terça-feira, 23 de outubro de 2012

Faltam seis: As disputas em aberto novamente


Final de semana é sinônimo de futebol no Brasil. Futebol no Brasil é sinônimo de Campeonato Brasileiro. E Campeonato Brasileiro é sinônimo de muita briga, equilíbrio e emoção até o fim das contas. E a 32ª rodada que se iniciou neste final de semana (teremos mais duas partidas no meio de semana finalizando a rodada) mostrou muito claramente que, se tratando de Brasileirão, as coisas não se definem tão rapidamente assim. Os resultados da rodada deixaram evidente que as brigas ainda estão em aberto e que muita água irá rolar até a última e derradeira batalha dentro dos gramados pelo país.

Dentre os oitos jogos que foram disputados neste final de semana, o destaque ficou sem dúvida para o confronto dos líderes do campeonato, que fizeram um jogo a altura de suas posições na tabela. Atlético-MG e Fluminenase fizeram um duelo que foi agitado e movimentado desde o seu início, com muitas chances e jogadas agudas, principalmente pelo lado alvinegro. Empurrado por um Independência lotado, o galo dominou todo o jogo, mas teve que suar para vencer e continuar vivo na briga pelo título. Muito "cirúrgico" e eficiente, o tricolor soube aproveitar suas chances e marcou duas vezes. Porém, o galo contava com um Ronaldinho inspirado e um Jô goleador.


Além dos dois, todo o time mineiro fez juz ao mando de campo, virou o marcador e fui buscar o triunfo já nos acréscimos, matendo viva a esperança de chegar ao título brasileiro. Agora, a diferença que separa dos dois líderes é de seis pontos. Analisando os confrontos até a última rodada, as equipes possuem mais ou menos as mesmas dificuldades, teoricamente. Cabe agora ao Atlético-MG jogar ainda mais do que sabe para tirar esta vantagem do Flu, que deve permanecer atuando como quase todo o campeonato: de forma calculada e estratégica, usando o regulamento e a vantagem adquirida. Briga boa e aberta, apesar de todo o favoritismo dos cariocas.

Quem também estava nesta briga era o Grêmio. Mas, depois desta rodada, parece que as coisas não se encaminharão para o primeiro lugar dos gaúchos. Isso porque a equipe apenas empatou com o Coritiba sem gols, em casa, no sábado, resultado que fez a equipe praticamente abandonar a briga pelo título. Apesar disso, o time se encontra bastante confortável na terceira colocação, muito bem encaminhado para sua vaga na Libertadores. Isso porque o quarto colocado São Paulo vacilou e pode ver seu adversário direto encostar novamente. Jogando contra o Flamengo, o tricolor paulista pecou no ataque e acabou pagando caro. Luís Fabiano novamente desperdiçou uma penalidade, que acabou fazendo muita falta.


Depois de uma sequência excelente de jogos, o time do Morumbi estaciona na tabela e buscará a reabilitação, se mantendo no ritmo até o fim do campeonato, para garantir sua vaga na competição continental do ano que vem. Quarta-feira o Vasco entra em campo podendo diminuir a vantagem para dois pontos, e ainda sonhar. Porém, pela atual fase do time carioca e pela força do elenco tricolor, o favoritismo já tem seu lado definido. Mesmo assim, nesse Brasileirão sabemos que a lógica é pouco levada em consideração. Por sua vez, o Flamengo, com a vitória, deu uma bela respirada na classificação. Não afastou todo o risco de rebaixamento, mas permanece com a vantagem que tem a frente dela.

Falando em rebaixamento, a briga para escapar dele continua grande e bastante acirrada. E a disputa aumentou ainda mais depois desta rodada, onde as equipes que ocupam o Z-4 aumentaram ainda mais sua esperança para a permanência na elite. Principalmente no caso dos dois primeiros integrantes da zona. Palmeiras e Sport mais uma vez venceram seus jogos e vão diminuindo a cada rodada a distância para a saída da degola. O verdão contou com o apoio da torcida para vencer o Cruzeiro, no último sábado, para tentar novamente emplacar uma boa sequência de jogos. O triunfo fez o time ficar a quatro pontos do Bahia, primeira equipe fora do Z-4, que apenas empatou com o Corinthians, também no sábado. Já o Sport bateu o lanterna Atlético-GO fora de casa e também ganhou um gás a mais para escapar do descenso. Estas últimas rodadas serão de uma briga intensa entre estas duas vagas (já que as situações de Figueirense e Atlético-GO são quase que irreversíveis), onde somente um irá se salvar.


Quem cometer o menor número de erros e conseguir ser mais regular com certeza tem grandes chances de permanecer na elite do Brasileirão no próximo ano. Vacilos serão fatais nesta fase do campeonato. Ainda com risco de rebaixamento, mas bem menor, está a Portuguesa, que foi até os Aflitos e segurou um empate sem gols contra o Náutico, que praticamente espantou o fantasma. O mesmo caso vale para a Ponte Preta, que, com a vitória sobre o Santos, abriu uma vantagem considerável em relação a zona da degola. Amanhã teremos mais duas partidas que fecharão esta 32ª rodada do Brasileirão, que envolve a disputa pelo G-4 e também pelo Z-4. Depois disso, restarão apenas mais seis derradeiras rodadas para as conclusivas posições na tabela de classificação. Porém, até lá, muita coisa com certeza irá acontecer, com disputas, emoção e muita bola rolando pelo país.

4 comentários:

  1. Gabriel,

    a disputa esta em aberto, matemáticamente. Mas ainda acho difícil tirar do flu este título. O meu mengo mais uma vez se salvar nas bacia das almas(tomara, rsrsrs), e ainda acho muito complicada a vida palmeirense, e a sorte também não vem ajudando-o, venceu, mas todos que precisavam perder também venceu, rsrsrsrs.

    Apesar da grande rodada que tivemos infelizmente muitos preferem exaltar somente as polêmicas... uma pena, o dirreito de reclamar é sagrado, mas ao meu ver já esta passando da conta, e isso é para todos, clubes, jogadores, técnicos, torcedores e ea própria CBF.

    SOMOS FLAMENGO
    somosflamengo33.blogapot.com

    BLOG DO CLEBER SOARES
    clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. A diferença de 9 pontos deixava no ar a dúvida: ainda é possível? Assim continuaríamos com o empate em BH. Qualquer vitória daria certeza. 12 pontos de diferença e a fatura estaria liquidada. E 6 pontos,como de fato ocorreu com a vitoria do Galo, apimentou a coisa. São 2 rodadas em 7. Ainda dá!

    ResponderExcluir
  3. O futebol é um esporte fantástico nenhuma modalidade esportiva passa a mesma emoção para a sua torcida, não existe palavras para explicar a sensação que um torcedor sente ao ver um chute certeiro estufar a rede adversaria em uma final de campeonato.

    ResponderExcluir
  4. Com certeza o futebol é o esporte que os brasileiros são mais apaixonados, a paixão vem do berço com o incentivo principalmente da parte do pai, que normalmente acaba influenciando o filho a torcer para o time do coração dele. Isso faz com que a criança cresça com a vontade de assistir cada jogo do seu então time do coração e torcer para que a rede do adversário balance várias vezes.

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!