domingo, 8 de maio de 2011

Os jogos de ida das decisões dos Campeonatos Estaduais

Neste domingo tivemos a abertura das decisões dos principais Campeonatos Estaduais pelo país. Destaco aqui os jogos de ida dos Campeonatos Paulista, Mineiro, Gaúcho e Catarinense. Em comum, todas estas decisões ainda estão totalmente abertas, reservando grandes emoções para os jogos de volta, na semana que vem.

Começaremos então pelo Campeonato Paulista. No Pacaembu, o Corinthians recebeu o Santos. Como jogava em casa, o timão buscou desde o início o gol, para ter a vantagem para a partida de volta. Porém, a equipe corintiana esbarrou nas próprias dificuldades. O time até foi superior ao peixe no primeiro tempo, chegou ao ataque, mas não conseguia concluir com qualidade. Com Neymar a Ganso apagados, o Santos custava a chegar no campo de ataque. O máximo que conseguiu foi uma bola na trave, com Neymar. Para piorar, o time da Vila Belmiro perdeu Paulo Henrique Ganso machucado ainda na primeira etapa. O Corinthians tentou com Liedson, Bruno César e Paulinho, mas não obteve êxito. No segundo tempo, o jogo melhorou consideravelmente. Principalmente em emoção. Mais aberto, embas as equipes buscavam o gol. O timão voltou melhor, pressionando. Teve boa chance com Bruno César. Mas aos poucos o Santos foi tomando conta. Neymar começou a aparecer, e explorando muito bem o lado direito da zaga corintiana, acertou mais uma vez a trave. Percebendo a superioridade snatista, Tite mexeu na equipe. Colocou Willian e Morais na partida, dando mais velocidade ao ataque dos donos da casa. O jogo então voltou a ficar equilibrado. As duas equipes voltaram a ter chances claras de gol. O Santos, com um cobrança de falta de Elano, que raspou a trave. Por sua vez, o Corinthians acertou o poste, com Liedson. Mesmo com a melhora na segunda etapa, o placar não saiu do zero. Decisão totalmente aberta para o segundo jogo, na Vila Belmiro.

Pelo Campeonato Mineiro, o Atlético-MG saiu na frente e conseguiu a vantagem na primeira partida, contra o Cruzeiro. O galo começou pra cima do rival, e logo abriu o placar. Aos quatro minutos, Mancini cobrou falta. Quando todos esperavam o cruzamente, a bola foi parar nas redes do goleiro Fábio. 1 a 0. Porém, o Cruzeiro não sentiu o golpe. Foi pra cima e, comandados pelo meia Montillo, empataram a partida ainda na primeira etapa. O próprio meia fez excelente jogada e deu passe açucarado para o garoto Wallace, que só tocou no canto do arqueiro Renan, igualando o marcador. Mas não demorou muito para o galo voltar a frente do placar. Dez minutos depois, Magno Alves fez a jogada e tocou para o lateral-direito Patric, que chutou cruzado, colocando o alvinegro de novo em vantagem. Na segunda etapa, o técnico Cuca mexeu na equipe, e a raposa começou a chegar mais ao ataque. Porém, o galo era muito perigoso nos contra-ataques. O Atlético desperdiçou algumas chances, parando em Fábio. Para aumentar ainda mais a velocidade nos contra-golpes, Dorival Júnior colocou Neto Berola no jogo. Mas foi o Cruzeiro quem quase empatou novamente. Gilberto acertou a trave do galo. Para piorar ainda mais a situação celeste, Montillo acabou sendo expulso nos acréscimos, e não poderá jogar a segunda partida. Vantagem em dobro para o galo, mas ainda não há nada definido.

No Rio Grande do Sul, o Grêmio, mesmo jogando no Beira-Rio, venceu o Internacional e conseguiu uma ótima vantagem para o jogo de volta, no Olímpico. A primeira etapa começou com o maior domínio do tricolro gaúcho. Porém, quem abriu o placar foi o Inter. Aos oito minutos, Andrezinho acertou chute no cantinho do goleiro Marcelo Grohe. O Grêmio não se abateu e continuou melhor no jogo, buscando o empate. Teve duas oportunidades com o atacante Júnior Viçosa, ambas desperdiçadas, para desespero de Renato Gaúcho. Depois, o colorado se restabeleceu e assustou a defesa gremista, chegando bem ao campo de ataque. Mas, no finalzinho na primeira etapa, o garoto Júnior Viçosa apareceu novamente. Não para desperiçar mais uma chance, mas para igualar o marcador para o Grêmio. Rochemback lançou o atacante. A zaga do Inter parou e viu Júnior ganhar a disputa no alto com o goleiro Renan e marcar o primeiro gremista. 1 a 1. No segunda tempo, o Internacional, a exemplo do jogo pela Libertadores, no meio de semana, voltou desligado para o campo e tomou a virada com menos de um minuto. Mais precisamente aos 40 segundos. Viçosa lançou Leandro que bateu cruzado, colocando o tricolor na frente. O Grêmio então voltou a dominar o jogo. Vendo a complicada situação, Falcão colocou Oscar e Cavenaghi na partida. O Inter se lançou ao ataque e conseguiu o empate, com Leandro Damião, de cabeça. Porém, o menino Viçosa reapareceu. Também de cabeça, assim como o primeiro gol, com falha da zaga colorada e do arqueiro Renan. Vitória gremista e ótima vantagem para a volta.

Para finalizar, vamos falar da decisão do Campeonato Catarinense. Na primeira partida da final do Estadual, o Criciúma, jogando dentro de casa, venceu a Chapecoense pelo placar mínimo e conseguiu a vantagem. O primeiro tempo teve a cara mesmo de uma decisão. Partida bastante truncada, disputada, e sem muita qualidade técnica. A Chapecoense, mesmo jogando fora de casa, foi perigosa. Chegou ao gol do goleiro Andrey com perigo, em várias oportunidades. O Criciúma até marcou o gol, nos acréscimos da primeira etapa, com Schwenck, mas o gol foi bem anulado. No segundo tempo, o técnico Edson Gaúcho colocou o atacante Talles Cunha no lugar do lateral-direito Fábio Santana. Assim, o tigre ganhou mais ofensividade, mas ficou exposto aos contra-ataques do verdão do Oeste. Ambas as equipes tiveram chances de abrir o marcador. A Chapecoense chegou com mais perigo e fez Andrey trabalhar. Porém, aos 28 minutos, a torcida tricolor explodiu. Depois de cobrança de falta na área, Pirão escorou de cabeça e Talles Cunha, na vontade e também na sorte, conseguiu empurar para as redes. O gol fez o Criciúma diminuir o ritmo e se precaver mais. A Chapecoense, porém, não conseguiu mais chegar com perigo ao gol do tigre, que ainda teve oportunidades de aumentar ainda mais a vantagem, parando nas boas defesas do goleiro Rodolpho. Agora, o Criciúma joga por um empate no jogo de volta, na Arena Condá, para ficar com a taça. A Chapecoense, por sua vez, joga por uma simples vitória, por ter tido melhor campanha, para se sagrar campeã catarinense.

6 comentários:

  1. Xará, vários jogos decisivos dando destaque pra vitória do Criciúma e do Grêmio que foram fundamentais pro segundo jogo.O jogo entre Corinthians e Santos está aberto mas eu acho que dá Santos.

    Abraços !

    http://www.conexaopaulista.com

    ResponderExcluir
  2. Talvez quem mais precisasse do resultado, o Timão, decepcionou e vai encarar um Santos forte na Vila, mesmo sem Ganso (pena). Não levava fé em gremio e Sport na casa dos adversários, mas foram lá e venceram bem.

    Saudações!!!

    ResponderExcluir
  3. Gabriel,
    bom domingo de decições, bons clássicos...
    não vejo favoritismo para ninguém no jogo de volta, clássico sempre é um jogo complicado.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu concordo com o que o Cleber disse acima, que clássico não tem favorito... Esse tipo de jogo é sempre uma surpresa, mesmo que seja ruim tecnicamente, tem aquele fator 'clássico' que torna tudo mais interessante!
    Agora é esperar as definições no domingo que vem!

    Samira
    http://www.oquedeuerradofc.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Santos, Grêmio e Chapecoense campeões! Vou torcer para o time do Oeste né, hehehe

    Abraço

    Apostas abertas para o segundo quesito do Bolão das Notas Segunda Edição! Avalie o uniforme dos principais clubes Europeus!

    http://gremista-sangueazul.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Clássico é emoção, alegria, suspense, equilíbrio, desequilíbrio, clássico é...é fogo!
    Chega logo domingão!!!!
    Forte abraço.
    Jean Francisco.
    esportday.blogspot.com

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!