domingo, 10 de abril de 2011

Criação aguçada, vitória apertada e classificação próxima

Neste sábado o Vasco voltou a entrar em campo pela penúltima rodada da Taça Rio, enfrentando a Cabofriense, em São Januário. E o filme do meio de semana voltou a se repetir. Assim como na partida contra o ABC, pela Copa do Brasil, a equipe cruzmaltina criou muitas chances, mas a vitória veio no sufoco. O 2 a 1 contra o time de Cabo Frio praticamente carimba a vaga vascaína para as semifinais do segundo turno do Campeonato Carioca.

Ricardo Gomes repetiu a escalação do jogo do meio de semana, com somente uma alteração. Bernardo entrando na vaga de Diego Souza. E, como ele, ao lado de Felipe, o Vasco foi ativo no campo de ataque desde o primeiro minuto de partida. As oportunidades surgiam naturalmente, com os dois meias auxiliados por Eder Luis e Allan, no lado direito. O primeiro gol foi questão de tempo. Ele saiu aos 20 minutos. Eder Luis fez jogada pela direita e rolou para Bernardo, que cortou bonito a marcação e chutou no anto do goleiro Flávio, abrindo o placar na Colina Histórica. Depois do gol, o time diminuiu um pouco o ritmo, mas continuava com o pleno domínio dentro de campo. Porém, num erro da defesa vascaína, a Cabofriense empatou. Aos 34 minutos, Léo Itaperuna recebeu bola nas costas de Allan e chutou. Fernando Prass rebatou para o meio de área, e ela sobrou limpa para Zotti igualar o marcador. Depois disso, o Vasco continuou em cima, criando muitas chances, mas esbarrando do arqueiro Flávio.

Na segunda etapa, o cruzmaltino continuou pressionando o adversário em busca do segundo gol. E o caminho vascaíno foi facilitado quando Assunção foi expulso, depois de receber o segundo cartão amarelo. Assim, Ricardo Gomes sacou Felipe Bastos e colocou Leandro no jogo. E a pressão só aumentou. Felipe e Bernardo comandavam o ataque vascaíno, que criava muitas chances, mas não conseguia colocar a bola para o fundo das redes. A torcida ficou impaciente quando Gomes sacu Bernardo para a entrada de Enrico. Porém, a criação vascaína nçao parou. Alecssandro, Felipe, Rômulo e Leandro tiveram as melhores chances. Ou pararam na trave, no goleiro Flávio ou até mesmo na defesa da Cabofriense. O gol parecia que não iria sair. Então, uma bola parada foi quem deu a vitória para o Vasco. Ou melhor, uma penalidade máxima, aos 41 minutos. Eder Luis foi empurrado dentro da área. Alecssandro cobrou e garantiu o triunfo cruzmaltino, para a explosão de mais de 18 mil torcedores presentes à São Januário.

A vitória praticamente carimba a vaga do Vasco para as semifinais da Taça Rio. Mais uma vez, a equipe criou muitas oportunidades, coisa que agradou, tanto a torcida como o técnico Ricardo Gomes. Mas a vitória novamente veio no sufoco, com um gol no final da partida. O time também perdeu muitos gols, o que desagradou alguns torcedores. Fato é que a equipe vem funcionando bem. Na defesa, Dedé e Anderson Martins parecem enfim ter se entrosado. Nas alas, Allan está suprindo bem a ausência de Fágner. Porém, a marcação dele ainda deixa a desejar. O Vasco sofreu os dois últimos gols nas costas do próprio Allan.

No setor de criação, Felipe voltou a jogar seu futebol. Bernardo e Diego Souza disputam a outra vaga. Bernardo vem agradando mais nos últimos jogos. Diego Souza ainda precisa mostrar muita coisa. E no ataque Eder Luis está vivendo altos e baixos nesta temporada, mas vem melhorando nos últimos jogos. E Alecssandro ainda não se encaixou no esquema de jogo vascaíno. A equipe ainda busca um equilíbrio, para entrar de vez nos eixos. Porém, a classificação para as sefiminais estão praticamente garantidas, e novos desafios virão pela frente.

4 comentários:

  1. Foi apertada a vitória do Vasco mas é uma vitória que deixa o Vasco bem perto da classificação as semi da Taça Rio ...

    Abraços !

    http://www.conexaopaulista.com

    ResponderExcluir
  2. http://footinmyheart.blogspot.com/

    que achas?

    um abraço

    ResponderExcluir
  3. Numa das matérias que fizemos, destacamos a boa fase de Felipe. E para quem achava que Ricardo Gomes seria uma decepção, vai se surpreendendo com o crescimento do time, apesar de algumas ajudas da arbitragem.

    Equipe Blog Gol de Mão
    www.bloggoldemao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. O Vasco tá pegando o jeito.

    Estava com algumas inconstâncias no seu futebol, mas agora o ataque está trabalhando bem e funcionando.

    Vamos ver se vai longe na Copa do Brasil.

    Abraço!
    FuteAki.net.tc

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!