quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Vitórias, tropeços e recuperações na abertura do returno do Brasileirão

Neste meio de semana tivemos a abertura do segundo turno do Campeonato Brasileiro, a 20ª rodada do Brasileirão. E, dentros dos dez jogos realizados, destaque para as vitórias, tropeços e algumas recuperações, que, nesta largada de returno, podem ajudar ou prejudicar as equipes no restante da competição.

Vamos começar falando das vitórias das equipes de cima da tabela. Primeiramente, é claro, destacamos a vitória do Corinthians sobre o Grêmio, no Pacaembu. Depois de alguns jogos sem vencer, o timão sofreu, teve que se superar ao melhor estilo "maloqueiro e sofredor" e garantiu o triunfo por 3 a 2 no sufoco, que garantiu a manutenção da liderança do Brasileiro por mais uma rodada. Porém, o timão não se encontra muito a frente. Dois pontos atrás aparece o Vasco, vice-líder, que bateu o Ceará por 3 a 1 em São Januário e voltou a vencer depois de dois empates seguidos. Mesmo sem Ricardo Gomes no banco de reservas, os jogadores conseguiram se superar e contruírem a vitória, que foi dedicada ao próprio treinador. Mais uma vez citamos, todos continuamos mandando energias positivas para que Ricardo se recupere o mais rápido possível, e esta corrente só aumenta a cada dia. O terceiro colocado agora é o Botafogo, que continua numa ótima fase. Venceu o Palmeiras, adversário direto pelo G-4 e pelo título, também por 3 a 1 no Engenhão e permanece na cola de corintianos e vascaínos. E, neste momento, podemos citar que, dentre os seis primeiros colocados (Corinthians, Vasco, Botafogo, Flamengo, São Paulo e Palmeiras), os times que estão sendo mais regulares são Vasco e Botafogo, que vem mantendo uma boa sequência e sempre somando pontos.

Isto se dá também porque, nesta rodada, além do Palmeiras, Flamengo e São Paulo também tropeçaram. O rubro-negro carioca foi até a Ressacada e perdeu para o Avaí, que jogou com muita objetividade: quando teve as chances guardou na rede. Foi assim que o leão da ilha trinfou e conseguiu sair da zona de rebaixamento, e o Fla cair para o quarto lugar. Já o tricolor paulista novamente foi derrota dentro do Morumbi, coisa que já está virando "rotina" neste Brasileirão. E mais uma vez para um clube cariocas. Desta vez, foi o Fluminense quem venceu por 2 a 1. O Fluzão, aliás, com a vitória, chega mais perto dos primeiros colocados, mas precisa acabar com a instabilidade. Duas equipes que também se aproximaram da parte de cima da tabela foram Figueirense e Atlético-GO. O time catarinense foi até Minas Gerais e venceu o Cruzeiro por 4 a 2, depois da derrota para o Avaí no clássico do último domingo, complicando ainda mais a vida de Joel Santana dentro da raposa. Já o dragão continua com uma excelente arrancada. Sobre o Coritiba, no Serra Dourada, conseguiu sua quinta vitória consecutiva, engatou também uma quinta marcha, se afastou da parte debaixo da tabela e subiu de uma forma espantosa. Vamos ver até quando dura o gás dos goianos, que, com a chegada de Hélio dos Anjos, parece que virou outra equipe.

Quem se recuperou nesta rodada foi o Atlético-MG, que obteve uma importantíssima vitória. Dentro da Arena da Baixada, bateu o Atlético-PR com gol de pênalti de Mancini, e agora tenta ter uma sequência de bons resultados para sair da zona de rebaixamento. A primeira vitória de Cuca a frente do galo pode dar o gás que a equipe precisava para se recuperar. Quem também pode comemorar esta rodada é o Santos, mesmo não tendo vencido. O peixe foi até o Beira-Rio e conseguiu um empate heróico contra o Internacional. Depois do colorado abrir 3 a 0 no placar, o alvinegro praiano teve forças para buscar a igualdade. E, mais uma vez, Borges foi o destaque, marcando dois dos três gols. O artilheiro agora já tem 14 gols neste Campeonato Brasileiro. O Santos, aos poucos, tenta uma recuperação na competição. Já o Inter permanece com a irregularidade, que não deixa a equipe se aproximar dos primeiros colocados. Pra finalizar a rodada cheia de Brasileirão, no jogo isolado da quinta-feira, os deseperados Bahia e América-MG fizeram um jogo digno da posição das equipes a tabela: um 0 a 0 da pior qualidade possível. Nada mais a comentar.

É isso aí, amigos, esperamos a próxima rodada do Campeonato Brasileiro, que acontece neste final de semana, e que promete muitas emoções!

E continuamos neste corrente: #ForçaRicardoGomes

Um comentário:

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!