quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

A bola vai rolar - Clubes mineiros e gaúchos

O nosso terceiro e último post da série "A bola vai rolar", que está abordando todo um raio-x das principais equipes do futebol brasileiro neste início de temporada, aborda hoje os clubes do eixo "Sul-Minas". Mineiros e gaúchos são os destaques deste post final.

Em geral, Atlético-MG, Cruzeiro, Grêmio e Internacional procuraram se reforçar bastante, porém sempre mantendo sua base, assim como os demais clubes dos outros estados. Então, vamos a uma análise individual dos quatro clubes antes do início das atividades em mais uma temporada:

ATLÉTICO-MG: O galo, que buscará a volta da hegemonia no Campeonato Mineiro, tem também a Copa do Brasil como objetivo deste primeiro semestre. E, dentro do campo de negociações, o clube acabou perdendo algumas peças consideráveis, mas também se reforçou. As principais baixas da equipe foram os meias Daniel Carvalho e Renan Oliveira e o atacante Magno Alves, entre alguns outros. Apesar disso, os nomes que chegaram animaram a torcida. Já chegaram o zagueiro Rafael Marques (ex-Grêmio), o lateral Marcos Rocha (ex-América-MG), os meia Escudero (ex-Grêmio) e Leandro Donizete (ex-Coritiba) e o atacante Danilinho (ex-Trigre-MEX), que retorna ao clube depois de destacar. Cuca continua no comando da equipe, e, com os reforços que chegaram, aliada a base mantida do ano passado, conta com um bom elenco nas mãos. As peças foram repostas, e, apesar de alguma desconfiança por parte da massa atleticana, assim, o galo buscará um 2012 bem melhor do que foi 2011.

CRUZEIRO: Atual campeão mineiro, o Cruzeiro, depois de um período considerável, não disputará a Taça Libertadores nesta temporada, ficando apenas com o Mineiro e com a Copa do Brasil no primeiro semestre. Apesar do ano ruim em 2011, a diretoria celeste resolveu manter os mesmos jogadores, apenas trazendo alguns reforços, todos eles modestos e sem muita destaque. O time teve duas baixas: Jajá e Fabrício deixaram o time rumo a outros clubes. Porém, o clube se reforçou com um número de jogadores considerável, apesar de nenhum destes terem muito destaque: chegaram os zagueiros Thiago Carvalho (ex-Boa Esporte) e Mateus (ex-Portuguesa), o volante Amaral (ex-América-MG), o lateral Gilson (ex-América-MG), os meias Arias (ex-PAOK), Marcelo Oliveira (ex-Atlético-PR) e Rudnei (ex-Ceará) e o atacante Walter (ex-Internacional). O técnico Vágner Mancini foi mantido, depois da fulga do rebaixamento no Brasileirão. Montillo permanece no clube, e isso já é uma grande notícia para os cruzeirenses, que, assim como seu rival, espera uma temporada bem diferente da anterior.

GRÊMIO: O tricolor gaúcho buscará neste início de temporada conquistar novamente o Campeonato Gaúcho e também a vaga na Taça Libertadores, através da Copa do Brasil, competição que o clube conhece muito bem. E, apesar de algumas saídas consideráveis, o time se reforçou muito bom, com jogadores conhecidos, para tentar fazer um 2012 com títulos e alegrias ao torcedor. Entre os que deixaram a equipe, estão os zagueiros Rodolfo e Rafael Marques, o lateral Adílson e o meia Escudero, entre outros. Por outro lado, quem chegou teve mais destaque: o zagueiro Pablo (ex-Ceará), os meio-campistas Léo Gago (ex-Coritiba) e Marco Antônio (ex-Portuguesa) e os atacantes Kleber (ex-Palmeiras) e Marcelo Moreno (ex-Shahktar Donetsk) já estão em pré-temporada e foram muito festajados em suas chegadas. Renovação no campo e também no banco de reservas. Caio Júnior chega ao Olímpico para comandar este ótimo elenco a conquistas nesta temporada. E tem tudo para conseguir.

INTERNACIONAL: Fechando nosso giro pelo eixo "Sul-Minas" e também na série "A bola vai rolar", temos o Internacional, atual campeão gaúcho e classificado para a Libertadores (antes, é claro, precisa passar da fase preliminar). E, para mais uma temporada, a diretoria colorada manteve as principais peças do time, priorizando muito a base já formada a quase dois anos e economizando nas contratações. A única chegada confirmada é do atacante Dagoberto (ex-São Paulo). No mais, por enquanto, o clube corre atrás de mais reforços. Pelo que tudo indica, novos nomes devem surgir durante este começo de temporada. As saídas foram mais consideráveis. Deixaram o clube o goleiro Lauro, o zagueiro Sorondo, o meia Andrezinho e o atacante Thiago Humberto, além de Marquinhos e Siloé. Dorival Júnior, mesmo com algumas saídas, conta com um excelente elenco em mãos, mesmo que ainda espera a chegada de alguns reforços. Procurando manter a hegemonia estadual, mas é claro não esquecendo em nenhum momento a Libertadores, o colorado entra mais ou menos num mesmo patamar que terminou 2011.

OPINIÃO: Dentre os quatro clubes destacados, podemos fazer duas análises destintas, dividindo os dois estados citados: pelas bandas de Minas Gerais, podems encontrar Atlético-MG e Cruzeiro em patamares mais ou menos parecidos. O galo, apesar das consideráveis perdas, repôs a altura seu elenco e permanece com uma equipe qualificada, assim como era em 2011. A raposa também não muda muito seu "status" em relação ao ano passado: perdeu poucas peças, trouxe alguns reforços, porém todos bem modestos, e fica com uma mesma base. A expectativa dos mineiros para 2012 é de uma melhora da temporada anterior, só que com mesmo elencos. Já a situação gos gaúchos é inversa. Principalmente se tratando do Grêmio. Com muitas sáidas e entradas, o tricolor, no "saldo", acabou se fortalecendo bastante, principalmente no campo ofensivo da equipe. Caio Júnior chega para comandar um elenco muito bom, que tem tudo para se dar muito bem em 2012. Já o Internacional manteve sua base e trouxe apenas um nome, mas ainda corre para não ficar para trás. Porém, com o time que tem, o colorado pode ser considerado favorito para qualquer competição que disputar nesta temporada.

Pois bem, amigos, chegamos ao final de mais uma série "A bola vai rolar". Os doze principais times do futebol brasileiro foram analisados, com contratações, saídas, especulações e é claro opinião. Então, agora, mais do que nunca, que comece a temporada 2012, boa sorte para todos e que vença o melhor!

13 comentários:

  1. O jogo do Inter já rolou na quarta, o time sentiu bastante, já que fez uma partida ruim e o goleiro entregou o gol, análise muito boa, em Minas, acho que o América-MG pode incomodar...

    Abraço.

    pensamentosfutebolisticos.blogspot.com
    @viniciusjogador

    ResponderExcluir
  2. Tem tudo para ser uma baita gauchão, que veça o Grêmio!

    maniadegremista.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Em minas apostaria no Cruzeiro pela hegemonia, mas o Atlético-MG é franco favorito, ambos estão quase no mesmo nível. Em RS a briga será boa também, mas o Grêmio tem mais time.

    Abraços

    Conexão Paulista

    Nostalgia Fut

    ResponderExcluir
  4. A briga no Rio Grande do Sul será a melhor. O Gremio se reforçou bastante e está com um grande ataque: Kleber e Marcelo Moreno. O Inter é sempre forte, e se não perder o D'Alessandro, que pode estar de saída para a China, continua, na minha opinião, favorito para o título.

    SIGA: @britfoot @kaique_pedaes
    CURTA: facebook.com/britfoot
    VISITE E COMENTE: britfoot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Estou com o Pedaes a briga no RS será bem forte nesse ano. E em minas vejo que o Galo tem uma pequena vantagem pelo elenco que possui, porém aposto no Cruzeiro com ânimos renovados!

    Blog pessoal
    http://gfnogueira.blogspot.com

    Blog do torcedor - Desabafo palmeirense http://nogueira.voceabolaeeu.com/

    Quadro - Realidade critica http://www.voceabolaeeu.com/search/label/Realidade%20Critica

    Série - Caminhos para 2014 http://www.voceabolaeeu.com/search/label/Caminhos%20para%202014

    ResponderExcluir
  6. Esse ano vai ser interessante o gauchão, até pelo Grêmio que reforçou bem sua equipe

    http://dennismania.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Vi seu comentário em meu blog, Muito Obrigado.
    Se quiser fazer uma parceria me avise deixando um comentário.
    Abraços.

    João Vitor
    http://futebol-oficial.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Todos esses times são favoritos em seus respectivos campeonatos, é esperar para ver. O Grêmio já decepcionou

    SANGUE AZUL

    ResponderExcluir
  9. http://videosdamaquinatricolor.blogspot.com/ siga meu blog amigo vamos fazer parceria

    ResponderExcluir
  10. Pessoal, venho aqui chamalos pra se cadastrarem em um otimo jogo de futebol, vc que joga brasfoot, elit foot, ou qualquer jogo de futebol que vc seja o tecnico, se o presidente do time, o jogador tudo, garanto que vai gostar, E AINDA CONCORRA A UMA CAMISA OFICIAL DO SEU TIME, com rank todo mes, players 24h Onlines, premiação todo mes, é muito facil se cadastrar, eu ja ganhei a minha CAMISA do VASCÂO, se quer ganhar a do seu time e so entrar e jogar, irao gostar agradesço! link para o cadastro: http://futmanager.com/futebol-online/c-r-v-g.html

    ResponderExcluir
  11. Futmanager (Jogo de futebol online) Olá galera, venho aqui parar divulgar o jogo FutManager, onde você é o tecnico - Jogo estilo elifoot, só que é online e você não precisa baixar nada. - Neste jogo você monta seu time, compra/vende jogadores, constroi CT, CB , CR , ESTADIO, joga amistoso e campeonatos com seus amigos. - O cadastro é grátis e você tem direito a 5 dias de VIP. - Os melhores do ranking ganham prêmios a cada mes. - http://futmanager.com/futebol-online/a-c-genoa.html - Promoção quem fazer o cadastro ganha 5 dias de vip corram e faça sua conta - Como cadastrar : - Cadastrem ai você ira receber um e-mail com sua senha ! - depois é só vc logar, criar a equipe ! - Obs: Não precisa baixar Cadastrem ai galere, vamos la começar a jogar essa nova sensação da internet http://futmanager.com/futebol-online/a-c-genoa.html

    ResponderExcluir
  12. O futebol é um esporte fantástico nenhuma modalidade esportiva passa a mesma emoção para a sua torcida, não existe palavras para explicar a sensação que um torcedor sente ao ver um chute certeiro estufar a rede adversaria em uma final de campeonato.

    ResponderExcluir
  13. Com certeza o futebol é o esporte que os brasileiros são mais apaixonados, a paixão vem do berço com o incentivo principalmente da parte do pai, que normalmente acaba influenciando o filho a torcer para o time do coração dele. Isso faz com que a criança cresça com a vontade de assistir cada jogo do seu então time do coração e torcer para que a rede do adversário balance várias vezes.

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!