quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Na mesma em cima, esperança em baixo: a abertura da 31ª rodada do Brasileirão


A noite da última quarta-feira foi marcada pela abertura da 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Sete partidas mais do que decisivas agitaram as torcidas por todos os cantos do país. Alguns confrontos diretos bem interessantes referentes as duas pontas da tabela foram aperitivos a mais para esta abertura de rodada, que ficou marcada por tropeços dos líderes, onde a situação permaneceu a mesma na disputa pelo título, e pela reação de equipes mais do que ameaçadas pelo rebaixamento, reascendendo a esperança de escapatória do descenso.

Vamos começar falando da disputa pelo título brasileiro, onde as coisas continuaram como estavam até o início desta 31ª rodada. O líder Fluminense recebeu o terceiro colocado Grêmio, no Engenhão. E ambos proporcionaram uma partida bastante movimentada, onde quem saiu lamentando foi o tricolor carioca. O time atuou por todo o tempo de jogo com um jogador a mais em campo (por conta da expulsão inacreditável de Marcelo Moreno, com menos de um minuto de bola rolando) e não conseguiu aproveitar a vantagem. Saiu atrás do placar, buscou a virada, mas acabou vacilando no fim e deixou escapar mais uma vitória. Apesar disso, a sorte anda mesmo ao lado do Flu. Mais tarde, o vice-líder Atlético-MG enfrentou o Santos podendo diminuir a vantagem e dar uma brecha de esperanças em relação a taça. Porém, novamente o galo não conseguiu repetir o bom futebol e apenas se igualou com o peixe: 2 a 2 e a situação permanece inalterada na briga pela ponta.


A próxima rodada promete ser definitiva para esta disputa, já que Atlético-MG e Fluminense se enfrentam. Para o galo, só a vitória interessa. Qualquer outro resultado coloca um ponto final nas chances, deixando o Flu muito perto da conquista. Para o Grêmio, uma remota possibilidade ainda existe. E, se na ponta da tabela as coisas andam como antes, na disputa pelo rebaixamento um fio de esperança ressurgiu nesta rodada para duas equipes. Até então fadadas a esperar o descenso, Figueirense e Palmeiras conseguiram vitória expressivas fora de casa e permanecem com possibilidades de escapar. Os catarinenses foram até o Beira-Rio e aprontaram pra cima do Internacional. Num jogo de duas viradas, o alvinegro mais uma vez contou com os gols de Aloísio para voltar a vencer, se aproveitando da campanha mais do que irregular do colorado, que viu suas chances de entrar no G-4 se liquidarem de vez.

 Já o verdão enfrentou o Bahia em Pituaçu e conseguiu se reabilitar na competição, depois de uma sequência muito negativa de resultados. O gol de Betinho fez com que o time ficasse agora a seis pontos de sair do Z-4, ascendendo novamente o verde da esperança no clube. Considerando as duas equipes, o Figueirense tem uma sequência teoricamente mais fácil pela frente, com alguns confrontos diretos. O problema do time da capital catarinense é que os vacilos vem sendo constantes, o que atrapalha na fuga. O caso do Palmeiras é contrário: os jogos daqui pra frente serão complicados, com times da parte de cima da tabela. A equipe de Gilson Kleina terá que reunir todas as suas forças para arrancar, só parando fora da zona. Esta arrancada deve começar na próxima rodada, senão o rebaixamento já pode ser considerado uma realidade (mais uma vez).


Quem já está embalado e vê a zona bem distante é o Coritiba, que emplacou sua quarta vitória consecutiva, após derrotar o Náutico, dentro de casa. A equipe paranaense, depois de oscilar muito na tabela, sempre perigando o Z-4, agora já afastou de vez a ameaça e mira confirmar sua vaga na Sul-Americana. Um fato bastante festejado pela torcida coxa-branca foi o retorno do meia Alex ao clube, confirmado esta semana. Contratação de peso e um tiro bastante certeiro da diretoria. Ainda "desconfiados" com a zona de rebaixamento estão Portuguesa e Flamengo, que se enfrentaram na noite de ontem e ficaram no empate sem gols. Numa partida muito ruim, com uma qualidade técnica baixíssima, ambos tentaram, mas não conseguiram balançar as redes. O resultado acabou sendo ruim para os dois, que buscam ainda afastar de vez o risco. Finalizando a quarta-feira da bola pelo Brasil, o Cruzeiro bateu o Corinthians em Varginha, numa partida onde não se tinha muita coisa em jogo. Três partidas complementam a rodada nesta quinta-feira, com a disputa pelo G-4 e também a briga contra o rebaixamento. Mais conclusões e definições a vista, nesta reta final de Brasileirão.

4 comentários:

  1. Muito bacana o campeonato está pegando fogo, tanto na parte de cima quanto na de baixo,e assunto é o que não vai faltar.

    Obs: Parabéns pelo blog cara, eu e meu primo começamos com um essa semana, e estou procurando seguidores e divulgando legal, se der para dar uma força para a gente o blog é esse furingol.blogspot.com.br/ valeeeu!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se há vaga pra trabalhar no blog, sou fã de esporte e gosto de escrever, espero resposta aqui nos comentários ou pelo email: igor.cinema@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. O futebol é um esporte fantástico nenhuma modalidade esportiva passa a mesma emoção para a sua torcida, não existe palavras para explicar a sensação que um torcedor sente ao ver um chute certeiro estufar a rede adversaria em uma final de campeonato.

    ResponderExcluir
  4. Com certeza o futebol é o esporte que os brasileiros são mais apaixonados, a paixão vem do berço com o incentivo principalmente da parte do pai, que normalmente acaba influenciando o filho a torcer para o time do coração dele. Isso faz com que a criança cresça com a vontade de assistir cada jogo do seu então time do coração e torcer para que a rede do adversário balance várias vezes.

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!