sábado, 23 de julho de 2011

O sábado de Brasileirão

Neste sábado tivemos a abertura da 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, com quatro partidas. Em Sete Lagoas, América-MG e Figueirense se enfrentaram na Arena do Jacaré. E não passaram e um empate sem gols. O começo da partida mostrou que os visitantes estavam dispostos a levarem os três ponto devolta pra casa. Mas, aos poucos, o coelho foi equilibrando as ações, e acabou sendo beneficiado com a expulsão do volante paraguaio Wilson Pittoni. Então, os donos da casa partiram pra cima na segunda etapa, tentaram o gol de todas as formas possíveis, mas não conseguiram furar a defesa dos catarinenses, que resistiram até o final e levarem um ponto. Com o empate, o América-MG segue na zona de rebaixamento, em 18º lugar, e o Figueira permanece tentando encostar novamente no pelotão de frente, já que não vence a quatro partidas, e agora ocupa a oitava colocação na tabela de classificação.

Na Arena da Baixada, o Atlético-PR finalmente conseguiu sua primeira vitória neste Brasileirão, depois de dez rodadas. E o furacão contou com um atacante uruguaio para desencantar na competição. Depois de um começo de primeira etapa bastante equilibrado, onde o Botafogo tentava atacar pelos lados, enquanto os donos da casa apostavam nos chutes de fora da área, o Atlético conseguiu abrir o placar aos 39 minutos, com Moro García, que fez o giro e bateu sem defesa para o goleiro Jeferson, depois de jogada de Kleberson. O próprio Morro teve a chance de ampliar, mas acertou a trave. Na segunda etapa, a partida continuou equilibrada, com o fogão tentava empatar e o furacão matar o jogo. E, aos 28 minutos, Morro García apareceu mais uma vez. Ele subiu com Jeferson e ganhou a dividida, marcando o segundo dos paranaenses. Aí os cariocas partiram com tudo para o ataque, na tentativa de pelo menos diminuírem o placar. E conseguiram com Alex, depois de jogada individual. No final de partida, o fogão pressionou bastante o adversário, mas não conseguiu igualar o macador. Festa da torcida atleticana, que finalmente pode comemorar seu primeiro triunfo neste Campeonato Brasileiro. O furacão segue na lanterna, mas pelo menos dá uma respirada na competição. Já o Botafogo perde sua segunda seguida, cai para a sétima colocação, e fica mais distante ainda dos primeiros colocados.

No Morumbi, na estreia do técnico Adílson Batista no comando do São Paulo, o tricolor paulista apenas ficou no empate contra o Atlético-GO. Mesmo com a estreia de um novo treinador, a equipe paulista não mudou sua forma de jogar dentro de campo. E conseguiu marcar seu primeiro gol logo aos 8 minutos da primeira etapa, com o zagueiro Rhodolfo, de cabeça. E, mesmo sofrendo o gol, o dragão seguiu muito recuado, com os cinco homens de meio que iniciou a partida. Com isso, o São Paulo encontrava muitas dificuldades para criar jogadas, esbarrando na forte marcação dos goianos, que, mesmo com só um atacante, conseguiu chegar ao empate. Em uma falha da defesa são-paulina, Bida fuzilou Rogério Ceni e empatou a partida, já no finalzinho o primeiro tempo. Na segunda etapa, porém, o tricolor voltou a frente do placar. Depois de cruzamento de Dagoberto, Rivaldo testou para o gol de Márcio, fazendo o segundo gol são-paulino. O gol fortaleceu ainda mais a equipe de casa, que continuou em cima, tentando ampliar o marcador. Desperdiçou diversas chances de gol, e acabou sendo castigado quando Anselmo, aos 24 minutos, empatou novamente para o Atlético-GO. Adílson Batista então colocou Fernandinho em campo, deixando o tricolor ainda mais ofensivo, tentando o gol da vitória. O São Paulo tentou, pressionou bastante, mas não conseguiu chegar ao gol. Com o empate, o tricolor perde a oportunidade de encostar no líder Corinthians, que joga neste domingo. Já o Atlético-GO segue na zona de rebaixamento, mas comemora a igualdade obtida fora de casa.

Em Macaé, o Flamengo, sem seus dois principais jogadores (Thiago Neves e Ronaldinho Gaúcho, ambos suspensos), não conseguiu passar de um empate diante do Ceará. Única equipe que conseguiu derrotar o rubro-negro neste ano, o time cearense conseguiu levar um empate para casa já no final da segunda etapa. O jogo começou com o Flamengo pressionando o adversário. Mas o time carioca encontrava dificuldades em acertar seu último passe. O Ceará, por sua vez, seguia recuado, apostando nos contra-ataques e tentando aproveitar as falhas da defesa rubro-negra. Mas foi o Fla mesmo quem a abriu o placar. Aos 32 minutos, Júnior César cruzou do lado esquerdo e Renato, de perna direita, emendou um belo chute, abrindo o placar no estádio Cláudio Moacyr, deixando o time da casa mais tranquilo dentro da partida. Porém, na volta para o segundo tempo, o Ceará, mesmo que aos poucos, começou a chegar ao campo de ataque. Vágner Mancini mexeu no setor de criação da equipe, e fez o Ceará melhorar na partida, mesmo com o Flamengo tendo a maior posse de bola. E o jogo foi se arrastando, com os visitantes cada vez mais perto do gol, e o rubro-negro não conseguindo mais criar jogadas de perigo. Ambos os treinadores mexeram nas equipes, tentando um algo a mais. E Mancini obteve êxito em suas mexidas. Aos 35 minutos, o zagueiro Welinton errou na saída de bola, e a bola sobrou para Felipe Azevedo, que passou por Felipe e empatou o jogo. O Fla ainda tentou, mas não conseguiu o gol da vitória. O resultado ainda deixa o time carioca na terceira colocação na tabela, enquanto o Ceará agora é o décimo colocado.

Um comentário:

  1. Os empates de Fla e Sampa foram excelentes para o campeonato, desde q o Timão perca hj...se vencer, começa a perder a graça. E o Furacão perdeu a virgindade diante do Foguinho...

    Saudações!!!

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!