domingo, 18 de setembro de 2011

O fechamento da 24ª rodada do Campeonato Brasileiro

Neste domingo tivemos o fechamento da 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Depois das três partidas realizadas no sábado, mais sete jogos completaram mais uma rodada do Brasileirão. Vamos começar falando dos empates deste domingo, que foram muitos. Primeiramente, falamos do empate sem gols entre Atlético-PR e Figueirense, na Arena da Baixada. Mesmo com as duas equipes criando oportunidades de gol, a bola não balançou as redes de nenhum dos times. O resultado acabou sendo pior para o furacão paranaense, que permanece na zona de rebaixamento. Já o Figueira deixa de somar pontos e de se aproximar das primeiras colocações, ficando ainda no meio da tabela. Na Ressacada, Avaí e Palmeiras não mereceram a vitória, pela falta de qualidade de ambos, e ficaram no 1 a 1. Num jogo de três expulsões, os catarinenses saíram na frente, na primeira etapa, com Batista. Ainda no primeiro tempo, o zagueiro Chico igualou o placar para o alviverde. Mesmo com um a mais em campo, o leão da ilha não conseguiu se impor, o verdão segurou o empate e o jogo acabou igual. Resultado ruim para ambos. O Avaí permanece na penúltima colocação, e o Palmeiras permanece na oitava, sem conseguir se aproximar novamente do pelotão da frente.

No Engenhão, o clássico carioca pelas primeiras colocações também acabou empatado. Botafogo e Flamengo fizeram um bom jogo, com diversas oportunidades para os dois lados, mas que terminou no 1 a 1. No primeiro tempo, o fogão foi melhor, pressionou e, diante de uma fraca marcação rubro-negra, fez seu gol com Loco Abreu, de cabeça. Na segunda etapa, porém, Luxembrugo colocou Jael na partida. E foi o próprio quem empatou para o Fla, no comecinho da etapa final. Depois disso, o jogo seguiu equilibrado, com o urubu conseguindo igualar as ações. Porém, mesmo com as chances criadas, o duelo acabou empatado. O Botafogo segue no G-4, em quarto lugar, a quatro pontos do líder Vasco, e busca agora voltar a sua regularidade. Coisa que o Flamengo parece ter perdido. A nove rodadas sem vencer, o rubro-negro cai para a sétima colocação, e se distancia da ponta. Na Arena do Jacaré, Cruzeiro e América-MG fizeram outro clássico regional da rodada, que também acabou empatado. Mesmo com os dois times mostrando muita vontade dentro de campo, a rede não balançou em nenhum dos lados. O resultado acabou sendo ruim para ambos. O coelho segue afundado na última colocação do Brasileiro, e parece não ter reação. Já a raposa permanece com a grande instabilidade, e já começa a se preocupar com a "rabeira" da tabela.


No Beira-Rio, outro empate por 1 a 1. O Internacional desperdiçou muitas oportunidades e acabou não conseguindo vencer o Coritiba. Depois de abrir o placar com Oscar na primeira etapa, o colorado levou o empate no início do segundo tempo, com Emerson, pressionou, acertou bolas na trave, perdeu até pênalti, e lemanetou o empate, que faz o time cair para o sexto lugar. O Coxa é o nono colocado. Agora falaremos das vitórias (e é claro das derrotas) deste domingo. No Pituaçu, o Bahia se impôs em casa e sapecou o Fluminense, saindo do Z-4 e freando a boa sequência tricolor. Desde os primeiros minutos, o time baiano não deu bobeira e dominou o jogo. Tanto é que, na primeira etapa, Souza abriu o placar. O Flu até melhorou, mas a falta de organização atrapalhava e muito a equipe. Então, Abel Braga mudou a equipe, que, no seguno tempo, voltou melhor, mas acabou tomando o segundo gol, com o zagueiro Gum, que marcou contra. O tricolor baiano, assim, recuou e esperava o Flu, que atacava, mas parava na marcação dos donos da casa, que ainda ampliaram, mais uma vez com Souza, desta vez cobrando pênalti. O resultado tira o Bahia da zona de rebaixamento, deixa a equipe com 27 pontos e faz o time respirar. Já o Fluminense permanece dentro do G-4 da Libertadores, mas vê sua ótima sequência de resultados ser parada.

No Pacaembu, o Santos continua com sua boa recuperação dentro do campeonato. Venceu o Corinthians e ainda sonha em chegar ao título. Numa primeira etapa bastante equilibrada, com chances de gol para as duas equipes, os gols também foram iguais. O timão saiu na frente com Liédson, mas o peixe empatou com Henrique. No segundo tempo, o Santos voltou com força total, foi melhor e conseguiu a virada e a vitória. Borges marcou seu 17ª gol no Brasileirão e virou o jogo para o time santista. E, quando o torcedor corintiano esperava uma pressão da equipe em busca do empate, coisa que não aconteceu em nenhum momento, viu ainda a situação piorar, com o terceiro gol adversário, marcado por Alan Kardec. Vitória do Santos, que segue com sua crescente dentro da competição. Já o Corinthians, com esta derrota, depois de muitas rodadas, perde a liderança do Brasileiro, e agora vê o Vasco e o São Paulo em sua frente. O timão permanece sem conseguir engrenar novamente no campeonato depois daquela ótima sequência no início do nacional, e vê seu treinador, Tite, balançar no cargo.

4 comentários:

  1. Essa rodada deixou tudo ainda mais confuso.
    Mas duas coisas já ficaram bem claras para mim.
    São Paulo e Vasco não dormem no ponto como Corinthians e Botafogo e estão muito mais na briga pelo título.
    Outra coisa é que o Santos de bobo não tem nada. Aliás, Muricy de bobo não tem nada. Devagarzinho o time da Vila está subindo e quando a gente menos esperar vai figurar nas primeiras posições (com Borges como artilheiro, claro!).

    Bom, com isso ficou tudo ainda mais indefinido, mas a rodada foi boa para ver quem tá de brincadeira e quem está levando mesmo à sério a disputa pelo título.

    Samira
    http://oquedeuerradofc.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Que fase essa do Corinthians em, meu deus! E o Flamengo também, tropeçando e estão caindo... Até o Santos está sonhando... Novo líder...

    Campeonato muito equilibrado!

    Abraço

    ||| { SANGUE AZUL } |||
    ------------------------------------
    ---> Hilário FC: Um show de horror no futebol
    ---> Grêmio pressionado por vitória sobre o Botafogo
    ---> Grêmio é goleado pelo Vasco e estaciona na tabela

    ResponderExcluir
  3. BOLÃO BRITFOOT #6
    http://britfoot.blogspot.com/2011/09/bolao-britfoot-6-rodada.html

    ResponderExcluir
  4. Muito bom ter você de volta, Gabriel. Estava com saudades de suas análises sobre o Brasileirão.

    Essa rodada mostrou que, quem quer se campeão tem que ir a luta, o Vasco fez o seu dever de casa e, mostrou que está forte para buscar o penta esse ano. Tem aquele velho ditado: "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura". Isso servi pro Vasco, pós teve duas rodadas pra tomar a liderança, mas não conseguiu e, na terceira chance, não deixou mole, pegou-a do Corinthians. Persistiu e conseguiu! Vamos ver se dura muito.

    Abração, Gabriel!
    Bom te-lô de volta.
    Geano Souza
    voceabolaeeu.blogspot.com

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!