domingo, 15 de janeiro de 2012

A bola vai rolar - Clubes Paulistas

Amigos, visitantes e parceiros do Futebol Na Veia, depois de um período de recesso, o futebol brasileiro está prestes a voltar a sua atividade normal. A temporada 2012 bate a porta de muitas equipes pelo país. E, com isto, as já habituais especulações e transações dentro do mercado da bola estão aí para agitar e começar a esquentar os tamborins para o início de mais uma longa temporada do futebol brasileiro.

E o primeiro desafio dos times brasileiros dentro das quatro linhas neste novo ano são os Campeonatos Estaduais. Porém, antes da bola rolar, as especulações e buscas por reforços agitaram e ainda agitam os bastidores do futebol nacional. Apesar de alguns nomes, a maioria dos clubes foram modestos nas contratações, buscando priorizar a base que já formaram na temporada anterior para buscar resultados melhores em 2012.

Sendo assim, o blog dá início a terceira edição da série "A bola vai rolar", onde destacamos e fizemos um pequeno raio-x dos principais clubes do futebol brasileiro, que iniciarão a temporada disputando os Campeonatos Estaduais. E, nesta primeira análise, destacaremos os times paulistas:

CORINTHIANS: O atual campeão brasileiro Corinthians conseguiu manter praticamente todo o seu elenco, e ainda reforçou alguns setores do time. Os principais reforços foram o zagueiro Felipe (ex-Bragantino), o meia Vítor Júnior (ex-Atlético-GO), o atacante Élton (ex-Vasco). Além deles, chegou ao time o meia chinês Chen Zhizhao, numa tentativa de marketig do clube. Tite aposta no entrosamento da equipe e na força do elenco para enfim conseguir obter sucesso no principal objetivo da equipe na temporada: a Libertadores. Com um elenco bastante qualificado, com ótimas peças de reposição, entrosado e com o apoio incondicional da torcida, o timão tem tudo para fazer de 2012 melhor que o ano que se passou, e, se tiver mais tranquilidade, o tão cobiçado título da Libertadores poderá vir.

PALMEIRAS: O Palmeiras, que foi muito mal em 2011, começa 2012 com poucas novidades e sob a mesma desconfiança da torcida. O verdão obteve algumas perdas, como a do gladiador Kleber e do lateral Gabriel Silva, mas tentou repô-las na medida do possível. Chegaram ao Palestra Itália o lateral-esquerda Juninho (ex-Figueirense), o meia Daniel Carvalho (ex-Atlético-MG) e o zagueiro Román (ex-River Plate). Mesmo com as contantes rusgas com a diretoria, jogadores e torcida, Felipão continua no comando do alviverde. A pressão por um ano melhor será enorme, e, com o elenco que tem, o torcedor palmeirense não pode esperar muitas coisas para este temporada. Os reforços foram prometidos, porém não vieram como o esperado. 2012 vira uma incógnita para o Palmeiras.

SANTOS: Dentre os times paulistas, o Santos, atual campeão paulista e da Libertadores, foi o time que menos se mexeu em relação a reforços nesta pré-temporada. Até agora, nenhum reforço foi anunciado, como já era o esperado. A base foi mantida, as estrelas Neymar e Ganso permanecem, as saídas não aconteceram, e o peixe começa a temporada como terminou a última: ainda em alta, favorito nas competições que irá disputar e respeitado. Sendo assim, o time da Vila Belmiro segue com uma ótima base para defender o bicampeonato das duas competições que conquistou no ano passado.

SÃO PAULO: Fechando o giro pelos times paulistas, temos o São Paulo, que, entre os rivais, foi quem mais trouxe reforços para esta nova temporada. Porém, como trouxe novos jogadores, perdeu alguns, dentre eles o atacante Dagoberto, o zagueiro Xandão e os meias Jean e Carlinhos Paraíba, além de Rivaldo, que acabou sendo dispensado. Entre as aquisições, estão: o volante Fabrício (ex-Cruzeiro), os zagueiros Edson Silva (ex-Figueirense) e Paulo Miranda (ex-Bahia), o lateral-esquerdo Cortês (ex-Botafogo) e os meias Maicon (ex-Figueirense) e Jadson (ex-Shaktar Donetsk). O tricolor, apesar as consideráveis perdas, conseguiu se reforçar muito bem, encorpando ainda mais seu elenco, em busca de um ano de conquistas. Fora da Libertadores mais uma vez, os são-paulinos vão em busca da Copa do Brasil neste primeiro semestre, buscando voltar a competição continental.

OPINIÃO: Depois deste pequeno raio-x dos quatro grandes do futebol paulista, podemos concluir que Corinthians e São Paulo buscaram se reforçar mais, conseguindo reforçar ainda mais seus ótimos elencos, e entram 2012 como grandes favoritos, assim como o Santos, que manteve todo seu elenco vice-campeão mundial. Quem está num patamar abaixo destes três é o Palmeiras, que não trouxe muitos reforços, como foi prometido por sua diretoria, permanece com problemas internos, com a pressão da torcida e precisando de jogadores.

Na próxima análise, os clubes cariocas serão os destaques. Aguarde!

9 comentários:

  1. Bom post.
    Quero ver como será esse ano
    do Palmeiras. Os outros três
    terão um bom ano, mesmo que não conquistem nada.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que apesar dos clubes paulistas não ter contratado grandes nomes, virão mais forte para essa temporada. São Paulo e Palmeiras podem não ter contratado camarões, porém puderam fechar com jogadores de qualidade técnica.

    nogueira.voceabolaeeu.com
    www.gfnogueira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvida os quatro grandes são os favoritos, mas no Paulista, que é um dos mais equilibrados sempre tem surpresa! Dos quatro grandes, o menos preparado creio que seja o Palmeiras... O São Paulo também contratou pouco, mas vamos ver, difícil fazer prognósticos iniciais

    SANGUE AZUL

    ResponderExcluir
  4. Excelente postagem, O único campeonato que eu vejo os times pequenos fazer frente aos grandes, é o Paulistão, e mesmo assim, não é tão efetivo...engraçado que fiz uma postagem semelhante hoje, com os quatro grandes do Campeonato Carioca.

    Qualquer coisa dê seu comentário e veja essa postagem no meu blog:
    pensamentos futebolisticos.blogspot.com

    twitter: @viniciusjogador

    ResponderExcluir
  5. O futebol paulista começa com poucas contratações de peso, mas com jogadores que vão querer mostrar seu valor em novos clubes, espero que os clubes paulistas se reforcem mais, pelo menos para mostrar a força do futebol paulista no Brasileirão.

    ResponderExcluir
  6. Se o Adriano, imperador, precisar de um personal trainer em são paulo, indico este:

    http://www.personaltrainerguarulhos.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Gabriel, ótimo texto. Vai ser uma boa disputa. São Paulo e Palmeiras podem se dedicar mais por não jogarem a Libertadores, mas isso não tira as grandes chandes de Corinthians e Santos, se ficarem com a taça. Pra nós aqui de Ribeirão Preto, também será especial pelos dois times grandes da cidade estarem na elite ( Botafogo e Comercial ). Abraços!

    http://porpabloparaosapaixonadosporfutebol.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Pra mim o São Paulo é o time que mais se reforçou nas férias. Mas os quatro grandes estão forte, mas se fosse pra apostar, apostaria em uma final entre Corinthians x São Paulo, ou São Paulo x Santos.

    Abraços

    Conexão Paulista

    Nostalgia Fut

    ResponderExcluir
  9. Realmente grandes desafios estão vindo para todos os times...os torcedores estão na expectativa de m 2012 bem melhor

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!