terça-feira, 6 de julho de 2010

Com doses de emoção, Holanda vence Uruguai e está na final da Copa

Na primeira semifinal da Copa do Mundo, nesta terça-feira, Holanda e Uruguai se enfrentaram no estádio Green Point. E, com boas doses de emoção, a laranja mecânica venceu os sul-americanos e se qualifica a final de um Mundial pela terceira vez.

Na primeira etapa, a Holanda teve mais a bola no pé, criava jogadas, mas esbarrava na ótima marcação do Uruguai. Os holandeses tocavam a bola e tinham dificuldades de acharem espaços na zaga uruguaia, que tentava encaixar seus contra-ataques. Não conseguindo no coletivo, a laranja apostou na individualidade. E aos 17 minutos, o capitão Van Bronckhorst acertou um lindo chute diagonal da esquerda, no ângulo do goleiro Muslera. Depois de ter tomado o gol, os sul-americanos saíram mais para o ataque, mas esbarrava na falta de criação do meio-de-campo, que não conseguia chegar nos homens de frente. Forlán, muito isolado, não recebia bolas com qualidade. E quando recebeu, não deu outra. Aos 43 minutos, Forlán recebeu boa bola, os holandeses se descuidaram na marcação e o atacante uruguaio acertou um chutaço, com curva, enganando o goleiro Stekelenburg, empatando a partida.

Para o segundo tempo, o técnico holandês Bert Van Marwijk colocou Van der Vaart no lugar do volante De Zeeuw, deixando o time mais ofensivo e rápido na criação. O Uruguai continuava marcando forte, e pressionava a saída de bola dos holandeses, impondo muitas dificuldades na chegada da Holanda ao ataque. E foram os uruguaios que tiveram a primeira chance da segunda etapa, quando, numa bola mal recuada da zaga holandesa para o goleiro Stekelenburg, Cavani dividiu com o goleiro e a bola sobrou para Álvaro Pereira, que encobriu o arqueiro, e Van Bronckhorst salvou o gol. O jogo seguiu muito travado, com boa marcação dos dois lados e pouca criação. Forlán tentou de falta, e Stekelenburg defendeu. No lance seguinte, Van Persie fez boa jogada pela esquerda, Van der Vaart chutou, Muslera espalmou e Robben desperdiçou no rebote. Até que aos 25 minutos, Sneijder bateu da entrada da área, a bola desviou na zaga uruguaia e morreu no fundo das redes. Os uruguaios reclamaram de um impedimento de Van Persie, que não chegou a tocar na bola, mas estava na trajetória dela. Três minutos depois, aos 28, Kuyt cruzou da esquerda para a cabeçada certeira de Robben, no canto de Muslera. Oscar Tabárez botou Loco Abreu no jogo para tentar dar um novo gás a seleção uruguaia, que tentou pressionar e consegui diminuir aos 46 minutos, numa jogada ensaiada de falta, onde Maxi Pereira acertou o canto do goleiro holandês. O Uruguai lutou até o final, mas não obteve o empate.

Depois de 32 anos, a Holanda novamente volta a uma final de Copa do Mundo, repetindo sua melhor campanha, idêntica a dos Mundiais de 74 e 78, esperando que a história não se repita, desta vez tentando vencer sua primeira Copa na história. Com um time que não dá show, mas é eficiente acima de tudo, e com muitos talentos individuais que fazem a diferença, a Laranja Mecânica terá outra vez sua grande chance. Já o Uruguai superou todas as espectativas, indo muito além do esperado neste Mundial, com um time de qualidade, que conseguiu resgatar as raízes uruguaias para todo o mundo. E, mostrando uma garra impressionante, honrou a histórica camisa uruguaia. Num grande jogo, onde as duas equipes podiam se classificar, acabou o talento individual prevalecendo, e a Holanda chegando a final. O adversário da laranja sairá de outro grande confronto, entre Alemanha x Espanha, nesta quarta-feira. Certeza de jogaços de bola, tanto na decisão do terceiro lugar, quanto na final da Copa, no dia 11 de julho.

8 comentários:

  1. Faaaaaaaala Gabriel. Blz ?
    Vi o jogo e achei muito bom. Muitas emoções mesmo.
    Foi um ótimo jogo. Agora vamos ver com quem eles vão jogar. Torço pela Alemanha.

    Abraços e Saudações Vascaínas !!!

    Carlos Vascaíno.

    ResponderExcluir
  2. Fala, cara!

    Nessas horas que não me conformo de não ter replay em lances de impedimento. O Van Persie estava impedido, mas não dá pra crucificar o bandeirinha, e esse gol mudou o jogo, até aquele instante era o Uruguai quem estava melhor, aproveitando os espaços que a Holanda passou a deixar sem De Zeeuw e com a entrada do Van der Vaart.

    Eu acho que dá Holanda x Espanha, mas seria sensacional Holanda x Alemanha, pra reeditar a final de 74.


    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Gabriel :)
    Eu não vi essa 'dose' de emoção citada por ti... Vi um jogo xarope, sem muita emoção, sem muito briho, sem nada o.Ô
    Talvez isso seja sintoma da desclassificação, que nutri uma raiva mortal das laranjas azedas, mas isso passa.. Tri indignadinha
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Esse Sneijder é (pra mim) o MELHOR DA COPA! Há controvérsias...

    :*

    ResponderExcluir
  4. Antes dos jogos das quartas acontecerem, alguns apressadinhos já iam cravando que essa era a "Copa da América do Sul" e tudo mais, porém, o dito estilo pragmático do velho mundo imperou novamente!
    A final de domingo será mais uma entre seleções do continente europeu, que desde 1954 (!!) sempre tem com um representante na final da Copa.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Já esperava os laranjas na final. Tem time para chagar lá e com a vitória de hoje e a campanha 100% provou isso. Agora é esperar o adversário, provavelmente a Alemanha.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Para mim foi das piores exibições da Holanda. O Uruguai foi guerreiro e se o 2º golo viesse mais cedo não sei não. Além de que o 2º da Holanda nasce em impedimento.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Olá Gabriel, agora que os anfitriões estão fora da Copa e só tem país europeu, ficou muito sem graça.
    Eu não vou apostar em ninguém para ganhar este Mundial.
    Pra mim, o mais importante na Copa foi mostrar que a África não é só miséria e imperialismo, e sim, mostrar a alegria deles e dizerem para todos ouvirem: "Nós podemos sediar uma Copa sim!!!"

    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. O futebol é um esporte fantástico nenhuma modalidade esportiva passa a mesma emoção para a sua torcida, não existe palavras para explicar a sensação que um torcedor sente ao ver um chute certeiro estufar as redes de proteção adversaria em uma final de campeonato.

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!