois passa lá: http://esportetotalbh.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!