terça-feira, 17 de janeiro de 2012

A bola vai rolar - Clubes Cariocas

O 2ª post da série "A bola vai rolar", que destacada a preparação, as alterações e a expectativa das principais equipes brasileiras antes do início de mais uma temporada, desta vez faz um raio-x dos quatro grandes do Rio de Janeiro. Assim como os paulistas, em geral, os cariocas foram modestos nas contratações, priorizando as bases para obter resultados positivos em 2012.

Então, vamos começar mais uma análise, com contratações, novidades, saídas e é claro com opinião:

FLAMENGO: O rubro-negro, atual campeão carioca, tem o Campeonato Estadual e a Taça Libertadores da América como desafios neste primeiro semestre. E, para isto, a diretoria flamenguista se esforçou, mas nao conseguiu trazer nenhum reforço de renome para a equipe. Apenas dois jogadores foram contratados até agora. Especularam-se Vágner Love, Rafa Marquez e outros, mas quem vieram mesmo foram o lateral Magal (ex-Americano) e o atacante Itamar. Alguns nomes deixaram a gávea, porém, estes sem muito lamento. Ronaldo Angelim, Fierro, Fernando e Egídio partiram para outros rumos. Sob a batuta de Luxemburgo, o Fla tenta contornar os problemas internos, como o atraso nos salários, que culminaram num desconforto entre Ronaldinho Gaúcho e o clube, além da briga para ainda manter Thiago Neves. Os dois maetros da equipes estão ameaçados. E, com o elenco que tem, o rubro-negro precisará de um algo a mais para tentar títulos neste temporada. A torcida segue com alguma desconfiança, mas ainda com esperanças de 2012 seja um ótimo ano para a equipe rubo-negra.

VASCO: O Gigante da Colina, atual campeão da Copa do Brasil, entra em 2012 como terminou 2011: com tranquilidade, um clima bom entre os jogadores e a vontade se fazer uma temporada ainda melhor que a anterior. A equipe também é quase a mesma. As saídas quase não existiram: com exceção dos atacantes Élton e Patric e dos laterais Márcio Careca e Irrazábal, o cruzmaltino inicia o ano com a mesma equipe que fez grande sucesso na última temporada. O clube buscou reforçar setores carentes da equipe: chegaram o zagueiro Rodolfo (ex-Grêmio), o lateral-esquerdo Thiago Feltri (ex-Atlético-GO), o meia Abelairas (ex-River Plate) e o atacante Tenório (ex-Al Nassr). Já recuperado do grave acidente vascular que teve, Ricardo Gomes ainda deixa seu auxiliar Cristovão Borges no comando do time, mas o que tudo indica é que Ricardo volte quando o time começar seu caminho na Libertadores. Mesmo ainda carente em algumas peças de reposição, o Vasco começa 2012 com um bom time para buscar brigar pelo titulo nas competições que disputar neste ano.

FLUMINENSE: O tricolor carioca foi, entre os quatro grandes cariocas, a equipe que trouxe os reforços com maior notoriedade e que mexeu mais dentro do mercado de aquisições do futebol. Ao todo, o Flu trouxe até o momento cinco reforços: O zagueiro Anderson (ex-Atlético-GO), os laterais Bruno Veiga (ex-Figueirense) e Thiago Carleto e os meias Jean (ex-São Paulo) e Wágner (ex-Gaziantepspor). A saída mais expressiva na equipe com certeza foi a ida do lateral Mariano para o Bordeaux-FRA. Fernando Bob, Diogo e André Luis também deixaram o clube. Abel Braga tem a sua disposição um elenco bastante forte, com muitas peças de reposição, deixando a equipe tranquila para disputar tanto o Campeonato Carioca como a Libertadores. Entre as especulações, o time ainda tenta confirmar o retorno de mais um meio-campista: Thiago Neves, que ainda se encontra preso no Flamengo, arrasta um longa novela em relação ao seu futuro. Mesmo com ou sem a vinda dele, a certeza é de que o Fluminense entra mais forte ainda para 2012 do que terminou 2011.

BOTAFOGO: Fechando o raio-X dos clubes cariocas, destacamos o Botafogo, quem tem como campeonatos neste primeiro semestre de temporada o Carioca e a Copa do Brasil. Único dos conterrâneos que está fora da Libertadores, o fogão deverá entrar com tudo na disputa pelo título da Copa do Brasil, buscando justamente a vaga na competição continental. E, para isso, a diretoria da estrela solitária se mexeu. A principal aquisição do clube para 2012 foi fora de campo. O treinador Oswaldo de Oliveira, com experiências dentro e fora do país, chega para conduzir o fogão a títulos nesta temporada. Juntamente com ele, a equipe contratou os zagueiros Rojas (ex-Universidad de Chile) e Brinner (ex-Paraná) e o meia Andrezinho (ex-Internacional). A principal perda foi a do lateral-esquerdo Cortês, um dos principais destaque da equipe em 2011, que partiu para o São Paulo. Mantendo a base, sob a batuta de Loco Abreu, o Botafogo busca obter mais sucesso nas competições, chegando na disputa de títulos e para enfim voltar a ganhar algum de maior expressão dentro do futebol nacional.

OPINIÃO: Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo se encontram em patamares até um certo ponto equilibrado, no ponto de vista do entrosamente das equipes e na manutenção da base. No olhar dos reforços, o tricolor sai na frente dos demais, pois trouxe jogadores com mais nome para posições cirúrgicas dentro do time, assim como fez o Vasco, que foi modesto, mas objetivo nas contratações. O fogão foi o único que trocou de treinador, trazendo um nome de respeito, que entende muito de bola. O Fla, mesmo mais tímido, também possui um time qualificado, mas ficou aquém dos três anteriores por ser mais tímido nas aquisições. Sendo assim, vejo o Fluminense na frente dos três demais, por conta de seu ótimo elenco, contando com boas peças de reposição e jogadores que decidem. Logo após vem o Vasco, que manteve a forte base e contratou jogadores para posições carentes. Botafogo e Flamengo vem num patamar mais abaixo, mas nem tanto, tendo homens fortes no comando da equipe e jogadores qualificados. Com algumas diferenças, pero no mucho, os cariocas começam assim a temporada 2012.

Depois de paulistas e cariocas, a terceira e última análise da série "A bola vai rolar" destacará o eixo Sul-Minas, com os dois grande clubes mineiros e gaúchos. Em breve!

8 comentários:

  1. Blog muito bom, ve se passa no meu também e comenta, postagem sobre a Prévia do Campeonato Carioca. $UCESSO! VALEU

    http://pensamentosfutebolisticos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Parceiro, sou da equipe Gol de letra - www.goldeletra.blogspot.com - e fui eu quem fiz a proposta da parceria, em um post seu do Marcos, se não me engano.
    Precisamos de seu email para conversarmos melhor,pois conversar por comentários não dá certo.
    Espero um retorno em meu email - iguin_ifc_10@hotmail.com
    Atencisamente, Igor, equipe Gol de Letra

    ResponderExcluir
  3. O Botafogo vai com tudo, ainda mais que não está na Libertadores. Mas um favorito para o título está difícil.

    http://fcgols.blogspot.com/2012/01/super-quiz-desafio-6.html

    ResponderExcluir
  4. Gabriel, no RJ são os 4 grandes e só. Impossível ter surpresa. Acho que Flu e Vasco estão melhores

    SANGUE AZUL

    ResponderExcluir
  5. É muitas coisas estão acontecendo em 2012...o futebol mesmo tem muita água pra rolar ainda.

    ResponderExcluir
  6. Olha, o Flu pode ser uma grande surpresa
    nessa libertadores. O duro vai ser entrosar a equipe a tempo. Mas... Eu continuo
    achando que o Santos e o Vasco vão bem longe na
    L. América. Posso fazer uma previsão bem pior
    para o Fla neste ano. Acho que não ganha nem
    o Carioca.

    ResponderExcluir
  7. Pena que o futebol carioca se restringe apenas a 4 equipes, o que trona uma vergonha o futebol do interior do RJ!

    O interior de SP,MG,PR,GO e SC tem times bem mais fortes e organizados do que esses times do interior do RJ.

    Olhem só pra São Paulo - Tem o interior mais competitivo do Brasil com equipes fortes e mais organizadas como: Santos,S.Caetano,Ponte Preta, Guarani,Bragantino,Paulista, etc... é até covardia comparar com os do interior do RJ.

    Outros estados tem times mais guerreiros como: Ipatinga-MG,Joinville-SC,Criciúma-SC,Boa Esporte-MG,CRAC-GO,Tupi-MG,Cianorte-PR, Itumbiara-GO,Londrina-PR, Paranavaí-PR,Tupi-MG,... são muito mais times dentro das 4 linhas que o MAdureira,Duque de Caxias, Boavista, Olaria,Nova Iguaçu,... além da precariedade dos estádios do interior do RJ que são uma vergonha,vergonha mesmo, olhem só os do interior de SP e MG por exemplo e comparem com o do interior do Rio,não tem nem cabimento.

    MAs os 4 da capital são motivos de festa e orgulho deles e do Brasil, mas claro, ainda falta estrutura decente, principalmente em se tratando de Flamengo e Fluminense, mas o título em si não deve e não sairá mesmo das mãos de um dos 4 grandes do futebol do Rio de Janeiro!

    Bom fim de semana a todos!

    ResponderExcluir
  8. Pessoal, venho aqui chamalos pra se cadastrarem em um otimo jogo de futebol, vc que joga brasfoot, elit foot, ou qualquer jogo de futebol que vc seja o tecnico, se o presidente do time, o jogador tudo, garanto que vai gostar, E AINDA CONCORRA A UMA CAMISA OFICIAL DO SEU TIME, com rank todo mes, players 24h Onlines, premiação todo mes, é muito facil se cadastrar, eu ja ganhei a minha CAMISA do VASCÂO, se quer ganhar a do seu time e so entrar e jogar, irao gostar agradesço! link para o cadastro: http://futmanager.com/futebol-online/c-r-v-g.html

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!