quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A quarta-feira de Brasileirão

Nesta quarta-feira tivemos a abertura da 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Sete partidas movimentaram a noite do meio de semana, que foi caracterizada pelos tropeços dos times da frente, e a ascensão das equipes que buscam se aproximar dos primeiros colocados.

Vamos começar falando da ascensão de duas equipes na competição, que conseguiram vencer na noite de quarta-feira. Primeiramente, falaremos do Fluminense, que se recuperou da goleada sofrida contra o Bahia, venceu o Avaí e retoma a briga pela Libertadores e pelo título. O jogo começou a mil por hora. Com oito minutos, dois gols já haviam acontecido, um para cada lado. Fred para o tricolor e William para o leão. Porém, o faro de gol de Fred fez a diferença. Ele marcou o segundo gol, e Martinuccio, já na segunda etapa, completou o triunfo do Flu, que chega aos 40 pontos e é o quinto colocado. Tirando a última derrota para o Bahia, os cariocas estão conseguindo uma excelente sequência de resultados, está acabando com a irregularidade e, consequentemente, se aproximou dos primeiros colocados e está na disputa pela taça. Já o Avaí permanece em situação complicada, na zona de rebaixamento, e, depois de uma curta reação, voltou a acumular maus resultados com a chegada de Toninho Cecílio no comando da equipe.

A outra equipe que está numa ascensão, além do Flu, é o Santos. O peixe bateu o América-MG no Parque do Sabiá, chegou a quarta vitória consecutiva, já acumula oito jogos sem perder e se aproxima dos líderes. Num jogo complicado contra o lanterna do campeonato, o Santos contou com o artilheiro Borges e individualidade de seus jogadores para vencer por 2 a 1. Borges marcou o primeiro, mas Kempes igualou para os donos da casa. Porém, Edu Dracena fez o gol da vitória, que deixa o peixe com 35 pontos, e ainda com dois jogos a menos, o que deixa o time ainda vivo na briga pelo título. Depois das dificuldades no primeiro turno, parece que o peixe conseguiu "embalar" de vez e chega forte perto dos primeiros colocados. O América-MG, mesmo com a troca de comando, permanece na lanterna, e parece não ter reação.

E, se Fluminense e Santos, duas equipes em total ascensão, venceram, o mesmo não pode se dizer dos rivais diretos pelo "G-5" e pelo título. São Paulo, Corinthians e Flamengo tropeçaram na rodada, ficando apenas com empates, e fazendo os times de trás chegarem. Vamos falar primeiramente do Flamengo, que já se encontrava atrás do Flu, tropeçou mais uma vez e já completa dez jogos sem vencer. Jogando na Arena do Jacaré, o Fla não passou do 1 a 1 contra o Atlético-MG, que também continua em crise. Mesmo melhor na primeira etapa, o galo não conseguiu o gol, que só foi vir no segundo tempo, com Daniel Carvalho, cobrando falta. Porém, o gol fez o time da casa diminuir o ritmo, fazendo o rubro-negro crescer e igualar o marcador, com Ronaldinho Gaúcho, aproveitando desvio da zaga. O Fla até tentou a virada, só que teve q se contentar com o empate, que foi ruim para ambos. Os cariocas continuam com o longo jejum de vitórias, permanecem na sexta colocação e se distanciam da briga pelo título. Já o Atlético-MG continua no Z-4, e, apesar de melhorar o desempenho neste segundo turno, vive altos e baixos, que fazem a equipe permanecer em baixo da tabela.

No clássico paulista, as coisas também ficaram iguais. São Paulo e Corinthians fizeram um jogo muito amarrado, com forte marcação de ambos e poucas chances de gol, que acabou com o placar zerado. Mesmo melhor em quase todo o jogo, o tricolor, sem criatividade para a criação de jogadas, num dia de pouca inspiração de Lucas e o isolamento de Dagoberto na frente, não conseguiu furar a retranca corintiana, que só saia nos contra-golpes. As oportunidades vieram dos dois lados, poucas, mas vieram, porém não fizeram o placar sair do 0 a 0. Resultado ruim para ambos. O São Paulo iguala-se ao Vasco no número de pontos, assume a liderança provisória nos critérios de desempate, mas perde a chance de abrir vantagem. O técnico Adílson Batista foi muito criticado pela torcida, e ao meu ver com razão. Mesmo superior na partida em quase todo o tempo, o treinador não teve o ímpeto de colocar a equipe mas a frente e tentar a vitória, fazendo os são-paulinos ficarem muito irritados. Já o Corinthians (que neste longo período só conseguiu bater o Grêmio na primeira rodada do segundo turno), continua sem somar os pontos desejados, mas permanece na terceira colocação e na briga pelo título. Tite permanece balançando no cargo, optou por uma escalação bem mais cautelosa no jogo e levou o empate pra casa. Tricolores e alvinegros lamentam a igualdade, e quem agradece é o Vasco, que joga nesta quinta-feira.

Completando a noite de quarta-feira do Brasileirão, mais três partidas, que caracterizaram a briga no meio da tabela, com as equipes tentando se aproximar das primeiras colocações, e a luta contra o rebaixamento. No Couto Pereira, o Coritiba mostrou sua força dentro de casa mais uma vez e bateu o Cruzeiro. Marcos Aurélio e Bill marcaram os gols do triunfo coxa-branca. Bobô ainda diminuiu para raposa, mas não evitou a derrota. Agora, o Coxa já é o oitavo colocado, e ainda sonha com a vaga na Libertadores. Porém, a equipe deve melhorar seu desempenho fora de casa, coisa que vem atrapalhando (e muito) o time na competição. O Cruzeiro continua em uma queda preocupante. Com 26 pontos, a equipe já beira a zona de rebaixamento. Em Pituaçu, na briga contra o rebaixamento, o Bahia venceu mais uma e segue se afastando da degola. Com um belo gol do atacante Júnior, no segundo tempo, o tricolor baiano venceu pelo placa mínimo, chegando a 14ª colocação, e espera manter o bom desempenho, para seguir subindo na tabela. Já o Atlético-PR segue em situação complicada, no 18ª lugar.

Pra fechar a quarta-feira da bola, Figueirense e Internacional ficaram no empate. Num partida equilibrada na etapa inicial, Ygor abriu o placar para os catarinenses. Porém, no segundo tempo, o colorado voltou mais ligado e igualou o marcador com Jô. Os gaúchos ainda tentaram o gol da vitória, pressionaram, mas não conseguiram marcar o segundo no Orlando Scarpelli. O resultado deixa o Figueira estacionado no meio da tabela, na 12ª posição. Depois de um ótimo primeiro turno, o rendimento do furacão diminuiu, e a equipe não conseguiu mais chegar nos primeiros colocados. O Internacional lamenta a igualdade, estaciona nos 37 pontos, mas segue na briga pela vaga na Libertadores. Porém, o problema da irregularidade colorada permanece. Além do empate, o Inter lamenta também a lesão de Leandro Damião, que saiu chorando de campo na partida de ontem. Uma pena para todo o futebol brasileiro. O artilheiro colorado deve ficar longe dos gramados por pelo menos 20 dias.

2 comentários:

  1. Visitem http://apaixaofutebol.wordpress.com/ e acompanhem a nossa página do Facebook ( fundo da pagina ) . Vejam também o nosso novo artigo sobre o Sporting .

    Obrigado .

    ResponderExcluir
  2. No fim de tudo, quem se deu bem foi o Botafogo =/

    Abraço

    ||| { SANGUE AZUL } |||
    ------------------------------------
    ---> Quem não faz, toma: Grêmio perde em casa para o Botafogo

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!