terça-feira, 27 de julho de 2010

As alterações no Estatuto do Torcedor

O presidente Lula sancionou nesta terça-feira o projeto que altera o Estatuto do Torcedor. O objetivo é ter um maior controle sobre os próprios torcedores, dentro e fora dos estádios, bem como aumentar a punição para os infratores, atingindo até os árbitros de futebol.

Por parte do torcedor, que vai às partidas, as mudanças propõem mais vigor e vigência dentro e fora dos estádios, tudo para manter a ordem e a prudência e proteger os amantes do futebol. Por exemplo, o torcedor que cometer atos de vandalismo e violência em até 5 km dos estádios, invadir o campo ou promover confusão pode pagar multa, ser proibido de assistir aos jogos e até ser preso. A invasão ao campo de jogo pode provocar processos civil e criminal aos invasor. Essas mudanças nos estádios brasileiros já estavam mais do que na hora de acontecerem, pois os escândalos nos jogos ocorrem, sem haver punição alguma por parte de nenhum dos orgãos responsáveis.

As torcidas organizadas também ganharam importância nas alterações. O projeto visa o credenciamente das organizadas de todo o Brasil, e responsabilizá-las caso algum de seus integrantes se meterem em alguma confusão. Também, se a própria organizada fizer tumultos, pode ficar suspensa dos estádios por até três anos, e até os cantos provocativos a torcida adversária podem haver punição. O governo tenta, de uma vez por todas, fazer que as torcidas organizadas se mantenham no meio do futebol, e que virem "organizadas" de verdade.

Os cambistas, uma das grandes pragas do nosso futebol, se forem pegos vendendo ingressos ilegalmente, podem pegar de um a seis anos de prisão, além de multa. Hoje, estes indivíduos circulam livremente pelos estádios brasileiros, sem nenhum tipo de represália por parte da polícia. Sobrou até para as altoridades dentro de campo. Os árbitros, se pegos manipulando resultados, podem ser presos pelo mesmo período. O "Caso Edílson", em 2005, fez com que nossas altoridades abrissem o olho para este caso.

Os estádios teram que se adequar ás novas normas. Todo evento esportivo com mais de 10 mil lugares de capacidade para o torcedor terá que ter uma ampla infraestrutura, contando com monitoramento dos espectadores e catracas na entrada. Além disso, o credencimento de torcedores proibidos de habitarem os estádios também terá um controle maior, assim com uma maior organização. Sem contar com a polícia, que promete se preparar e se prevenir ainda mais contra situações desagradáveis nos espetáculos.

Todas estas mudanças já visam um projeto a longo prazo, com a Copa do Mundo de 2014 a bordo. O Brasil tenta imitar os padrões europeus para não fazer feio daqui a quatro anos, e também melhorar o nível do futebol brasileiro fora das quatro linhas, com uma maior organização, controle, ordem e prudência, tentando também resgatar as famílias para comparecerem aos estádios, coisa que ficou ausente de uns anos para cá. As altoridades estão fazendo a sua parte. Resta agora o torcedor brasileiro de adequar as exigências e colaborar com a melhora do nosso futebol fora de campo.

7 comentários:

  1. Olá Gabriel, gostei das alterações feitas no Estatuto do Torcedor e que as mesmas sejam postas em prática imediatamente, já que é uma prévia para a Copa brazuca daqui a quatro anos.
    E tomara que até lá, Ricardo Teixeira seja chutado da presidência da CBF, pois ninguém o aguenta lá há mais de 20 anos né?
    Ah, e ia me esquecendo: vamos boicotar as transmissões de futebol das Organizações Globo e torcer para o fim do monopólio que ela instalou no futebol brazuca.
    Voltando ao assunto do estatuto, tomara que os clubes sigam regra por regra, pois se não seguirem, vão ficar com o filme queimado.

    Abraços e saudações vascaínas.
    Visite- http://torcidacrvg.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li, mas tudo o que seja para melhorar é benvindo.

    Abraço.
    Blog do Manuel

    ResponderExcluir
  3. e ai Gabriel, blz.
    Lei no brasil funciona assim: sempre é a melhor do mundo, mas sempre funciona somente no papel, tomara que essa fuja a regra.
    a única coisa que não gostei muito foi a parte que as organizadas não podem mais cantar tirando sarro no adversário, fala sério.... essa é a graça....
    vamos esparar pra ver.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebresoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Fala Gabriel !

    As mudanças foram muito boas, para o futebol brasileiro e principalmente para começar a por ordem na casa para a realização da Copa de 2014.
    Espero que não fique apenas no papel, como tudo no Brasil !

    Grande Abraço !

    ResponderExcluir
  5. Tomara que fuja a regra, mas acho também que só vai ficar no papel. Infelizmente nosso país é assim. Na teoria essas alterações são benéficas, nas vamos ver na prática.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. O Estatuto do Torcedor exige bom comportamento dentro e fora dos estádios. Mas e jogadores que brigam em campo e técnico que xinga árbitro?
    www.osmardilama.com.br

    ResponderExcluir
  7. Faaaaala Gabriel. Blz ?

    Cara, sou a favor dessa mudança e espero que seja colocada em prática contra todos os time e não apenas contra alguns escolhidos por critério políticos ou excusos.

    Abraços e Saudações Vascaínas !!!

    Carlos Vascaíno.

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!