quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Barbárie política-futebolística no Egito

Diante de muitos assuntos envolvendo o futebol pelo mundo afora, como os campeonatos estaduais aqui no Brasil, a fase de Pré-Libertadores no nosso continente, os campeonatos europeus em suas fases decisivas e o janela de transferências no seu final, infelizmente um fato bastante lamentável, impressionante e chocante superou todos estes temas juntos dentro do que se diz respeito sobre o futebol nestes últimos dias. A grande barbárie acontecida no Egito, depois de um jogo entre duas equipes do país, que acabou em tragédia, feridos, mortos e terror, não só para os egípcios, mas também para todo o planeta, dentro ou fora do futebol.

O incidente se desencadeou depois do apito final da partida entre Al Masri e Al Ahli, no estádio localizado em Port Said. O time da casa venceu por 3 a 1, e, diante da grande rivalidade e do histórico de violência entre as duas torcidas, as provocações disparadas pelo donos da casa para com os visitantes se intensificaram e tomaram proporções aterrorizantes. Ao término de jogo, milhares de torcedores invadiram o gramado do estádio e, num ato de completa selvageria, descontrole e violência exacerbada, começaram a proporcionar um dos episódios mais lamentáveis do futebol mundial nos últimos anos. Não só no campo de jogo, mas também nas arquibancadas, a estupidez não tinha tamanho. Jogadores do Al Ahli foram atingidos pela torcida anfitriã, e tamanha foi a confusão que a polícia não conseguia controlar e conter os ânimos dos torcedores.


O resultado foi mais do que lamentável: foi impressionante e quase que surreal se tratando de um jogo de futebol: 73 mortos até o momento e mais de mil feridos, numa batalha campal que com certeza entrou negativamente para a história do esporte.

Este episódio em terras egípcias foi infelizmente mais um fato onde a paixão pelo futebol acaba extrapolando todos os limites, passando as quatro linhas de campo e das arquibancadas do estádio e entrando para as páginas policiais e até políticas de um país, como foi neste caso. Todos sabemos que o Egito passa por um momento politicamente conturbado, com a queda do governo do presidente Hosni Mubarak. Não podemos adivinhar se estes episódios políticos vieram a influenciar tal acontecimento. Mas o que podemos afirmar é que nada justifica tamanha selvageria por parte de pessoas que se consideram torcedores e amantes do futebol, quando na verdade são verdadeiros bandidos.

O acontecimento no Egito ganhou proporções muito grandes em todo o mundo, também não é pra menos, pois este pode ser considerado umas das maiores tragédias do futebol mundial. Assim, o planeta entra em alerta para os grandes eventos futebolísticos que vem por aí. A Eurocopa 2012, a Copa das Confederações em 2013 e a Copa do Mundo de 2014 devem se preparar adequadamente em questões de segurança para conterem os torcedores mais alterados. Porém, para que estes próximos eventos aconteçam com divina paz, não basta somente as autoridades se mexerem. É preciso que o próprio torcedores tenha consciência que o futebol nada mais é do que um esporte, um lazer, onde haverá vencedores e perdedores, e que os limites da rivalidade devem ficar muito bem controlados, para que acontecimentos como estes não voltem a se repetir.


Política e futebol podem andar juntos, desde que haja a devida coerência de ambas as partes. Coerência e organização das autoridades organizadoras, e consciência dos torcedores apaixonados pelo esporte mais popular do mundo.

11 comentários:

  1. É realmente lamentável o que aconteceu no Egito. E o pior de tudo é que muito provavelmente não acontecerá nada com "culpados".
    Abraço.

    futebolmundodabola.blogspot.com
    gamesfmb.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Inacreditável e inadimissível o que aconteceu Gabriel, algo deve ser feito, sem dúvida torcida dos times não devem ter direito mais de assistir aos jogos do time no estádio por bom tempo!

    Não esquece de apostar:

    SANGUE AZUL
    ------------------------------------
    ---> BOLÃO: APOSTAS PARA A 5ª RODADA + CLASSIFICAÇÃO

    ResponderExcluir
  3. Pedro Paulo Santos Silveira3 de fevereiro de 2012 às 09:30

    È triste ver uma cena dessa no futebol internacional !!!!

    ResponderExcluir
  4. Enquanto o povo não se conscientizar que o esporte é uma forma de diversão,distração,lazer,de convivÊncia e união, ocorrerão fatos lamentáveis como este.

    Além do que ficou muito mau explicado pela polícia e pelo governo de transição do Egito, pois pode sim ser coisa premeditada vinda da parte de quem apoiava o presidente-ditador deposto meses atrás para atrapalhar o governo de transição para tenatarem fazer a população querer a volta do regime autoritário, sendo que a tv no país, assim como os demais meios de comunicação não é realmente democrático e mostra só o que eles querem que seja visto e o que seja dito!

    Abração, mais uma vez, um belo texto.

    www.digaofutebol.com

    ResponderExcluir
  5. Gabriel gostei do teu blog, mas tenho um bomaqui de futebol, queres parceria????

    ResponderExcluir
  6. Campi, eu fiquei espantando quando vi a notícia trágica na TV. Infelizmente enquanto as leis não forem severas com essas pessoas que vão ao estádio só para brigar, vai haver isso mesmo. Há pessoas que mesmo sob leis conseguem fazer estragos, não tem medo de punição, parecem ter alguma doença mental, ou coisa do tipo. Lamentável, que DEUS possa olhar pela alma das pessoas que faleceram. Violência não está sendo um "previlégio", só das Américas. Abraços!

    http://porpabloparaosapaixonadosporfutebol.blogspot.com/

    http://porpabloparaosapaixonadosporfutebol.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. aew cara gostei muito de seu blog segue ai o meu http://enquetesefutebolblack.blogspot.com/ vlw gosgtei muito mesmo

    ResponderExcluir
  8. O torcedor é ignorante demais, Deus me livre e guarde!

    Blog pessoal
    http://gfnogueira.blogspot.com

    Blog do torcedor - Desabafo palmeirense

    http://nogueira.voceabolaeeu.com/

    Quadro - Realidade critica

    http://www.voceabolaeeu.com/search/label/Realidade%20Critica

    Série - Caminhos para 2014

    http://www.voceabolaeeu.com/search/label/Caminhos%20para%202014

    Olhar tático

    http://www.voceabolaeeu.com/search?q=olhar+t%C3%A1tico&x=0&y=0

    ResponderExcluir
  9. Ola gabriel, brigado por ter colocado meu banner, em breve vou mudar o banner mas tudo bec,,vc muda tambem quando eu disser.
    Fico agradecido por ser parceiro e vou manter contato sempre. no entanto queria te perguntar porque de um template preto e porque nao usas o adsense,,ja que pode gerar dinheiro pra vc, outra coisa a barra lateral é grande com tantos parceiros,,as vezes as pessoas pensam que o blog é desorganizado

    ResponderExcluir
  10. Futmanager (Jogo de futebol online) Olá galera, venho aqui parar divulgar o jogo FutManager, onde você é o tecnico - Jogo estilo elifoot, só que é online e você não precisa baixar nada. - Neste jogo você monta seu time, compra/vende jogadores, constroi CT, CB , CR , ESTADIO, joga amistoso e campeonatos com seus amigos. - O cadastro é grátis e você tem direito a 5 dias de VIP. - Os melhores do ranking ganham prêmios a cada mes. - http://futmanager.com/futebol-online/a-c-genoa.html - Promoção quem fazer o cadastro ganha 5 dias de vip corram e faça sua conta - Como cadastrar : - Cadastrem ai você ira receber um e-mail com sua senha ! - depois é só vc logar, criar a equipe ! - Obs: Não precisa baixar Cadastrem ai galere, vamos la começar a jogar essa nova sensação da internet http://futmanager.com/futebol-online/a-c-genoa.html

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!