segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Ponderações sobre o domingo de Brasileirão


O domingo que se passou foi marcado pelo complemento da 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Sete partidas movimentaram os gramados pelo país, e algumas em especial merecem todo o nosso destaque e análises mais detalhadas.

Pra começar, vamos destacar as equipes que andam fazendo bonito no campeonato, estão em plena ascensão e são os principais candidatos ao título nacional. Estamos falando é claro de Fluminense e Atlético-MG. Ambos venceram na rodada e seguem na ferrenha briga pela ponta, que hoje permanece com tricolor carioca. O time de Abel braga foi até Porto Alegre enfrentar uma dura partida contra um Internacional muito desfalcado. E, sabendo "jogar o jogo", o Flu marcou seu único gol com o artilheiro Fred, depois de uma linda jogada de Wellington Nem, e soube segurar muito bem as investidas coloradas, sem tomar sufoco e administrando o resultado e consequentemente a ponta da tabela. Mesmo com alguns desfalques, o Fluminense vem mostrando a força do seu elenco, que é muito forte, e vem fazendo uma competição quase que irretocável. Será difícil tirar a liderança das mãos dos cariocas.


Quem tem esta árdua missão é o Atlético-MG, que na noite de ontem voltou a vencer e permanece encostado no líder. Jogando contra um desesperado Palmeiras, o galo não entrou em desespero e, com calma e imprimindo seu ritmo, venceu por 3 a 0 e espera agora uma nova boa sequência de bons resultados para chegar a liderança novamente. Ainda com um jogo a menos que os demais times, os mineiros, assim com o Flu, estão sabendo muito bem utilizar suas ótimas peças. Cuca formou um time entrosado e encaixado dentro de campo, que atua com muita vontade e envolvendo o adversário. Na minha opinião, a briga pela taça vai ficar restrita a estas duas equipes, e incluo o Grêmio desta disputa, até também pela qualidade do elenco e time dos gaúchos.

Quase entrando no G-4 está o Botafogo, que conseguiu mais um resultado positivo nesta rodada e vê a zona da Libertadores muito próxima. Dentro de casa, o fogão até foi pressionado, mas venceu bem o Náutico. Contando novamente com o apoio da torcida, o time mais uma vez usou toda a força de sua linha ofensiva para vencer e continuar sua ascensão na classificação. O destaque do time botafoguense está justamente da linha do meio-de-campo para frente. Com Andrezinho, Seedorf, Felipe Gabriel e Elkesson na frente (este voltando a jogar bem e a marcar gols), o time de Oswaldo de Oliveira vê cada vez mais perto a entrada no G-4. Se continuar atuando desta maneira, o fogão tem tudo para brigar ferrenhamente por isso até o término do Campeonato.


Falando em G-4, temos mais três equipes brigando por um lugar ao sol neste posto. Além do Botafogo, São Paulo, Cruzeiro e Internacional já estão neste pelotão da frente a um tempo. Mas uma coisa acaba por incomodar e atrapalhar muito a entrada deles na zona tão almejada: aquela palavra já conhecida das equipes, a irregularidade. Estre trio possui equipes muito boas, que tem futebol para chegarem a frente e disputarem uma vaga na competição sul-americana. Porém, permanecem muito irregulares desde o início do Brasileirão, sofrendo com desfalques, entrosamento e o encaixe da equipe. Este bolo de times ainda persiste, e deve persistir até o final do torneio. A grande questão é quem vai conseguir buscar primeiro uma regularidade de resultados e atuações nas partidas, coisa que deve ditar o ritmo das posições na tabela no Brasileiro.

Ainda falando das equipes que estão na parte de cima da tabela, é inevitável não falar do resultado mais expressivo da rodada, que envolveu justamente um time no G-4. O Vasco recebeu o Bahia em São Januário, buscando uma vitória para não perder os adversário da frente de vista e também para não deixar os rivais de trás encostarem. Porém, nem o mais pessimista vascaíno poderia imaginar o que viria a acontecer. Com muitos desfalques, é verdade, mas com um desempenho, vontade, mau futebol e apatia fora do comum, a equipe levou um show de bola dos baianos, foi humilhada dentro de casa e viu uma crise tanto interna como externa se instalar de vez no clube. Pra quem viu a partida, pode considerar a conduta do time cruzmaltino inaceitável, em todos os sentidos. Nem ao menos a vontade de jogar num clube grande se fez presente, e assim a goleada foi construída naturalmente, com o tricolor baiano atuando de forma muito bonita e envolvente.


Escutando atentamente o pós-jogo da Rádio Globo AM do Rio de Janeiro, podemos perceber que há realmente um "raxa" dentro do grupo vascaíno, até pela grande apatia mostrada no jogo da noite anterior. Supostamente a richa seria entre Juninho Pernambucano e Felipe. Os dois não tem um relacionamento bom, e isto já não é novidade. Agora, esta questão não pode envolver o lado profissional da coisa, ainda mais quando o envolvido e afetado é um clube do tamanho do Vasco, que está brigando por boas posições no Campeonato Brasileiro. Além disso, Felipe, que havia sido vetado para o jogo de ontem, por contas de dores no joelho, apareceu jogando fut-vôlei na praia a tarde. Episódio este que deve ter bastante repercussão dentro de São Januário. Aliás, o time, depois das grandes perdas que teve no primeiro semestre, perdeu muita força e vem numa queda-livre na tabela, sendo ameaçado de perder sua vaga no G-4 depois de um longo período, que perdura deste o campeonato do ano passado. Os torcedores culpam o técnico Cristovão Borges e a diretoria por este situação. E não estão errados totalmente.

A diretoria cruzmaltina tem sim muita culpa, por não saber repor as peças do elenco, que ficou muito fragilizado durante o campeonato, até conseguiu se virar no começo, mas que agora está perdendo totalmente o gás. Já a questão de Cristovão é mais complexa. Apesar de alguns equívocos em escalações e mudanças, ele não possui peças que o ajudam. A troca de treinador a esta altura não valeria a pena para o time. Esta goleada histórica sofrida pode ser um divisor de águas para o clube, e a partir de agora a torcida vascaína espera que mudanças aconteçam, caso contrário a equipe tende a cair ainda mais e acumular resultados negativos neste Brasileirão. O que realmente é inadmissível é a conduta e a forma com que o Vasco entrou em campo, jogou e foi surrado pelo Bahia. Isso não pode terminar sem consequências ou atitudes. Falando também um pouco do time baiano, a equipe mudou totalmente de postura com a chegada do novo treinador, Jorginho, que, com as mesmas peças, fez o time engrenar e iniciar uma reação para escapar de vez as últimas colocações. E está conseguindo com grandes méritos.


Finalizando toda esta análise e comentários sobre a rodada de domingo do Brasileirão, destacamos mais um clube que vive uma fase ruim na competição, mas que anda na parte debaixo da tabela. Aliás, na zona do rebaixamento. O Palmeiras novamente foi derrotado, deste vez pelo Atlético-MG, e segue sem conseguir sair da incômoda situação. Depois do título da Copa do Brasil, o time relaxou de vez no campeonato, perdeu partidas seguidas e não está conseguindo imprimir um bom desempenho e uma sequência nos jogos, acabando no Z-4. Já faz um bom tempo que o time está lá dentro, e para sair a missão parece ficar cada vez mais complicada. Sendo assim, "levando com a barriga", o alviverde está correndo um sério risco de rebaixamento, filme que nenhum palmeirense deseja ver novamente. Mesmo com um time limitado, os comandados de Felipão tem condições de escapar. Porém, precisam começar a reação agora, ou poderá ser tarde demais. Abre o olho, verdão.

4 comentários:

  1. QUERIA TE CONVIDAR PARA PARTICIPE DA SEGUNDA TEMPORADA DO SUPER QUIZ - DESAFIO 2:
    http://fcgols.blogspot.com.br/2012/09/super-quiz-londres-2012-desafio-2.html

    TESTE SEUS CONHECIMENTOS SOBRE AS OLIMPÍADAS!

    ResponderExcluir
  2. Xará, foi uma rodada de constatações de fatos já corriqueiros. Flu e Atlético-MG embalados, Palmeiras desembalado e o Vasco em decadência por que a diretoria não repos as recentes perdas no elenco.

    Para afundar de vez?

    http://migre.me/aGRTz



    Botafogo apresenta novo ônibus

    http://migre.me/aGRUv



    Gabriel Nogueira: Os fatos apontam que Felipão precisaria permanecer até domingo

    http://migre.me/aGRXC

    ResponderExcluir
  3. Não vejo força em quem está fora do G$ pra tomar algum lugar nesta turma. Vão acabar todos na SulAmericana, mesmo com o Vasco em declínio. O Palmeiras talvez tenha que repetir o feito do Fluminense em 2009 para se safar. E o Flamengo, mesmo enrolado, depende apenas de por a cabeça no lugar, porque tem time bem pior por aí.

    Saudações!!!

    ResponderExcluir
  4. O futebol é um esporte fantástico nenhuma modalidade esportiva passa a mesma emoção para a sua torcida, não existe palavras para explicar a sensação que um torcedor sente ao ver um chute certeiro estufar as redes de proteção adversaria em uma final de campeonato.

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!