terça-feira, 9 de outubro de 2012

A análise da questão: Ronaldinho é Seleção?


Já venho pensando neste post a um tempo. E acho que neste momento a discussão merece vir a tona, vindo em uma hora oportuna para todas as partes.

A nossa seleção brasileira, como todos já sabem (brasileiros em geral, torcedores assíduos e nem tão fanáticos assim, além de todo o mundo) vive um momento complicado, a pouco menos de dois anos para o início do Mundial em terras verde e amarela. O ponto de interrogação permanece na cabeça de todos desde o término da Copa do Mundo de 2010, onde o Brasil, ainda não encontrou uma nova "cara" e com boas perspectivas, ficando aquém das expectativas e gerando grandes dúvidas. Nestes momentos de dificuldades, principalmente com relação ao grupo de jogadores que vem sendo convocados e a equipe, que não para de sofrer intermináveis testes, a questão novamente é colocada em pauta: com as atuais dificuldades da seleção, pelo que vem jogando, Ronaldinho Gaúcho merece mais uma chance com a camisa canarinha?

Tudo levava a crer que 2012 seria um ano de malezas enormes para o dentuço. Início do ano, ele ainda se encontrava no Flamengo, depois de uma boa temporada em 2011. Porém, aos poucos, a relação com o clube carioca foi se desgastando, principalmente por questões internas, com relação a salários, festas e chegadas tardias nos compromissos pré-determinados. Sendo assim, a briga foi afetando o desempenho nos gramados, tendo seu estopim no início do mês de junho. Saindo pela porta dos fundos e hostilizado pela torcida, Ronaldinho estava se encaminhando para o final de carreira.

Muita gente achava que ele não teria mais espaço no futebol brasileiro. E este blogueiro que vos fala tinha esta mesma visão. Porém, eis que surge uma oportunidade. O presidente Alexandre Kalil resolveu investir e abriu as portas para o Gaúcho no Atlético-MG. No início, muita desconfiança e receio por parte da torcida, imprensa e diretoria, e também de todos que acompanham o futebol. Porém, bem no estilo "mineiro" de ser, quieto e aos poucos, o meia foi despertando novamente seu grande futebol e dando muitos resultados dentro de campo, chegando no desempenho de hoje. As confusões fora dele deixaram de existir quase que totalmente, e, assim, a questão seleção vem a tona novamente.

O fator para o sucesso e o atual momento de Ronaldinho Gaúcho no galo pode ser pautado em dois pontos: primeiro, a postura correta de toda a cúpula de diretores do clube, que fechou o circo em torno do meia, o blindou e, usando o estilo "rédea curta", conseguiu deixar os problemas extra-campo do jogador em segundo plano. Assim, ele voltou a ser manchete nos jornais, e não pelas confusões, mas sim pelo grande futebol que vem demonstrando, sendo o líder deste Atlético-MG que faz uma excelente campanha no Campeonato Brasileiro, como a muito tempo não se via. Além disso, receber o salário em dia é uma grande diferença.

Belo Horizonte também fez bem ao craque. Sendo uma cidade mais tranquila em relação aos grandes centros, os "burburinhos" não acontecem tão constantemente.Além da atitude correta da diretoria, a própria postura de Ronaldinho o ajudou a voltar a ser protagonista num grande clube. Se dedicando bastante em todos os sentidos, ele próprio fez com que a questão seleção brasileira voltasse a rondar a cabeça dos torcedores brasileiros.

Então, a questão que fica no ar é o mesmo título deste post: Ronaldinho merece voltar a seleção? Todos sabemos que um craque tão renomado, campeão mundial pelo Brasil, já eleito duas vezes o melhor jogador do mundo, e vivendo uma grande fase, não pode ficar de fora. Mano Menezes, como já foi falado, vem fazendo intermináveis observações na nossa seleção, testando jogadores aos montes, e não montando um estilo de jogo e nem uma cara para o time. Assim, a convocação de Ronaldinho se torna mais do que evidente, até pelos nomes que o Brasil possui na sua posição. Thiago Neves e Jadson podem ser boas opções (principalmente o segundo), mas fato é que o Gaúcho está fazendo por merecer uma volta a seleção, por tudo que vem apresentando desde que chegou ao Atlético-MG.

Juntamente com outros nomes, ele pode dar uma nova cara a equipe, que carece de nomes com experiência, e pode ajudar muito Mano e seus comandados não só em relação a isso, mas também colocando seu grande futebol em prática, como vem colocando no Brasileirão. Dois atuais momentos jogam a favor do jogador: o da seleção, que vive uma desconfiança tremenda em relação as competições futuras, e o seu próprio, com destaque, bom futebol e brilho.

A alternativa, no meu posto de vista, é muito válida. Já foram feitos tantos testes que até se perde a conta, e Ronaldinho seria mais um destes. Porém, este pode dar um resultado todo especial. Não estamos falando que ele irá ser o salvador da pátria e carregar o time nas costas rumo ao próximo ano e principalmente a 2014, mas ele pode representar e abrir uma nova fase na nossa seleção. Basta Mano Menezes saber aproveitá-lo bem e, é claro, convocá-lo. Ele, o Brasil e o próprio jogador tem muito a ganhar. A questão fica em aberto para os leitores: na sua opinião, Ronaldinho é Seleção?

5 comentários:

  1. No Flamengo, ele fazia o que queria, mas no Atlético-MG, além de ser tratado como um jogador como outro, ele tem limites.







    FC GOLS - O CLUBE DOS GOLS


    ---> Super Quiz - Londres 2012: Desafio 6:
    http://fcgols.blogspot.com.br/2012/10/super-quiz-londres-2012-desafio-6.html


    ---> Porto vence o PSG, Milan também ganha do Zenit e Manchester City e Borussia Dortmund ficam no empate:
    http://fcgols.blogspot.com.br/2012/10/porto-vence-o-psg-milan-tambem-ganha-do.html


    ---> Udinese vence Liverpool fora de casa em um grande jogo pela Liga Europa:
    http://fcgols.blogspot.com.br/2012/10/udinese-vence-liverpool-fora-de-casa-em.html


    ---> Super Clássico é esse aí:
    http://fcgols.blogspot.com.br/2012/10/super-classico-e-esse-ai.html

    ResponderExcluir
  2. Simples e seco: não, não é! Não cabe mais. Se levarmos em consideração que Seleção é Copa do Mundo e que Copa do Mundo é o futebol praticado na Europa, fica fácil entender. R49 só joga aqui, com cadência e solto em campo. Lá fora, não sobrevive mais. Nem numa Copa.

    Bacana demais a logo nova!

    Saudações!!!

    ResponderExcluir
  3. Queria fazer parceira com o site, pois estou querendo publicar o meu, se quiser coloque omeu banner no seu blog que o seu ja esta lá.(parceria).

    ResponderExcluir
  4. Com certeza o futebol é o esporte que os brasileiros são mais apaixonados, a paixão vem do berço com o incentivo principalmente da parte do pai, que normalmente acaba influenciando o filho a torcer para o time do coração dele. Isso faz com que a criança cresça com a vontade de assistir cada jogo do seu então time do coração e torcer para que a rede do adversário balance várias vezes.

    ResponderExcluir
  5. O futebol é um esporte fantástico nenhuma modalidade esportiva passa a mesma emoção para a sua torcida, não existe palavras para explicar a sensação que um torcedor sente ao ver um chute certeiro estufar as redes de proteção adversaria em uma final de campeonato.

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!