sábado, 30 de junho de 2012

Timão com cara de campeão e a batalha final da Euro 2012


Saudações, amigos, leitores e visitante do Futebol Na Veia. Nesta semana que já está acabando tivemos, como sempre, grandes destaques dentro dos campos de futebol pelo mundo. Porém, dois fatos em especial se destacaram e merecem uma avaliação mais aprofundada do blog, referente a duas competições que chegam a seu término com muita empolgação, emoção e que é claro vão dar a faixa de campeão e a taça para uma equipe e uma seleção.

Alguns já devem ter percebido do que estamos falando. Libertadores e Eurocopa chegam a suas fases finais, demonstrando que suas finalíssimas vão proporcionar muita coisa para os torcedores, comentaristas e apreciadores do futebol. E, na primeira competição que iremos destacar, uma equipe brasileira está com uma cara bastante vitoriosa, podendo coroar uma campanha que entrará para a história.


Vamos começar falando da final da Taça Libertadores da América. A primeira partida da decisão aconteceu na última quarta-feira. O Boca Juniors recebeu o Corinthians no caldeirão de "La Bombonera". Com o apoio de quase 50 mil torcedores, o time argentino criou todo um clima de uma verdadeira batalha. Buscando o sexto título da competição continental, eles vinham embalados, mas tinham pela frente um time que também não estava para brincadeira. O Corinthians, mesmo disputando sua primeira final de Libertadores, vinham muito focado, concentrado e com um grupo de jogadores muito experientes e entrosados, para fazer história. A bola rolou e o primeiro tempo foi caracterizado por um jogo disputado, truncado no meio-de-campo no início, mas que foi se soltando ao desenrolar do jogo, que acabou ficando aberto, onde ambas as equipes chegavam com perigo quando atacavam.

O Boca mostrou ser um time também entrosado, que valoriza muito a posse de bola e que toca muito ela, até encontrar o melhor espaço para a finalização. Comandados pelo camisa 10 Riquelme, que dava seus toques na bola com tremenda categoria, o time não chegou a assustar o gol de Cássio, mas acabou sendo mais efetivo no campo ofensivo. Já o timão vinha com sua proposta de denfender, mas também de sair muito rápido para os contra-ataques, usando suas armas já conhecidas: Emerson pelo lado esquerdo e Paulinho aparecendo de trás, no meio, como elemento-surpresa.


Já a segunda etapa teve uma cara bem diferente. Desde os primeiros minutos, o time da casa se impôs e assumiu quase que completamente o controle da partida, ficando com a bola quase todo o tempo. Assim como no tempo inicial, eles trocavam passes, invertiam jogadas e faziam tabelas e triangulações, afim de achar a melhor oportunidade para abrir o marcador. Porém, a exemplo do primeiro tempo, as chances de gol foram raras, e, apesar do domínio, a equipe argentina esbarrou no forte esquema defensivo e nos zagueiros do timão, que, diferentemente da primeira etapa, não consegui sair para a partida e acabou sufocada. Assim, acabou sofrendo o gol, numa cobrança de escanteio, onde Chicão ainda evitou o gol no primeiro lance (colocando a mão na bola), mas não pode fazer nada quando Roncaglia empurrou para as redes.

Mas, quando tudo parecia perdido para o alvinegro, a estrela do técnico Tite e principalmente de um menino até então desconhecido até o último domingo brilhou intensamente. Romarinho, que havia marcado os dois gols da equipe na vitória contra o Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro, marcou o gol de empate da equipe, na sua primeira bola na partida, "calando a boca" dos argentino presentes na Bombonera e deixando o Corinthians muito próximo do seu primeiro título da Libertadores, levando uma ótima vantagem para o jogo da volta.


Depois da primeira partida, alguns pontos positivos e negativos devem ser levado em consideração, para que o timão possa conseguir a taça. Apesar do empate e do bom resultado obtido, algumas fraquezas foram vistas. A começar pelo desempenho da equipe na segunda etapa, quando foi acuada por quase todo o tempo, não conseguindo nem ficar com a bola em seu domínio e sair para os contra-golpes. A atuação foi bastante fraca e preocupou os jogadores e o técnico Tite, ficando como alerta para a grande decisão da próxima quarta-feira. Outro fator foi a saída de Jorge Henrique por lesão, dando a oportunidade para Liédson. A mudança nitidamente causou um efeito negativo na equipe, que ficou mais lenta no campo ofensivo e perdeu poder de marcação pelo lado direito. Estes são fatores que devem melhorar para que a equipe não seja surpreendida.

Porém, os pontos positivos da equipe também são muito louváveis, e que fizeram chegar ao empate. A estrutura de marcação deve ser destacada. Não só neste jogo, mas em toda as partidas da competição, a defesa foi o ponto forte do time, com destaque para os zagueiros e volantes. E não só isso. A equipe toda tem uma estrutura de marcação muito eficiente, que começa dos atacantes e chega até os homens de trás. O ponto forte desta equipe corintiana é o conjunto, que se ajuda por completo para fazer a equipe chegar aos objetivos traçados. Sendo assim, com todos estes atributos, o Corinthians, depois do jogo de ida, se mostra com uma cara, muito nítida aliás, de um time verdadeiramente campeão, que está reunindo todos os quesitos para fazer história neste ano de 2012. E, na próxima quarta-feira, os fiéis torcedores do timão irão fazer uma grande festa no Pacaembu, esperando que a equipe corresponda, como está correspondendo, para dar o primeiro título da Liberadores para o clube. Apesar da ter pela frente um adversário duríssimo, que se mostrou muito determinado, com jogadores de qualidade e que joga com a tradição do seu lado, o time brasileiro tem todos os quesitos para ficar com o título.


Pra finalizar este post especial, vamos destacar a Eurocopa, que também já tem sua final definida e que conhecerá seu campeão neste domingo. Espanha e Itália farão a decisão que pode dar um bicampeonato inédito para os espanhóis e um título até então inesperado pra os italianos, depois de uma crise interna bastante grave no futebol do país. As duas seleções passaram a final depois de duelo duros. A Espanha precisou dos pênaltis para bater Portugal e carimbar seu passaporte. Depois de uma partida bastante abaixo do esperado no tempo normal e na prorrogação, a estrela do capitão Casillas brilhou nas penalidades. Já a Itália encarou a Alemanha sem ser favorita, e acabou surpreendendo muita gente (inclusive este blogueiro que escreve). Com uma atuação muito convincente e eficiente, os italianos contaram com uma atuação de gala de seu principal e mais polêmico jogador: Balotelli marcou os dois gols da vitória e, juntamente com Pirlo, foi o destaque da classificação da azzurra, que mandou devolta para casa a favorita seleção alemã.


Agora, a Itália passa a por um maior respeito a seleção espanhola, passando de franca atiradora para grande candidata ao título europeu de seleções. Comandados pelo toques de categoria de Pirlo, pela rapidez de Cassano, pelo segurança da defesa comandada por Buffon e pela estrela de Balotelli, a esquadra chega com muita força. Já a Espanha tem a seu favor o fato de ser a atual campeão mundial e europeia, e de possuir seu jogo já conhecido, de muito toque de bola e envolvimento. Assim, a final desta domingo promete ser muito interessante e de encher os olhos dos apreciadores do bom futebol. Favorito? Nesta hora, não existe. Quando a bola rolar, dois gigantes do futebol mundial travaram uma batalha, a última desta Eurocopa 2012, para confirmar quem fica com a taça. Que vença o melhor.

4 comentários:

  1. O Corinthians sobreviveu ao La Bombonera e a Espanha mantém sua hegemonia com uma chocolate pra cima da Itália rs. Abraços!

    http://blogdopablosantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Bom texto!
    Permita acrescentar que as triangulações do Boca nas linhas de fundo, colaborou de maneira significativa para confundir as duas linhas de quatro que o time do Corinthians costuma reslizar.

    ResponderExcluir
  3. Com certeza o futebol é o esporte que os brasileiros são mais apaixonados, a paixão vem do berço com o incentivo principalmente da parte do pai, que normalmente acaba influenciando o filho a torcer para o time do coração dele. Isso faz com que a criança cresça com a vontade de assistir cada jogo do seu então time do coração e torcer para que a rede do adversário balance várias vezes.

    ResponderExcluir
  4. O futebol é um esporte fantástico nenhuma modalidade esportiva passa a mesma emoção para a sua torcida, não existe palavras para explicar a sensação que um torcedor sente ao ver um chute certeiro estufar as redes de proteção adversaria em uma final de campeonato.

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!