terça-feira, 26 de junho de 2012

Considerações sobre o final e meio de semana

Pois bem, amantes do esporte bretão e leitores do blog, mais um final de semana se passou e outra se inicia, e como sempre o nosso tão querido e amado futebol continua agitando os bastidores e campos do Brasil e do mundo. Assim, vamos fazer uma boa pincelada no que aconteceu de melhor no final de semana e o que nos espera nesta nova que se inicia.


Vamos destacar primeiramente o Campeonato Brasileiro, que teve a realização da sua sexta rodada no final de semana. A rodada teve o confronto dos líderes até o momento. Vasco e Cruzeiro se enfrentaram em São Januário, e, apesar da invencibilidade e do apoio da torcida cruzmaltina, os visitantes aprontaram, venceram e assumiram a liderança. O time da Colina acabou por sentir muito a falta do maestro Juninho Pernambucano, ficou preso no bom esquema armado pro Celso Roth e acabou derrotado. Assim, a raposa aproveitou e manteve sua ótima fase. Porém, já tem na cola o seu maior rival, o Atlético-MG, que aplicou a goleada da rodada, um 5 a 1 pra cima do Náutico, e, assim como o Cruzeiro, está voando neste início.

Outros destaques positivos foram Fluminense, Grêmio e Internacional, que venceram bem na rodada e estão na cola dos primeiros colocados. E, se existiram equipes que foram muito bem, outras já tiveram muitas coisas a lamentar. O Botafogo foi surpreendido dentro de casa pela Ponte Preta e apagou a euforia do começo. Já Flamengo e São Paulo vivem momentos complicados, jogando um futebol muito fraco e com problemas dentro e fora de campo, com bastidores agitados. Apesar disso, o Brasileirão está muito embolado ainda, como já era de se esperar, muita coisa vai acontecer ainda, porém, já é muito bom as equipes já abrirem os olhos para a realidade.


Falando em tricolores e rubro-negros, as notícias parecem mesmo não serem nada boas para seus lados. O Flamengo parece ter todo dia um problema instalado dentro de si, seja interno ou mesmo em campo. O técnico Joel Santana, depois de mais uma atuação muito fraca, já começa a bambear (bastante) no cargo. A torcida já pede sua cabeça, inconformada com seus esquemas super-defensivos. Se isso não bastasse, o treinador ainda solta uma frase depois da partida contra o Grêmio, falando que a equipe vai disputar o título brasileiro. Convenhamos, com um elenco de jogadores como este, esta afirmação parece estar bem distante da gávea.

Já o São Paulo tomou uma decisão mais drástica. O treinador Leão não resistiu a eliminação na Copa do Brasil e o baixíssimo desempenho de sua equipe dentro de campo e foi demitido na manhã desta terça-feira. Apesar dos bons jogadores que possui, o tricolor parece possuir problemas em sua diretoria, e que já não são de hoje. O presidente Juvenal Juvêncio já enfrenta oposição dento do clube a um bom tempo, o que vem afetando o time nas últimas competições. A saída de Leão não deve resolver o problema de vitórias e bom desempenho da equipe, que precisa de uma boa renovação também fora de campo, para quem sabe voltar ao seu rumo normal.


Saímos do Campeonato Brasileiro para falarmos da Eurocopa, que chega a sua fase semifinal neste meio de semana. No sábado e domingo, mais duas seleções confiraram sua vaga para a próxima fase. A Espanha, grande favorita e atual campeã da competição, fez uma primeira etapa avassaladora, "a lá Barça", e segurou o ímpeto do adversário no segundo tempo, vencendo por 2 a 0 e assegurando sua vaga. Já a Itália teve que suar mais para se classificar. Apesar de dominar toda a partida contra a Inglaterra, finalizando ao todo 35 vezes, os italianos não conseguiram balançar as redes na etapa normal e na prorrogação, conseguindo sua classificação apenas nos pênaltis, onde os mais experientes fizeram a diferença. Agora, teremos dois jogaços nas semifinais. Espanha x Portugal na quarta-feira, e Alemanha x Itália na quinta. Um prato muito cheio para os amantes do futebol bem jogado. Teremos em campo uma Espanha que joga por música, uma Alemanha envolvente e leve, uma Itália surpreendente ofensivamente e ganhando força, e Portugal com sua estrela quase que solitária. Quem leva essa?


E, pra finalizar o giro pelos fatos mais relevantes do final e meio de semana, é claro que não poderíamos deixar de falar do primeiro jogo da final da Taça Libertadores da América, que acontece nesta quarta-feira. O tão esperado confronto entre Boca Juniors x Corinthians está mexendo bastante com brasileiros e argentinos, que tentam segurar a ansiedade até a hora da bola rolar. O treinador corintiano Tite já está com seus comandados no país vizinho, tentando se concentrar ao máximo e sair da badalaão e da grande expectativa feita por parte da torcida, já que esta é uma final inédita na história do clube. É até normal isso, pois a perseguição por este título por parte dos alvinegros parece que só aumenta a cada ano que se passa.


Porém, isto não deve ser levado para dentro de campo, pois a partida promete ser muito brigada e disputada, pela qualidade dos dois times, podendo ser resolvida no detalhe de um lance. Se este fator não ser levado em consideração, o timão tem muitas chances para chegar ao título, pelo momento, entrosamento, união e força de seu grupo. Mas do outro lado aparece um gigante do continente, temido por quase todos os clubes, e que também está num momento muito favorável e com uma equipe redonda. A primeira partida já está aí, a espera é de que o Corinthians prepare sua ótima defesa para um bombardeio hermano, e tem muitos requisitos para levar uma boa vantagem para o Pacaembu. Basta segurar o ímpeto de Riquelme, Santiago Silva e cia., coisa que não é nada fácil, focar dentro de campo, esquecendo a pressão de "La Bombonera", e usar de toda a experiência da equipe para fazer um bom jogo, deixando o jogo escrever sua própria história. Quem dúvida que será um jogão?

Um comentário:

  1. Gabriel,

    mesmo sendo ainda muito cedo para maiores considerações, acredito que já podemos ver um esqueleto do que vai ser esse BR12. Times como Vasco e Fluminense, Santos e Corinthians, Inter, devem brigar pela ponta até o fim. Gremio e a dupla mineira até agora vão bem, mas até quando? Flamengo e São paulo é uma incógnita, por enquanto não brigam por nada, mas pode mudar a qualquer momento... assim como Palmeiras e Coritiba. O jeito é aguardar pelo menos até a 10ª rodada, onde todos ´so vão pensar exclusivamente na competição.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!