terça-feira, 11 de maio de 2010

Os escolhidos

Acabaram as especulações e as picuinhas de torcedores e imprensa. Dunga já tem em maões os jogadores que representaram o Brasil em mais uma Copa do Mundo. O anúncio, que foi feito nesta terça, como sempre, teve algumas surpresas e muitas dúvidas, e gente ficando de fora.

Tivemos duas surpresas mais agudas. No gol, Doni, mesmo não tendo atuado nos últimos dois meses pela Roma, foi convocado como terceiro goleiro, deixando Victor, do Grêmio, de fora. E a segunda surpresa, a menos esperada, sem dúvida, a convocação de Grafite no ataque no lugar de Adriano.

Dunga tem motivos para algumas mudanças. Por exemplo, a inclusão de Grafite. Provavelmente o técnico da seleção queria um centroavante nos perfis de Luís Fabiano, mais de área, para substituí-lo em caso de alguma emergência. Com as farras e a falta de interesse do imperador, Dunga então optou pelo atacante do Wolfsbrug, mais por suas características de área. O treinador também tinha a opção por Diego Tardelli, mas o atacante do Atlético-MG, como Robinho e Nilmar, tem mais facilidade de jogar fora da área, sendo rápido e buscando o jogo. Neste ponto de vista, Dunga está sendo coerente. Mas a convocação de Doni não tem muito fundamento, na minha visão. Sendo reserva da Roma, de um outro goleiro brasileiro, Júlio Sérgio (ex-Santos), Doni mal jogou nesta temporada. Victor é titular absoluto do Grêmio e vinha sendo chamado, e era esperado na lista. Por coisas assim que muitos não entendem como Dunga pensa.

Pois bem, faço uma análise de cada jogador convocado:

Goleiros:
Júlio César - Barbada. Titular absoluto da Internazionale e respeitadíssimo tanto na Itália como no Brasil. O melhor goleiro do mundo.

Gomes - Ótima escolha. Vem de uma temporada excelente no Tottenham, onde se recuperou de um começo difícil e foi importantíssimo na vaga para a Champions League. Já é rodado e experiente.

Doni - Como já comentei acima, achei uma escolha errada por parte de Dunga. Não vem jogado e não é de total confiança.

Laterais: Maicon - Outra barbada. Mais uma temporada muito boa na Internazionale. Cogitado para se transferir ao Real Madrid, será um dos trunfos de Dunga para a Copa.

Daniel Alves - Idem. Bem no Barcelona, reserva de luxo da seleção, onde vem sendo aproveitado mais no meio de campo. Curinga para Dunga.

Gilberto - O lateral-esquerdo mais chamado na era Dunga. Vem jogado como meia no Cruzeiro, mas não deixa de ser uma boa opção.

Michel Bastos - Até pela boa temporada no Lyon, e pelas últimas convocações de Dunga, onde foi regular. Um pouco por falta de opção. Mas é uma boa aposta.

Volantes:
Gilberto Silva - Tem a confiança de Dunga desde quando o treinador começou no cargo. Escondido no Panathinaikos, tem o apoio e o respeito de todos dentro da seleção.

Felipe Melo - Contestado desde que chegou a seleção. Mal na Juventus, não tem a confiança por maior parte da torcida. Desempenha o mesmo papel que Gilberto Silva, homem de contenção, mas que chega mais a frente. Dunga, na sua filosofia, também não tinha muitas opções.

Josué - Contestadíssima chamada. Mas vem sendo chamado constantemente por Dunga, e isso conta. Acho que foi uma má escolha.

Kléberson - Mesmo com falta de opções, segunda Dunga, deixo minha opinião contrária. Vindo de contusão, e sendo reserva no Flamengo, acho que exitiam opções melhores para essa vaga. Para mim, a chamada mais errada de Dunga.

Meias: Ramires - Temporada boa em Portugal, sendo já chamado desde os tempos de Cruzeiro. No mesmo estilo de Elano.

Elano - Principal curinga de Dunga. É o homem das bolas paradas, sabe atacar e defender, além de ser muito versátil. Não ficaria de fora. Muita confiança do treinador.

Júlio Baptista - Mesmo apagado na Roma, onde não é titular absoluto, vem com Dunga desde a Copa América de 2007, onde era contestado e foi um dos heróis. Aposta.

Kaká - Grande estrela da seleção, mesmo não estando 100% de sua forma física, é essencial, o motorzinho da equipe. A grande questão era seu substituto, e o mais cotado era Paulo Henrique Ganso, que ficou na lista dos suplentes.

Atacantes: Robinho - Chegou a ser contestado quando estava em má fase no Manchester City, mas recuperou um pouco do seu futebol no Santos. Figurinha carimbada nas convocações de Dunga.

Luís Fabiano - Conquistou seu espaço com Dunga com dedicação e muitos gols. É o matador da equipe. Faz parte da espinha dorsal da seleção.

Nilmar - Jogador rápido, no estilo de Robinho. Teve boas atuações nas eliminatórias, e ganhou confiança. Boa escolha.

Grafite - Pelo que já falei, Dunga buscou uma atacante com o perfil mais de centroavante. Optou por Grafite, que foi muito bem na temporada passada no Wolfsbrug. Grande aposto do treinador para a Copa, e arriscada também.

Estranho que Dunga não tenha convocado mais um meia de criação. Temos somente Júlio Baptista, Elano e Kaká com essas características de nato camisa 10. Na lista de suplente, temos duas boas opções. Ronaldinho Gaúcho e Paulo Henrique Ganso, ambos aclamados para serem chamados para o Mundial, mas ficando na suplência. Dunga arriscou, deixando o time mais cauteloso. Quanto a Neymar, o estilo deo treinador de trabalhar não teria espaço agora para o menino da vila. E Adriano, que jogou sua convocação pelo ralo pelas confusões e muitas faltas aos treinor do Flamengo, seria provavelmente chamado, se não fosse por isso. É com esse estilo, confiança, amor a camisa e principalmente comprometimento com a seleção brasileira, com essa filosofia, que o Brasil vai para mais uma batalha, desta vez na África do Sul. É o jeito Dunga de se trabalhar. E é com esse estilo que iremos em busca do hexa. Os encarregados já foram escolhidos para essa missão.

3 comentários:

  1. Seleção com a cara feia do Dunga, só um craque no meio campo.

    Abraço
    Jeferson
    Blog do Vascão

    ResponderExcluir
  2. Cara, o mais preocupante é que, na cabeça do Dunga ele chamou sim outro meia de armação, que é o Júlio Baptista. Isso que é complicado, e eu nem cogito torcer à favor dessa palhaçada. Um cara que pretere Victor à Doni merece tomar de cinco da Coreia do Norte.

    O Daniel Alves precisa ser titular no meio de campo, pra ver se ajuda o Kaká a criar, ele sempre está entre os primeiros de assistências no Camp. Espanhol, desde a época do Sevilla.


    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Cadê o Ganso e o Neymar? O dunga é um fanfarrão mesmo. Só quero ver se essa tal 'coerência' dele vai dar certo na Copa. Se passarmos da primeira fase com esse elneco, já é muita coisa.

    Abraços

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!