domingo, 23 de setembro de 2012

As brigas nas duas partes da tabela do Campeonato Brasileiro

Nesta final de semana foi realizada mais uma rodada do nosso Campeonato Brasileiro, que já está chegando a sua reta decisiva, com as definições mais nítidas e com as disputas ainda mais interessantes e intensas nas duas parte da tabela de classificação.


Vamos destacar primeiramente a briga pela parte de cima da tabela. O líder teve a manutenção de sua posição mantida. No sábado, o Fluminense suou para bater o Náutico, num jogo em que mais uma vez a arbitragem acabou sendo bastante polêmica, infelizmente. Mesmo com isso, fato é que o tricolor acabou abrindo quatro pontos de vantagem na ponta da tabela, beneficiado com o empate sem gols entre Atlético-MG e Grêmio, segundo e terceiro colocados, respectivamente. Apesar de um jogo muito brigado, com várias chances de gol para ambos os lados, o placar não saiu do zero a zero.

Atrás dos três permanece o Vasco, que mais uma vez não conseguiu vencer. Contra a Ponte Preta, numa partida bastante fraca tecnicamente, o cruzmaltino também ficou no empate sem gols, e vê sua posição no G-4 mais ameaçada do que nunca. Isso porque o São Paulo, jogando em casa, bateu o Cruzeiro no final e agora está a dois pontos da zona da Libertadores. A apresentação de Paulo Henrique Ganso foi o destaque na tarde do Morumbi, a expectativa é muito grande por parte da torcida, que provavelmente vai ter que esperar por pelo menos mais um mês para ver o meia em campo com a camisa tricolor.

 
Quem ainda segue na saga em busca de uma vaguinha no G-4 é o Botafogo, que acabou tropeçando em casa diante do Corinthians, num jogo onde também a arbitragem foi polêmica. Seedorf foi o destaque pelo lado carioca, marcando os dois gols, enquanto o Corinthians se mantém como um "fiel da balança", coisa que não deve mudar até o término do Brasileirão. O Internacional segue na cola do fogão, ainda almejando um lugar nas cabeças. Jogando em casa, o time despachou o Bahia e segue em busca de uma maior regularidade para chegar mais longe.

Falando da parte de cima da tabela especificamente, na quarta-feira teremos realizada a partida atrasada entre Flamengo x Atlético-MG, jogo este bastante importante para as pretensões do galo em relação ao título nacional. Se vencer, a briga fica boa de vez. O Grêmio ainda sonha, porém, depois do empate, a situação ficou mais complicada. Em relação a última vaga no G-4, é nítido que desde o começo do segundo turno que o Vasco perdeu muita força, e ainda está na sua posição devido a "gordura" adquirida na primeira parte do campeonato. O São Paulo chega com muita força para abocanhar a vaga dos cariocas, trazendo junto Botafogo e Internacional. A disputa deve ficar polarizada neste grupo, e a já tão falada regularidade deve definir quem fica com esta vaga tão cobiçada.


Falamos agora das equipes que ainda se encontram ameaçadas pelo fantasma do rebaixamento, ou que ainda buscam sair dela. As equipes dentro do Z-4 acabam não mudando nesta rodada, mas duas posições dentro dela acabaram se alternando. Isso porque o Palmeiras visitou o Figueirense e voltou a vencer. Numa noite pra lá de infeliz do goleiro Wilson, o alviverde triunfou na estreia do novo treinador Gilson Kleina a ganha um novo impulso para escapar do rebaixamento. Permanecendo na última colocação é o Atlético-GO, que até saiu na frente, mas errou muito, tanto na defesa como no ataque, e permitiu que o Flamengo virasse e vencesse a partida. O rubro-negro carioca acabou com um jejum de sete partidas sem vitória, e tenta engrenar para se livrar de vez do risco.

Quem permanece lutando para sair dele é o Sport, que, no finalzinho, conseguiu uma vitória muito importante, num confronto direto contra o Coritiba, que agora está a apenas um ponto de entrar na zona. Pra fechar, a Portuguesa, tentando ficar ainda mais distante do Z-4, bateu o Santos com folgas, e ficou a um ponto do rival, agora no meio da tabela. O peixe permanece muito inconstante no campeonato, e, quando joga sem Neymar, nitidamente perde muita qualidade. Em relação a briga na parte de baixo da tabela, onde a disputa está tão equilibrada quanto nas cabeças da competição, podemos dizer que a situação anda bastante embolada. As situações de Atlético-GO e Figueirense andam complicadas. Depois da vitória contra o líder Fluminense, o dragão perdeu uma partida importante e agora terá que se recuperar rapidamente.


O Figueirense, depois da chegada do técnico Márcio Goiano, conseguiu uma boa sequência de vitórias, mas esbarrou no Palmeiras. Aliás, o verdão agora encara cada partida como uma verdadeira decisão, buscando quem sabe se safar com a chegada do novo técnico. Sport e Coritiba seguem alternando bons e maus resultados, sempre rondando o perigo. E o Flamengo, que trouxe dois bons reforços no meio da semana, parece mais fortalecido neste momento, porém as atuações precisam melhorar para o sufoco não ser grande. Acho que o rubro-negro não irá cair, mas, naturalmente, a preocupação ainda existe. A situação do Palmeiras dependerá muito deste próximos jogos, onde veremos se a equipe tem ou não poder de reação para arrancar rumo a escapada do Z-4. Enquanto isso, a disputa continua, prometendo muito mais emoção daqui pra frente.

8 comentários:

  1. Vai ser sem dúvida emocionante até o fim. Atlético-GO e Figueira já caíram. E para o título, mesmo sendo gremista, acho que fica entre Flu e Galo :(

    http://www.gremista-sangueazul.com

    ResponderExcluir
  2. Briga boa, tanto encima quanto embaixo, principalmente pela última vaga pela Libertadores, que anda está aberta. Vai pegar fogo!

    abraços!

    Lucas Campi - paixaopelaum.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Gabriel,

    na parte de cima, o flu pra im é o grande favorito. O diferencial em relação ao galo mineiro é a qualidade do elenco, principalmente dos reservas. E concordo com o Lucas, uma vaga ainda esta aberta para libertadores.

    Na parte de baixo, o dragão e o figueira é quase certo que cai, mas tem duas vagas em aberto e pode colocara ai pelo menos uns 6 times na briga.

    Aproveito para convidar você e seus leitores para participar de um projeto que estamos tentando colocar em prática: 1º Encontro Nacional de Blogueiros Amadores Esportivos. Passe lá no blog e veja a página sobre o encontro e deixe seu comentário, é muito importante para nós.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    clebersoares.blogspot.com

    SOMOS FLAMENGO
    somosflamengo33.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Não creio mais no Vasco na Liberta. Perde força a cada rodada e o pelotão de trás vem com tudo. Pelo título, parece que definiu entre os 3 da frente mesmo, um pouco menos para o Grêmio.

    Lá embaixo, mesmo com as vitórias, não creio em Sport e Palmeiras. E Fla, Coritiba e Bahia vão brigar até o fim.

    Saudações!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. seu blog é muito legal,depois visita o meu blog o endereço é blogdobruninhorp.blogspot.com

      Excluir
  5. Prezados amigos, blogueiros,

    Seu blog faz parte de uma rede de blogueiros que ultrapassam as fronteiras nacionais. Visando uma maior visibilidade de nossas postagens, desenvolvi um blog que reunirá uma liga de blogueiros e seus assuntos. O BLOGUEIROS ASSOCIADOS servirá para sabermos em quantos somos, privilegiará nossas postagens e como um Google dessa liga. Com base na ideia do BLOG DO CLEBER SOARES de promover um encontro dos BLOGUEIROS AMADORES (do esporte), servirá também como um senso. Seu blog foi inserido nesse blog, mas caso não deseje mante-lo, favor enviar e-mail para tomdebola@bol.com.br e solicitar sua exclusão. Caso tenha gostado da ideia envie e-mail autorizando e divulgue.

    Obrigado.

    http://tomdebola.blogspot.com.br
    http://blogueirosassociados.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. BLOG DO MEU TIME : http://www.unidosbrasilsocial.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. ola amigo essa rodada vai ser tensa hein heheh...ae criei um blog tbm de futebol nacional e internacional e vou estar acrescentando algumas outras coisas de alguns outros esportes.
    Queria ser parceiro de vc ja q estava vendo alguns blogs de esporte para eu criar um e o seu foi um dos que me instigou a criar hehe ta ai o meu link http://futesportemais.blogspot.com.br/
    qualquer coisa procura meu google + ou My space Fellype Theodoro para os dois flw abrss e parabens pelo Blog

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!