sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Tolerância zero na Europa

Depois dos lamentáveis atos de vandalismo que rodaram o mundo, quando na última terça-feira, no jogo entre Itália x Sérvia, pelas Eliminatórias da Eurocopa de 2012, torcedores radicais sérvios armaram uma grande confusão na cidade de Gênova, cometendo atos de pura barbárie a selvageria, o presidente da Uefa Michel Platini se pronunciou e afirmou a posição da entidade sobre o caso.

Platini continua com o discurso de que a Uefa manterá uma política de tolerância zero quando se trata de violência nos estádios, mas espera ajuda também dos países mais afetados por tais fatos. Posição certíssima do ex-craque francês e de toda a Uefa. Um dos pontos fortes da entidade é a linha dura e a severidade com estes tipos de atos, que constantemente acabam manchando não só o futebol europeu, mas de todo o planeta. Uma investigação já foi aberta para apurar todos os culpados e as causas do incidente. Até agora, três torcedores sérvios envolvidos na confusão foram presos, inclusive o líder da torcida sérvia, que diz não ter nada contra os italianos, e sim contra seu país. Cometendo estes atos é claro que ele não mudará nada e não ajudará ninguém, muito pelo contrário.

Toda a confusão aconteceu na última terça-feira, quando Itália e Sérvia entraram em campo, na cidade italiana de Gênova, para mais um jogo do Grupo C das Eliminatórias da Eurocopa de 2012. Antes mesmo de o jogo começar, a confusão já acontecia, na parte das arquibancadas reservadas para a torcida da Sérvia. De lá, vinha um pouco de tudo: sinalizadores, fogos de artifício e bombas de fumaça, em direção da torcida italiana e ao próprio campo de espetáculo. Depois de 37 minutos, o árbitro finalmente decidiu começar a partida, mas a trégua durou pouco tempo, quando o jogo teve que ser novamente interrompido aos seis minutos da primeira etapa, quando um sinalizador foi atirado na direção do goleiro italiano e, consequentemente, não havendo mais nenhuma condição, a partida foi cancelada. Dos cerca de 1.600 torcedores sérvios presentes, aproximadamente 300 deles criaram a confusão que se alastrou.

Problemas políticos internos no país e dentro da própria seleção, e outras causas que ainda estão sendo averiguadas. A Sérvia corre ainda o risco de ser suspensa de todo o resto das Eliminatórias, ficando assim de fora da próxima Eurocopa. Atos sem explicação, de puro vandalismo e descontrole, que envergonham todo o mundo. Cabe agora a Uefa tomar as medidas cabíveis para que estes episódios não voltem mais a acontecer, para que a paz nos estádios retorne. Competência a entidade já mostrou que tem, e os culpados estão sendo detectados. A tolerância acabou.

6 comentários:

  1. E ai Gabriel, blz.
    A decisão da UEFA tem que ser exemplar, porem justa. Não acho justo a Servia pagar por um ato de extremistas, pseudos torcedores tendo como pano de fundo motivação política e uma ideologia neo anarquista. A Europa vive uma crise financeira que desde a segundo grande guerra não se via, e claro, os países mais fracos são os que mais sofrem. Grupos radicais vem atuando em toda Europa com protestos muitas vezes violentos, e o futebol sendo um esporte de massa, não é de se estranhar que esses tbm fossem feitos nas partidas. Sou contra toda e qualquer tipo de violência, mas repito, seria injusto punir um pais inteiro por causa de uns poucos revoltosos.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Pois é Gabriel, até no exterior temos que assistir a esse show de selvageria com esses "torcedores".
    Infelizmente neste episódio entrou a política, pois a Sérvia está vivendo uma grave crise política e como consequência, gerando essa intolerância.

    Abraços e saudações vascaínas.
    Visite- http://torcidacrvg.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. uma vergonha esse itália e sérvia
    fui assistir esse jogo aquele e dia e fiquei indignado asuhuashuashas

    ANDRÉ LIMA SE MACHUCA EM BRINCADEIRA COM GARRAFA D'ÁGUA
    http://gremista-sangueazul.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Tomara que as punições em cima desses vagabundos seja muito forte e acho que como o Cléber falou , a Sérvia e ninguém deve ser prejudicada por ato de extremistas que não tem o que fazer.

    O que resta é lamentar e tomara que não se repita

    Forte Abraço

    http://saopauloblognews.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Faala Gabriel. Blz ?

    Cara, esse é o tipo de imagem que ninguém que é mnimamente educado gosta de ver. E logo na Europa que é um continente muito evoluído em relação aos demais.

    Abraços e Saudações Vascaínas !!!

    Carlos Vascaíno.

    http://vascaoamoreterno.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Com certeza o futebol é o esporte que os brasileiros são mais apaixonados, a paixão vem do berço com o incentivo principalmente da parte do pai, que normalmente acaba influenciando o filho a torcer para o time do coração dele. Isso faz com que a criança cresça com a vontade de assistir cada jogo do seu então time do coração e torcer para que a rede do adversário balance várias vezes.

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!