quinta-feira, 14 de julho de 2011

Mano dá confiança, ataque desencanta, mas defesa preocupa

Nesta quarta-feira a seleção brasileira entrou em campo para o seu último compromisso nesta primeira fase da Copa América. E a equipe finalmente conseguiu dar um “alarde” no seu bom futebol. A vitória por 4 a 2 contra o Equador deu ao Brasil o primeiro lugar no Grupo B da competição e consequentemente a classificação para as quartas-de-final, onde enfrentará novamente o Paraguai.

Mesmo diante de uma equipe rápida no ataque, a seleção canarinho se aproveitou da fragilidade dos equatorianos na defesa e desencantou. Alexandre Pato e Neymar marcaram duas vezes cada, jogando pra bem longe as dúvidas. O Brasil mostrou principalmente nesta partida um maior poder de fogo no ataque, principalmente por causa da entrada de Maicon pelo lado direito. Porém, a nossa defesa falhou novamente, e começa a deixar interrogações sobre seu desempenho dentro de campo.

Mano Menezes promoveu duas alterações em relação à equipe que entrou em campo contra o Paraguai. Robinho retornou ao ataque brasileiro na vaga de Jadson, e Maicon ganhou a titularidade, deixando Daniel Alves no banco de suplentes. Com isto, a seleção ganhou muito em velocidade no campo ofensivo, sufocando o Equador no início de partida. Porém, esta superioridade na frente não se traduzia em chances de gol. Explorando principalmente o lado direito, o Brasil chegava à frente, mas as oportunidades não resultavam em muito perigo. Os equatorianos marcavam forte, desde a saída de bola, prejudicando a criação de jogadas no meio-de-campo canarinho. Assim, a seleção optou por suar as laterais de campo. E deu certo. O primeiro gol saiu de um destas jogadas. André Santos recebeu a esquerda e cruzou na medida para Alexandre Pato antecipar a marcação e marcar de cabeça, para explosão e desabafo do camisa 9. Mas, quando se notava um Brasil mais solto e cada vez mais envolvente, veio o golpe. Assim como no último jogo, a seleção tomou um gol que começou numa cobrança de tiro de meta. O meio-campo brasileiro perdeu a disputa de cabeça, Lúcio não conseguiu o desarme e a bola caiu nos pés de Caicedo, que chutou da entrada da área e contou com a falha de Júlio César para empatar o jogo, colocando uma pitada de drama na classificação verde a amarela. O gol foi um duro baque para o time, que levou até certo “sufoco” dos equatorianos no fim do primeiro tempo. A segunda etapa prometia ser complicada para a nossa seleção.

Porém, Mano manteve a equipe, dando a confiança de faltava para o time engrenar de verdade. E o resultado que se viu foi um Brasil que soube usufruir de toda sua superioridade técnica para sair do sufoco. Tanto é que logo no começo do segundo tempo a seleção pulou a frente do placar novamente. Em jogada que começou com Ramires, Paulo Henrique Ganso deu um lindo toque, deixando Neymar na cara do gol. Desta vez, o camisa 11 deve ter se lembrado das duras do capitão Lúcio durante a semana e as seriedade e objetividade cobrada pro Mano e nem dominou a bola, acertando um belo chute de primeira, fazendo o 2 a 1 e marcando seu primeiro gol nesta Copa América. Mas o drama persistia em não largar os brasileiros. Assim como no primeiro tempo, o Brasil levou o empate quando tinha seu melhor momento dentro da partida. Novamente o atacante Caicedo teve espaços para bater de fora da área e vencer Júlio César. A partir daí, o técnico Mano Menezes já havia chamado Fred para entrar no jogo. Mas ele resolveu dar confiança para seus titulares mostrarem serviço e pularem a frente do marcador novamente. E foi o que aconteceu. Neymar fez jogada pelo meio e chutou. O goleiro equatoriano deu rebote e Pato ganhou a disputa com os zagueiros e marcou novamente. A partir daí, os sustos se acabaram, o Brasil soube controlar muito bem a partida, apertou sua marcação no meio, atrás e até no campo de ataque, impondo dificuldades para o adversário, que não conseguia mais assustar. A seleção se mantinha no campo de ataque, apostava principalmente nas investida de Maicon pela direita. E numa destas jogadas saiu o quarto gol. Depois de tabela, o lateral brasileiro entrou na área e cruzou rasteiro para Neymar completar para as redes. Somente depois dos trinta minutos que Mano promoveu suas alterações, depois de fazer a seleção “titular” ganhar confiança. Entraram Fred, Lucas e Elias, que pouco mudaram o estilo de jogo brasileiro, que levou a partida sem muitos sustos até seu final, carimbando a classificação em primeiro lugar no Grupo B da Copa América.

Vitória maiúscula pelo placar, mas minimizada por se tratar de uma seleção fraca tecnicamente, onde o Brasil não precisa deste sufoco para obter sua classificação. Mas o que importa mesmo é que a seleção finalmente dá sinais de que seu ataque pode deslanchar. A “prova dos 9” será nesta fase final de Copa América, onde as dificuldades tendem a aumentar. A parte ofensiva brasileira é indiscutivelmente muito qualificada tecnicamente, e Mano pode se aproveitar disso para fazer o Brasil chegar longe. Paulo Henrique Ganso e Neymar, mesmo não mostrando ainda tudo o que podem apresentar, já deram brechas nesta partida que podem deslanchar. Ganso se diferencia por seus toques acelerados e ao mesmo tempo com cadência, mas ainda está errando passes que não costuma errar. Neymar, contra o Equador, desencantou, marcou dois gols e melhorou seu futebol que apresentou nos dois primeiros jogos, onde priorizou as jogadas individuais e a tentativa de dribles que não davam resultado. Porém, nesta partida, objetividade mostrada faz o torcedor brasileiro ter esperança, para ver um Neymar mais decisivo. Alexandre Pato, que foi bem no jogo de estréia e não tão bem contra o Paraguai, voltou a se destacar por seu faro de gol e pelo seu domínio de bola. E Robinho recuperou a vaga de titular e não decepcionou. O camisa 7 foi muito mais participativo em todo o jogo, principalmente pelas investidas de Maicon pela direita, onde tinha alguém para trabalhar suas jogadas.

E, se o ataque parece que vai deslanchar, a defesa brasileira ainda deixa dúvidas no ar. Tirando Maicon, que foi muito bem na marcação e principalmente no apoio ao ataque, e soube aproveitar muito bem a chance que teve, os defensores brasileiros ainda não encontraram uma instabilidade. Júlio César falhou, mas este vacilo foi um lance isolado perante toda sua qualidade debaixo das traves. Lúcio e Thiago Silva parecem que ainda não se entrosaram, então devemos esperar mais uma pouco para fazer alguma ponderação mais grave. Porém, algumas falhas de ambos acabam resultando em gols adversários, assim como na marcação dos dois volantes da seleção, Lucas e Ramires. Principalmente Lucas, que é o primeiro volante, precisa dar mais segurança aos zagueiros e auxiliá-los nas investidas adversárias. As sobras de bola no meio-de-campo brasileiro têm sido um grande problema neste início de Copa América, e a falta de combate dos volantes precisa ser alertada por Mano Menezes. Mas, diante de tudo isto, a confiança dada por Mano aos titulares foi sem dúvida muito importante não só para a vitória sobre o Equador, mas também para esta complicada segunda fase que vem pela frente. Domingo o Brasil volta a enfrentar o Paraguai, agora valendo uma vaga nas semifinais da Copa América. A promessa é de um jogo duro para a nossa seleção, mas a esperança é de que o Brasil consiga a classificação, buscando ainda um equilíbrio entre os setores, para finalmente encaixar nesta era Mano Menezes.

9 comentários:

  1. Xará, o Brasil foi bem, não foi espetacular mas foi bem, isso já basta.

    Abraços

    http://www.conexaopaulista.com

    ResponderExcluir
  2. Gabriel, me manda o seu e-mail para: contato@brigadaverdeeamarela.com.br Abraços

    ResponderExcluir
  3. Gabriel meu xará, crie meu blog e queria fazer parceria com voçe, voçe aceita? Se sim me ajude a colocar a Classificação do Brasileiro no site www.centrabraleirao.com.br pois não consigo colocar. Abração! http://www.blogpenalidade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Gabriel,
    ainda não esta bom, mas já é um esboço do potência que essa seleção tem. Esperemos o jogo contra o Paraguai.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olha Gabriel, sem se iludir com essa vitória. Julio César realmente deixou a desejar em tomar gol em duas bolas defensáveis. Vamos ver se o Brasil se movimenta um pouco mais contra o Paraguai.

    Abraço

    Sangue Azul - Imortal Tricolor
    Postagens diárias com Notícias, Humor e muita interatividade!
    ------------------------------------

    ResponderExcluir
  6. Olha Gabriel, sem se iludir com essa vitória. Julio César realmente deixou a desejar em tomar gol em duas bolas defensáveis. Vamos ver se o Brasil se movimenta um pouco mais contra o Paraguai.

    Abraço

    Sangue Azul - Imortal Tricolor
    Postagens diárias com Notícias, Humor e muita interatividade!
    ------------------------------------

    ResponderExcluir
  7. Olá, Gabriel Araújo, td bom contigo? Agradeço pela visita e pelo comentário no meu blog. Acieto sim a parceria. Já estou te seguindo e colocarei seu link na minha página, se você gostou do meu blog pode fazer o mesmo.

    Xará, pra você colocar a tabela do Brasileirão no seu outro blog, basta você entrar no site do Central Brasileirão, e abaixo da tabela terá um código HTML. Aí você copia este código e cola no design do teu blog, escolhendo a opção HTML.

    Postei este comentário porque não estou conseguindo comentar no seu blog.

    Grande Abraço e parabéns pelo seu trabalho. Boa sorte neste início e vida longa para seus blogs!

    ResponderExcluir
  8. O futebol é um esporte fantástico nenhuma modalidade esportiva passa a mesma emoção para a sua torcida, não existe palavras para explicar a sensação que um torcedor sente ao ver um chute certeiro estufar a rede adversaria em uma final de campeonato.

    ResponderExcluir
  9. Com certeza o futebol é o esporte que os brasileiros são mais apaixonados, a paixão vem do berço com o incentivo principalmente da parte do pai, que normalmente acaba influenciando o filho a torcer para o time do coração dele. Isso faz com que a criança cresça com a vontade de assistir cada jogo do seu então time do coração e torcer para que a rede do adversário balance várias vezes.

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!